Seleção Nacional sub-19 Masculina prepara estágio em Almada e torneio internacional

PUB

Nuno Santos escolheu 16 atletas que vão disputar o Torneio Tiby, em França, no qual Portugal vai defrontar a Hungria e a Croácia, para além da seleção local, no início da preparação para o Mundial do próximo ano.

A partir do próximo dia 10 de outubro começa a nova etapa da geração que participou no último M18 EHF Euro 2022, em que Portugal alcançou a 8.ª posição. A – agora – a Seleção Nacional sub-19 tem novo objetivo no horizonte, o Campeonato do Mundo do próximo ano e a preparação sob as ordens de Nuno Santos arranca em Almada na próxima semana, em estágio que antecede a participação no Torneio Tiby. Neste evento quadrangular em terras gaulesas, que vai decorrer em Eaubonne, uma pequena comuna pertencente a Val-d’Oise, na região de Île-de-France, Portugal vai medir forças com a seleção da casa e ainda com Hungria e Croácia, curiosamente, dois adversário da Seleção das Quinas no Europeu de sub-18 passado.

O Selecionador Nacional, Nuno Santos, divulgou a lista composta por 16 convocados e assume que há uma clara intenção de observar atletas da geração abaixo, neste primeiro estágio: “Nesta convocatória optámos por integrar muita gente nova, pode ser uma oportunidade para eles também, porque este é um ano de Mundial, e não há apuramentos para os Europeus. Por isso, estamos a procurar observar novos atletas que possam, eventualmente, participar nesse Mundial, para estes ganharem já alguma experiência, daí haver grandes alterações na convocatória. Os restantes não estão excluídos, naturalmente, mas é um momento importante, ainda distante da competição, para começarmos a ver também novas opções. E também para evitar que, no próximo Europeu, possamos viver os mesmos problemas que vivemos neste Europeu, em termos físicos, e termos já um leque alargado de atletas que nos possam dar uma garantia maior de de rotatividade.”

O líder reforça ainda a importância de outros jogadores ausentes, cuja presença é mais usual nas últimas convocatórias, no longo trabalho que a Seleção Nacional ainda terá pela frente com vista às competições futuras: “Este contexto de convocatória é assumido por toda a gente, não significa que os atletas mais importantes desta geração não vão estar no Mundial, temos sim intenção dar novas rotinas a novos atletas da geração abaixo, porque parece-nos importante que eles estejam, daqui a dois anos, aptos para fazer um Europeu com qualidade, porque é aí é que garantimos os apuramentos para os Europeus e Mundiais seguintes.”

A comitiva junta-se em Almada no dia 10 de outubro, onde irá trabalhar durante três dias, antes da partida para o Norte de França. Os próximos três adversários da Seleção Nacional sub-19, recorde-se, estiveram todos presentes no último M18 EHF Euro 2022: Hungria e Croácia conquistaram o 4.º e 5.º lugares, respetivamente, Portugal terminou na 8.ª posição e a França terá sido a maior surpresa do torneio, pela negativa, ao ter ficado em 14.º e antepenúltimo posto.

Convocatória da Seleção Nacional sub-19 Masculina para o Estágio em Almada e Torneio Tiby (10 a 16/10/2022)

Patrocinadores Institucionais