IHF World Championship 2023: Seleção Nacional A Feminina já se instalou em Paredes

PUB

Constança Sequeira e Matilde Rosa integraram a comitiva lusa, que deixou a cidade de Lamego e vai prosseguir a preparação do duplo confronto contra o Azerbaijão em Paredes, a partir deste domingo.

A Seleção Nacional A Feminina chegou na manhã deste domingo a Paredes, onde vai dar seguimento à preparação para os dois jogos com a congénere do Azerbaijão, a contar para o Play Off do Campeonato do Mundo do próximo ano. À comitiva que esteve a trabalhar em Lamego nos últimos quatro dias juntam-se as jovens atletas Constança Sequeira, central do SL Benfica e Matilde Rosa, guarda-redes do CDE Gil Eanes, que estiveram igualmente em estágio na cidade lamecense, mas juntamente com as atletas da Seleção Nacional sub-19.

No caso concreto da guardiã algarvia, de apenas 17 anos – e que até já se entrou na equipa principal, nos Jogos do Mediterrâneo Oran’2022, na Argélia – chega para colmatar a ausência de Ana Ursu, atleta do SL Benfica, que figurou na primeira convocatória, mas não pode dar o seu contributo devido a lesão. Quanto a Constança Sequeira, está perto de poder realizar a estreia ao serviço da Seleção Nacional A Feminina, frente ao Azerbaijão, face à indisponibilidade da companheira de equipa, Mihaela Minciuna, tal como explica José António Silva:

“Em Lamego terminamos a primeira fase da nossa preparação e posso concluir que cumprimos todos os objetivos que estavam definidos para os primeiros dias de trabalho. Desde quarta-feira, momento em que tivemos jogadoras da equipa sénior connosco, procuramos rever o nosso processo ofensivo e trabalhamos para consolidar um novo sistema defensivo que pretendo que faça parte do nosso modelo de jogo. Estes aspetos assumiram uma importância acrescida, porque a equipa tem algumas alterações na sua estrutura, alterações essas provocadas – na maior parte dos casos – por indisponibilidade devido a lesão ou profissional de algumas atletas. Logo no início, tivemos ainda um outro contratempo com as ausências por lesão da Ana Ursu e da Mihaela Minciuna, que foram substituídas este sábado pela Matilde Rosa e pela Constança Sequeira, atletas que após completarem o estágio das sub-19 integraram imediatamente a equipa A. A acrescentar às lesões atrás referidas, a Maria Unjanque fez uma pequena entorse que a impediu de treinar, mas esperamos que esteja apta para trabalhar com a equipa a partir de segunda-feira.”

Paredes será a fortaleza da formação lusa a partir deste domingo e até ao último confronto com a equipa azeri, e o Selecionador Nacional revela os aspetos mais relevantes contemplados no planeamento de trabalho:

“Agora que já estamos em Paredes, local onde vamos realizar os dois jogos, procuraremos ajustar o nosso modelo de jogo ao adversário, definindo uma estratégia para abordarmos os mesmos. Como consequência, a partir de agora os objetivos fundamentais do nosso trabalho serão analisar de forma profunda a equipa do Azerbaijão e treinar os aspetos táticos que melhor resposta darão aos problemas que certamente nos colocarão. As nossas atletas já têm algum conhecimento do adversário, mas como referi antes, nos próximos dias faremos com a equipa uma análise detalhada dos aspetos individuais e coletivos mais relevantes do Azerbaijão.”

Na sua maioria, o estágio em Paredes vai contar com sessões bidiárias de treinos no pavilhão, complementados com trabalho de ginásio e sessões de vídeo.

As acreditações para os dois jogos com a seleção azeri estão abertas, e pode aceder AQUI. A entrada é livre.

IHF World Championship 2023 – Play Off
Calendário 
03.11.2022 – 19h30 – Azerbaijão x Portugal, Canal 11
05.11.2022 – 21h00 – Portugal x Azerbaijão, Canal 11

IHF World Championship 2023: As nove seleções que ultrapassarem esta eliminatória seguirão para a Fase 2 da Qualificação Europeia, onde se juntarão a 10 das 16 equipas que participaram no Europeu de 2022, mais a Chéquia. No total, o IHF World Championship 2023 – marcado para novembro e dezembro do próximo ano – contará com a participação de 16 equipas europeias: os co-anfitriões Noruega (atual campeã em título), Suécia e Dinamarca; as três melhores equipas do EHF EURO 2022 e as 10 vencedoras da Fase 2 da Qualificação Europeia.

Fotografia de arquivo.

Patrocinadores Institucionais