Torneio Tiby 2022: Lusos vencem Hungria na despedida

PUB

Seleção Nacional sub-19 termina a participação no Tiby 2022 com uma vitória sobre os húngaros.

7 inicial: Gonçalo Morgado, Nuno Oliveira, Miguel Oliveira, Tiago Sousa, Tomás Teixeira, Rafael Vasconcelos e António Machado

A formação sub-19 de Portugal entrou a marcar com Tomás Teixeira e Miguel Oliveira a colocarem o marcador em 0-2 mas os magiares rapidamente responderam, com Dániel Fercsik a igualar o encontro, ainda dentro dos primeiros três minutos. Após o 3-4 luso, a Hungria imprimiu um parcial de 3-0 alcançando a primeira liderança e, instantes mais tarde, assumiu uma vantagem de três, obrigando Nuno Santos a pedir o seu primeiro tempo técnico. A resposta dos portugueses foi positiva, encostando o resultado (8-7), mas um período de inferioridade numérica permitiu aos húngaros aumentarem a vantagem (11-7).

Sensivelmente a meio do primeiro tempo, a Hungria assumiu uma vantagem de cinco (15-10) mas os comandados de Nuno Santos começaram a crescer no encontro e, após o 19-18 de Eduardo Costa, foi a vez do técnico húngaro parar o encontro. Os magiares voltaram aos três golos de vantagem, com Ors Bogdány a bisar, mas Miguel Oliveira e Tiago Sousa recolocaram Portugal a apenas um golo do empate antes da saída para os balneários.

Intervalo: 21-20

No regresso do descanso a Hungria conseguiu regressar aos três golos de vantagem mas os portugueses responderam de feição, com Nuno Oliveira a devolver a igualdade ao marcador, desta feita a 25, à passagem dos 40 minutos. O ponta esquerda português voltou a marcar para, desta vez, colocar Portugal na frente (26-27) no entanto, os húngaros voltaram a reagir e a assumir o comando do marcador. Após o 29-28, os comandados de Nuno Santos conseguiram apontar três golos sem resposta, com Tomás Teixeira a assistir – com classe – António Machado para o 29-31. Já dentro dos últimos sete minutos de encontro, o técnico húngaro levou o cartão verde à mesa para tentar quebrar o ascendente luso mas quem saiu melhor do tempo técnico foi Portugal – Tiago Sousa deu a vantagem de três. Apesar das investidas dos húngaros, foram os portugueses a sorrir no final, pela margem mínima.

Resultado Final: 32-33

Com esta vitória, Portugal conquistou a medalha de bronze do Torneio Tiby 2022.

Nuno Santos, timoneiro da formação sub-19, fez um balanço àquilo que foi a participação lusa no torneio internacional: “O Torneio Tiby é um torneio muito interessante, com equipas muito competitivas. Tivemos uma convocatória diferente com bastantes atletas mais novos e nos dois primeiros jogos, optámos por lhes dar alguns minutos nesses mesmos jogos e isso, em termos de resultado, teve o seu reflexo. No primeiro jogo [frente à França] ainda nos aguentámos até aos 45 minutos mas nos minutos finais já não conseguimos e o resultado desnivelado aconteceu precisamente naqueles últimos minutos. O jogo com a Croácia foi o jogo em que nós mais tempo demos a estes novos jogadores e nota-se ainda uma grande diferença entre os mais experientes e os menos experientes e isso foi mais do que evidente nesse jogo, principalmente, devido a um tipo de defesa que eles não estão habituados – mais profunda a criar problemas diferentes. E isso custou-nos um pouco caro com um resultado que não se usa para Portugal.”

Relativamente ao último embate, diante da Hungria, a equipa técnica encabeçada por Nuno Santos optou por apostar nos atletas mais experientes e isso, confessou o técnico, acabou por fazer a diferença: “No último jogo, optámos por não fazer tanta rotação de equipa, pormos a jogar mais tempo os atletas mais experientes e já tivemos um desempenho diferente, e acabámos por conseguir ganhar o jogo. Foi um jogo difícil, equilibrado do princípio ao fim, mas já foi diferente com os atletas que já têm alguma experiência a nível de Campeonatos da Europa, Campeonatos do Mundo e de primeira divisão.”

Tiby 2022
Calendário
14.10.2022 – 19h15 – França x Portugal, 31-22 (14-10)
15.10.2022 – 15h00 – Portugal x Croácia, 20-40 (8-18)
16.10.2022 – 10h00 – Hungria x Portugal, 32-33 (21-20)

Classificação
1º lugar – Por definir
2º lugar – Por definir
3º lugar – Portugal
4º lugar – Hungria

© Fotografias: Torneio Tiby 2022

Patrocinadores Institucionais