EHF European Cup: Formações lusas com vitórias expressivas

PUB

SL Benfica ultrapassou o UHC Stockerau por 35-19 e está mais perto de garantir passagem à próxima fase; Alavarium Love Tiles garantiu uma vantagem de nove golos na primeira mão frente ao HB Käerjeng.

Este sábado marcou o início da campanha europeia para SL Benfica e Alavarium Love Tiles. Madeira SAD entrará em prova este domingo, pelas 18h00 e o ADA São Pedro do Sul – quarta equipa portuguesa na competição – jogará a primeira mão da Ronda 2 de Qualificação no próximo dia 13 de outubro.

SL Benfica x UHC Stockerau

Após 29 anos, a equipa feminina do SL Benfica regressou aos palcos europeus, e regressou na dianteira. Viktoriya Borshchenko deu a primeira vantagem à equipa portuguesa, num arranque de partida bem equilibrado, como refletia o 3-3 no marcador à passagem dos cinco minutos de jogo. Depois de algumas precipitações sucessivas, parte a parte, a equipa orientada por João Florêncio cresceu e impôs um parcial de 6-0, com, mais uma vez, Viktoriya Borshchenko a finalizar, desta feita para o 9-3 sensivelmente a meio da primeira parte.

Uma reação contundente por parte das austríacas levou o técnico encarnado a solicitar um tempo técnico, ao ver a aproximação no marcador (12-10) à passagem do minuto 22. As Águias conseguiram voltar mais fortes e dilataram a vantagem, saindo para o descanso com cinco golos à maior.

Intervalo: 17-12

No regresso dos balneários as encarnadas impuseram o seu ritmo e rapidamente registaram nova maior liderança, com Nádia Rodrigues a fazer o 19-12. À passagem do minuto 38 Alina Molkova colocou o SL Benfica na frente por oito (23-15). Apesar das investidas do UHC Stockerau, as comandadas de João Florêncio continuaram a fugir no marcador e acabaram por garantir uma vantagem de 16 golos para a segunda mão da Ronda 2 de Qualificação, o que coloca as portuguesas muito perto da Ronda 3 de Qualificação da EHF European Cup. Viktoriya Borshchenko (SLB), Sandra Hart (UHCS) e Viktoria Mauler (UHCS) completaram o pódio de melhores marcadoras com seis golos cada.

Resultado Final: 35-19

O duelo da segunda mão entre SL Benfica e UHC Stockerau decorrerá às 11h00 deste domingo, em Lisboa, e conta com transmissão em direto na BTV.

Alavarium Love Tiles x HB Käerjeng

Diana Oliveira foi a primeira a marcar no Um Dribbel, casa “emprestada” do Alavarium Love Tiles para a primeira mão da Ronda 2 de Qualificação, já perto dos quatro minutos de encontro. A turma do Luxemburgo respondeu, de forma contundente, com Teodora Galic a abrir o ativo para um parcial de 0-3. À passagem do oitavo minuto, as comandadas de Eugénio Bartolomeu atravessaram um período de inferioridade numérica mas conseguiram reduzir a diferença, através de Eulália “Lali” Silva (3-4). Sensivelmente a meio do primeiro tempo, a igualdade acabou por surgir com Carolina Justino a fazer o 6-6 e, mais tarde, Diana Oliveira devolveu a liderança à formação lusa (8-7).

Seguiram-se sucessivos empates e vantagens mínimas para a formação de Aveiro até que novamente a lateral direita, Diana Oliveira, fez o 12-10 registando a maior diferença até então. Na reta final, as aveirenses conseguiram ampliar e sair para o descanso na frente, com três golos de vantagem.

Intervalo: 14-11

Tina Welter, ponta esquerda das luxemburguesas, fez o seu oitavo golo na abertura da segunda parte (14-12). Seguiram-se cinco minutos de alguns erros e precipitações que mantiveram o marcador inalterável, até ao 14-13 de Teodora Galic. Diana Oliveira respondeu em dobro e devolveu a maior diferença ao marcador, com 37 minutos decorridos. Tina Welter voltou a reduzir da marca de 7 metros e o Alavarium Love Tiles ultrapassou um período de dupla inferioridade numérica onde, no entanto, conseguiu regressar aos três golos de vantagem através de Carolina Justino (17-14).

À entrada dos últimos 15 minutos de encontro Diana Oliveira fez o 21-17, obrigando o técnico luxemburguês a solicitar um tempo técnico para contrariar o ascendente da formação portuguesa. Apesar da paragem, as aveirenses seguiram com o momento positivo e conseguiram imprimir um parcial de 4-0, alcançando uma vantagem inédita de oito. O treinador da formação do Luxemburgo não hesitou e voltou a levar o cartão verde à mesa, cinco minutos depois, para tentar quebrar o bom momento da equipa orientada por Eugénio Bartolomeu. O ascendente seguiu luso, com Carolina Justino a carimbar o 28-17 com pouco mais de três minutos por jogar. As luxemburguesas ainda conseguiram reduzir, mas a vitória ficou carimbada com nove golos de diferença que colocam o Alavarium Love Tiles mais perto de garantir a passagem à Ronda 3 de Qualificação da EHF European Cup. Diana Oliveira com 11 golos foi a melhor marcadora do encontro, seguida de Tina Welter com 10.

Resultado Final: 29-20

A segunda mão da eliminatória entre Alavarium Love Tiles e HB Käerjeng disputa-se este domingo pelas 16h00 novamente no Um Dribbel, Luxemburgo.

Ainda este domingo o Madeira SAD estreia-se esta temporada na Europa, com duelo frente ao SSV Brixen Südtirol às 18h00, no Funchal. A segunda mão decorre à mesma hora, nove dias depois, em Brixen, Itália.

Finalmente, o ADA São Pedro do Sul fará a estreia histórica na competição europeia apenas no próximo dia 13 de outubro, contra o HRK Grude. A segunda mão entre lusas e bósnias acontecerá dois dias depois.

Women’s EHF European Cup – Ronda 2 de Qualificação
1ª Mão
08.10.2022 – 14h00 – SL Benfica x UHC Stockerau, 35-19 (17-10)
08.10.2022 – 17h00 – Alavarium Love Tiles x HB Käerjeng, 29-20 (14-11)
09.10.2022 – 18h00 – Madeira SAD x SSV Brixen Südtirol
13.10.2022 – 20h00 – HRK Grude x ADA São Pedro do Sul
2ª Mão
09.10.2022 – 11h00 – UHC Stockerau x SL Benfica, BTV
09.10.2022 – 16h00 – HB Käerjeng x Alavarium Love Tiles
15.10.2022 – 18h00 – SSV Brixen Südtirol x Madeira SAD
15.10.2022 – 18h00 – ADA São Pedro do Sul x HRK Grude

Patrocinadores Institucionais