EHF European League: Leões procuram vitória em casa contra Alpla HC Hard

PUB

Sporting CP disputará a primeira jornada, da fase de grupos, perante o seu público, esta terça-feira, pelas 19h45, frente aos austríacos.

Formação de Ricardo Costa e uma das apenas três invictas no Campeonato Placard Andebol 1 – a par de SL Benfica e ABC UMinho – faz a sua estreia europeia, esta terça-feira, no Pavilhão João Rocha, frente ao Alpla HC Hard, da Áustria.

A equipa austríaca ainda não conheceu o sabor da derrota esta época e o resultado menos positivo que obteve foi um empate frente ao West Wien há pouco menos de um mês atrás, em jogo a contar para a Liga Austríaca (HLA), a 26 golos; ou seja, no plano interno segue isolado na primeira posição da Liga, com 13 pontos. Curiosamente, esta equipa, no plano europeu, passou por duas eliminatórias e deixou pelo caminho duas equipas oriundas da Macedónia do Norte [Eurofarm Pelister 2 e Butel Skopje] para chegar a esta fase de grupos.

Por outro lado, nas competições internas, os leões perderam a Supertaça para o SL Benfica no início da época, em jogo que foi decidido após prolongamento; relativamente ao Campeonato Placard Andebol 1, o Sporting CP mantém-se de vitória em vitória e ocupa os lugares cimeiros da tabela classificativa. Na EHF European League, a turma verde e branca ultrapassou o Bjerrinbro-Silkeborg para chegar ao Grupo C e após uma vitória contundente em casa (31-22) acabou por perder fora (33-30) mas o goal average ditou a passagem à fase seguinte da turma de Ricardo Costa.

O técnico mostrou-se confiante em relação a este embate: “A confiança faz parte do nosso dia-a-dia, mas temos os pés bem assentes no chão pois sabemos que muitas vezes mudar de competição e de chip pode custar. Para jogarmos ao mais alto nível na EHF European League precisamos de mais intensidade do que aquela que apresentamos nos jogos para o campeonato, é o que temos pedido aos atletas.”

Sobre a formação austríaca, Ricardo Costa reconhece que “têm uma equipa forte, actuam num sistema de 6×0 bastante coeso com atletas muito fortes na zona central e que utilizam a agressividade num bom sentido” mas acredita que o Sporting se irá adaptar a isso e “responder da melhor forma”. O técnico reconhece ainda a experiência dos “atletas internacionais com uma cultura andebolística bem enraizada do centro da Europa. Sabem perfeitamente o que é o andebol de alta competição e têm vários jogadores de craveira internacional.” Ricardo Costa acredita ainda que “é importante começar a ganhar em casa. Não podemos facilitar nem perder pontos na luta pela próxima fase e para isso temos de entrar fortes. Estamos confiantes e num bom momento, mas sempre desconfiando.”

Poderá acompanhar este primeiro embate da fase de grupos, no Pavilhão João Rocha, esta terça-feira, pelas 19h45 ou através da Sporting TV.

EHF European League
Grupo C – 1ª Jornada
25.10.2022 – 16h00 – Balatonfüredi KSE x Fraikin BM. Granollers
25.10.2022 – 17h45 – Skjern Handbold x RK Nexe
25.10.2022 – 19h45 – Sporting CP x Alpla HC Hard, Sporting TV

Patrocinadores Institucionais