EHF European Cup: Equipas portuguesas já conhecem adversários na Ronda 3

PUB

SL Benfica vai à Bósnia e Herzegovina; Madeira SAD joga na Islândia; Alavarium Love Tiles na Polónia e ADA São Pedro do Sul tem deslocação à Turquia.

Esta terça-feira, as 32 equipas presentes na Women’s EHF European Cup ficaram a conhecer os adversários Ronda 3, fase que antecede os Oitavos de Final. Depois de uma Ronda 2 feliz a todos os níveis para as equipas portuguesas, que garantiram a continuidade na prova, Portugal é, nesta fase, o país mais representado, com quatro emblemas: SL Benfica, Madeira SAD, Alavarium Love Tiles e ADA São Pedro do Sul, à frente de Espanha e Turquia, ambas representadas por três emblemas.

A sede da Federação Europeia de Andebol, em Viena, Áustria, foi palco do sorteio que ditou que o SL Benfica vai medir forças com o ZRK Borac, atual 4.º classificado do campeonato da Bósnia e Herzegovina que, na edição passada, foi afastada da competição na Ronda 2 e que nunca conseguiu alcançar os Oitavos de Final nas competições europeias.

O sorteio foi exigente com a formação do Madeira SAD, que ficou a saber que terá duelo marcado com o IBV Vestmannaeyjar, da Islândia. Trata-se de uma equipa que até já chegou às Meias Finais da competição, no antigo formato (2003/2004) e que após vários anos de ausência das provas europeias regressou em força na temporada passada, tendo alcançado os Quartos de Final.

Quanto ao Alavarium Love Tiles, vai também viajar para terras frias, mas para a Polónia, para defrontar o Eurobud JKS Jaroslaw, atual 7.º classificado da liga polaca, que conta com um início de temporada negativo, com apenas uma vitória e quatro derrotas. O conjunto polaco cumpre a estreia oficial nas competições europeias e eliminou as neerlandesas do Cabooter HandbaL Venlo, na passada Ronda 2.

Por fim, a única equipa portuguesa a cumprir o ano de estreia nos palcos internacionais, a ADA São Pedro do Sul, vai jogar contra o Izmir BSB SK, da Turquia que, na edição passada, eliminou o Madeira SAD, na Ronda 3. As turcas, em sentido inverso, estão perfeitamente habituadas competir nas provas europeias e, em tempos, até brilharam na então denominada EHF Challenge Cup, quando atingiram as Meias Finais, em 2008/2009. O Izmir BSB SK – atual líder da liga turca, com um registo invicto de cinco vitórias em outros tantos jogos – caiu nos Oitavos de Final da EHF European Cup, na época transata.

Nota ainda para o CB Atlético Guardés – que conta com as internacionais Patrícia Lima, Sandra Santiago e Ana Carolina Silva – semi finalista da EHF European Cup em 2020/2021 – que entrou diretamente na Ronda 3 e vai medir forças com o JuRo Unirek VZV, dos Países Baixos.

A primeira mão da Ronda 3 da EHF European Cup será disputada a 3/4 de dezembro e a segunda mão, a 10/11 do mesmo mês. Das quatro equipas lusas em prova, apenas o Alavarium Love Tiles irá disputar o primeiro jogo da eliminatória em casa, ditou igualmente o sorteio.

Patrocinadores Institucionais