EHF European League: Equipas portuguesas já têm adversários na Fase de Grupos

PUB

SL Benfica inicia defesa do título no Grupo A; Sporting CP vai disputar o Grupo C e o estreante Águas Santas Milaneza está inserido no Grupo D.

Realizou-se esta quinta-feira, na sede da Federação Europeia de Andebol, em Viena (Áustria), o sorteio da histórica edição 2022/2023 da EHF European League, que conta com três equipas portuguesas pela primeira vez e o destino dos 24 emblemas em prova já está traçado.

A presente edição da prova conta com quatro grupos de seis equipas e o arranque oficial da Fase de Grupos está agendada para o próximo dia 25 de outubro. As quatro primeiras classificadas de cada grupo irão qualificar-se para os Oitavos de Final, fase que começa em março do próximo ano.

O campeão em título, SL Benfica vai disputar o Grupo A e irá defrontar várias equipas que contam com uma vasta experiência europeia: os franceses do Montpellier HB, vencedores da EHF Champions League em 2002/03 e 2017/18; o tricampeão da EHF Cup, TPSG Frisch Auf Göppingen, onde atua o português Gilberto Duarte e que está de regresso às competições europeias, após cinco anos de ausência; os campeões suíços do Kadetten Schaffhausen, onde Pedro Vieira é treinador de guarda-redes; os eslovacos do TATRAN Presov; e ainda a equipa húngara do Fejer B.A.L-Veszprem, em estreia nas provas da EHF.

O Sporting CP está integrado no Grupo C e vai medir forças com o Skjern Håndbold, da Dinamarca, que não figurava na Fase de Grupos da segunda maior prova europeia de clubes desde 2014/2015; os croatas do RK Nexe, 4.º classificado na última edição da EHF European League; e ainda com Fraikin BM Granollers (Espanha), Balatonfüredi KSE (Hungria) e Alpla HC Hard (Áustria).

Em ano de estreia absoluta, o Águas Santas Milaneza vai defrontar o também estreante Skanderborg-Aarhus (Dinamarca), no Grupo D, juntamente com outros emblemas cujo estatuto europeu de alguns fala por si: Füchse Berlin (Alemanha), Bidasoa Irun (Espanha), HC Eurofarm Pelister (Macedónia do Norte) – clube que conta com o português Wilson Davyes – e HC Motor (Ucrânia), que disputou a EHF Champions League passada.

O Grupo B não tem equipas lusas, mas tem o TM Benidorm (Espanha), de Rúben Santos e o PAUC Handball (França), de Diogo Silva.

EHF European League 2022/2023
Grupo A
SL Benfica (Portugal)
Kadetten Schaffhausen (Suíça)
TATRAN Presov (Eslováquia)
TPSG Frisch Auf Göppingen (Alemanha)
Montpellier HB (França)
Fejer B.A.L-Veszprem (Hungria)

Group B
PAUC Handball (França)
Ystads IF HF (Suécia)
Valur (Islândia)
SG Flensburg-Hamdewitt (Alemanha)
TM Benidorm (Espanha)
FTC (Hungria)

Group C
Skjern Håndbold (Dinamarca)
Fraikin BM Granollers (Espanha)
Balatonfüredi KSE (Hungria)
Sporting CP (Portugal)
RK Nexe (Croácia)
Alpla HC Hard (Áustria)

Group D
Füchse Berlin (Alemanha)
HC Eurofarm Pelister (Macedónia do Norte)
HC Motor (Ucrânia)
Bidasoa Irun (Espanha)
Skanderborg-Aarhus (Dinamarca)
Águas Santas Milaneza (Portugal)

Patrocinadores Institucionais