Seleção Nacional sub-21: Portugal perde amigável frente à Alemanha

PUB

Geração vice-campeã europeia saiu derrotada por 32-34 diante da formação alemã em jogo de preparação para o Mundial 2023, que decorreu em solo luso.

7 inicial: Diogo Rêma Marques, Pedro Oliveira, Vasco Costa, André Sousa, João Gomes, Tiago Teixeira e Ricardo Brandão

Odemira recebeu esta noite o primeiro de dois jogos de preparação diante da seleção da Alemanha. O início da partida foi pautado pelo equilíbrio com vantagens mínimas para os germânicos, com cerca de oito minutos e o placard a assinalar 4-5 favorável aos visitantes, a equipa orientada por Carlos Martingo atravessou dois períodos praticamente consecutivos de inferioridade numérica mas os lusos conseguiram manter o marcador equilibrado como demonstra o 7-7 de Eduardo Almeida.

No entanto, a formação alemã reagiu e alcançou os três golos à maior através de Mathis Haseler, com o 10-13 – o ponta direita ia sendo uma das figuras do encontro. Portugal ainda respondeu, através de Xavier Barbosa mas uma desvantagem de quatro (11-15) à passagem do vigésimo quinto minuto levou Carlos Martingo a utilizar o cartão verde. Apesar das investidas lusas, a Alemanha conseguiu aumentar a vantagem até ao apito para o descanso.

Intervalo: 13-19

Os alemães começaram com posse de bola no segundo tempo e não desperdiçaram a oportunidade de estabelecer nova maior vantagem, mas rapidamente Portugal criou uma clara ocasião de golo que Eduardo Almeida foi incapaz de concretizar, esbarrando numa boa defesa do guardião alemão. Depois de uma diferença de oito (14-22) a reação lusa começou a aparecer, com Pedro Oliveira (3) e André Sousa a reduzirem para 18-22, com apenas cinco minutos da segunda parte decorridos.

À passagem do minuto 10 André Sousa voltou a reduzir (21-24) e a reação lusa obrigou o técnico alemão a dar uso ao seu segundo tempo técnico, de onde saiu com sucesso retomando os cinco golos de diferença (24-29). Foi a vez de Carlos Martingo dar uso ao cartão verde e lançou a jogo o 7×6. Nélio Indjai, com um golo de nota artística fez o 25.º e, minutos mais tarde – já sem o 7×6 – Portugal voltou a aproximar, com Vasco Costa a bisar no fecho de um parcial de 3-0, recolocando tudo em aberto nos minutos finais (29-32). Apesar das investidas lusas, os germânicos acabaram por sorrir no final.

Resultado Final: 32-34

Este sábado Portugal volta a ter um novo desafio com a Alemanha, jogo que poderá acompanhar em direto no YouTube da andeboltv pelas 17h00.

De recordar que Portugal já está apurado para o 24th IHF Men’s Junior (U21) World Championship, que terá organização conjunta de Alemanha e Grécia, e decorrerá no período de 20 de junho a 2 de julho de 2023.

Jogos de Preparação
Calendário
14.10.2022 – 20h00 – Portugal x Alemanha32-34 (13-19)
15.10.2022 – 17h00 – Portugal x Alemanha

Patrocinadores Institucionais