Torneio Tiby 2022: Seleção Nacional sub-19 entra a perder diante da França

PUB

Comandados de Nuno Santos sofreram o primeiro desaire frente à formação da casa no jogo de estreia do emblemático torneio gaulês, que decorre em Val-d’Oise.

7 inicial: Gonçalo Morgado, Nuno Oliveira, Miguel Oliveira, António Machado, Tomás Teixeira, Rafael Vasconcelos e Tiago Sousa.

A estreia da Seleção Nacional sub-19 na 19.ª edição do emblemático Torneio Tiby, pelo qual já passaram nomes incontornáveis como Mikkel Hansen, Ludovic Fabregas, Dika Mem, Sander Sagosen ou Uwe Gensheimer, não foi feliz.

Miguel Oliveira abriu o ativo e a França respondeu com dois golos consecutivos, após cinco minutos de jogo. O encontro seguiu equilibrado e pouco depois dos 10 minutos, uma série de remates falhados e falhas técnicas da equipa lusa, permitiu que a França fosse mais feliz e chegasse aos três golos de vantagem, pela mão do lateral Martin Guibert, colocando o marcador em 5-2. Aos 17 minutos, Portugal melhorou na defesa e, com a ajuda do guardião Gonçalo Morgado, assinou um parcial de 0-3, finalizado de novo por Miguel Oliveira, com um time-out francês pelo meio. No entanto, três minutos depois, um momento de desatenção portuguesa permitiu aos franceses responderem da mesma forma (8-5), voltando assim a ganhar confiança e, em cima dos 27 minutos, chegaram a uns inéditos quatro golos à maior (12-8). A primeira metade terminou com a formação da casa na frente.

Intervalo: 14-11

A segunda parte abriu com uma defesa de Gonçalo Morgado, mas depois de dois ataques perdidos por Portugal, a França alcançou cinco golos de vantagem (15-10), tendo mais margem para resistir às investidas da formação orientada por Nuno Santos, que continua firma na busca pelos primeiros três pontos na competição. Em três minutos, um 19-14 passou para 20-18 – perto dos 15 minutos finais – o que levou o treinador francês a pedir o segundo time-out no jogo, que acabou por surtir efeito, já que os gauleses voltaram à carga até aos cinco golos, novamente, ao 23-18. Apesar da boa eficácia aos 6 metros, com quatro golos para recuperar a 10 minutos do fim, Portugal arriscou, mas não conseguiu ultrapassar a barreira francesa e o marcador ganhou contornos que não espelham o filme do jogo.

Resultado Final: 31-22

Portugal voltará à ação já este sábado para defrontar a Croácia, às 15h00 (hora portuguesa) e terminará a participação do torneio francês no domingo, com um jogo frente à Hungria, às 10h00. Nota para o regulamento da prova, em que para além dos habituais três pontos por vitória, um ponto extra será atribuído à equipa que vencer tendo marcado mais de 30 golos no jogo e outro ponto extra para a equipa que perder por menos de três golos de diferença.

Torneio Tiby 2022 U19
Calendário
14.10.2022 – 19h15 – França x Portugal, 31-22 (14-10)
15.10.2022 – 15h00 – Portugal x Croácia
16.10.2022 – 10h00 – Hungria x Portugal

Patrocinadores Institucionais