EHF Euro 2024 Qualifiers: Tudo a postos para as primeiras batalhas

PUB

Portugal irá disputar as duas primeiras rondas de qualificação para o Campeonato da Europa – contra Turquia e Luxemburgo – na próxima semana e já são conhecidos os convocados.

Após a participação no EHF Euro 2022, onde Portugal saiu com registo negativo, agora é a vez do apuramento para a próxima competição europeia, que se disputa em janeiro de 2024, na Alemanha.

Neste primeiro grupo de qualificação para o EHF Euro 2024, figura a Turquia, seleção que Portugal não encontra desde o Play-Off para o Campeonato do Mundo de 2013 e, na altura, os dois jogos acabaram por sorrir aos lusos; também a Macedónia do Norte está no Grupo 1, adversário que a turma das Quinas não encontra em competições oficiais desde 2013; e o Luxemburgo, em que a memória já é mais recente, com Portugal e a formação luxemburguesa a terem um frente a frente no final do ano passado, num encontro amigável, com festa lusa.

Nestas duas primeiras rondas, os Heróis do Mar irão enfrentar a Turquia em casa, no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, no dia 13 de outubro, pelas 19h30 e, posteriormente, jogará fora, no Luxemburgo, contra a formação da casa, no domingo, 16 de outubro, pelas 15h00 portuguesas.

Paulo Pereira, timoneiro da Seleção Nacional, abordou esta primeira fase de qualificação, realçando que não quer deixar a história dos Heróis do Mar a meio: “É mais uma qualificação que temos que abordar com muito sentido de responsabilidade até porque nos últimos anos temos construído a nossa história mas se deixarmos a história a meio não é uma história. Temos feito coisas interessantes – coisas difíceis – mas é preciso continuar e insisto, deixarmos as coisas a meio é o mesmo que não fazermos história. Abrimos agora um novo ciclo, se nos qualificarmos para este Europeu, creio que continuamos a somar participações e o nosso record fica outra vez batido mas as outras seleções também lutam por estar presentes nestas competições” – referiu o técnico.

Sobre os adversários das primeiras duas rondas, do Grupo 1, o treinador não subestima o adversário, devido ao tempo de preparação, nomeadamente da Turquia: “A Turquia já está a estagiar, vai ter uma preparação melhor que a nossa porque têm mais tempo, eles conseguem porque têm a maior parte dos atletas a jogar no seu país, por isso, conseguem reunir-se mais cedo, ao contrário da maior parte das restantes seleções; para nós é um sinal que também estão a tentar crescer, portanto temos que encarar estes dois jogos (Turquia e Luxemburgo) com seriedade e se fizermos aquilo que temos que fazer vamos ganhar.”

Paulo Pereira abordou ainda o regresso de João Ferraz e Luís Frade, ambos ausentes por lesão da última participação portuguesa no Campeonato da Europa de 2022, que teve lugar no início do ano: “O João Ferraz, não só porque é o melhor marcador da sua equipa e tem feito jogos excecionais – por azar no último Europeu ele acabou por não integrar porque teve um problema de saúde grave – portanto, acho que também por uma questão de bom senso ele merece vir. O Luís Frade é um pivô com quem nós contamos bastante, também veio de uma lesão grave e esperamos continuar a ajudar, tal como tem feito o FC Barcelona, para que ele recupere a sua forma desportiva.” – referiu o treinador.

O Selecionador Nacional realçou ainda a chamada dos Irmãos Costa, como processo natural na Seleção Nacional, destacando que, embora jovens, já têm uma abundante experiência: “Os mais novos [Martim Costa e Francisco Costa] fazem parte da sequência natural, têm jogado de forma extensa e começam, pouco a pouco, a fazer parte deste grupo, naturalmente. Apesar de novos eles já têm bastante experiência e qualidade para representar a nossa Seleção.” – terminou.

Os bilhetes para o primeiro encontro dos Heróis do Mar, rumo ao EHF Euro 2024, frente à Turquia já estão à venda e poderão ser adquiridos através do website oficial da BOL, aqui: https://bit.ly/3E6sfrF . O palco deste embate entre portugueses e turcos será no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, pelas 19h30, do dia 13 de Outubro e tem o custo de 5€.

O EHF Euro 2024 tem início marcado para o dia 10 de janeiro de 2024, terminando no dia 28 do mesmo mês e decorrerá na Alemanha, com 24 seleções participantes.

Convocatória Seleção Nacional A Masculina – Ronda 1 e 2 do EHF Euro 2024 Qualifiers (10 a 16/10/2022)

EHF Euro 2024 Qualifiers
Grupo 1
13.10.2022 – 19h30 – Portugal x Turquia, RTP2
16.10.2022 – 15h00 – Luxemburgo x Portugal, RTP2
08.03.2023 – Macedónia do Norte x Portugal
11.03.2023 – Portugal x Macedónia do Norte
26.04.2023 – Turquia x Portugal
30.04.2023 – Portugal x Luxemburgo

Patrocinadores Institucionais