Campeonato 1ª Divisão Feminina: ADA São Pedro do Sul soma terceiro triunfo seguido em Aveiro

PUB

Emblema de São Pedro do Sul mantém-se firme na perseguição ao líder e impõe quarta derrota ao Alavarium Love Tiles; SL Benfica passa com distinção em Leça da Palmeira; Maiastars vence ARC Alpendorada Heavy OJP.

Este sábado jogaram-se cinco jogos do Campeonato 1ª Divisão Feminina, mas apenas três dizem respeito à Ronda 5, com destaque para os triunfos de ADA São Pedro do Sul, SL Benfica e Maiastars. Os outros dois jogos (Madeira SAD x Colégio de Gaia Toyota e CS Madeira x SIR 1º de Maio ADA CJB) foram de acerto de calendário e marcaram de encerramento da 4.ª jornada.

Maiastars x ARC Alpendorada Heavy OJP

Na cidade da Maia, o ARC Alpendorada Heavy OJP foi surpreendido pelo Maiastars e sofreu a segunda derrota consecutiva – terceira no total – mesmo depois de uma primeira parte segura. A resiliência da equipa comandada por Paulo Costa foi recompensada com a segunda vitória seguida, que acontece após três jornadas a perder.

Ao intervalo, a formação visitante agarrava quatro golos à maior, com o marcador fixado em 9-13, mas os segundos trinta minutos foram dominados pelo Maiastars, que conseguiu assinar praticamente o dobro dos golos que havia marcado na primeira parte e nem os 10 golos apontados por Ana Silva (ARCA), fizeram com que a sua equipa saísse vitoriosa. O segundo triunfo consecutivo por parte do emblema maiato foi consumado por 26-24.

Alavarium Love Tiles x ADA São Pedro do Sul

A série negativa do conjunto de Aveiro foi agravada este sábado, após nova derrota – a quarta consecutiva – em casa, diante do ADA São Pedro do Sul. Com este resultado, o Alavarium Love Tiles permanece na parte inferior da tabela e, em sentido inverso, a equipa orientada por João Florêncio mantém-se de pedra e cal na perseguição ao líder, SL Benfica.

Equilíbrio foi palavra de ordem na primeira parte e as duas equipas saíram para o descanso sem qualquer tipo de certezas quanto ao desfecho do encontro, e com o placard empatado a 15 golos. Os segundos trinta minutos trouxeram um ADA São Pedro do Sul com mais concentração nas decisões e uma ligeira quebra de rendimento defensivo por parte das aveirenses, o que se traduziu no resultado final: 28-31. Numa guerra paralela, Diana Oliveira (ALA) e Francisca João (SPS) foram as principais referências ofensivas das respetivas equipas e assinaram 10 golos cada.

SL Benfica x CA Leça

Cinco jogos, cinco vitórias e quase atingida a marca dos 190 golos marcados no Campeonato 1ª Divisão Feminina. É este o registo atual das Campeãs Nacionais após mais um triunfo contundente, no terreno do CA Leça, por 45-21, o que faz com que o SL Benfica continue na liderança isolada da prova, enquanto que o emblema de Leça da Palmeira sofreu a terceira derrota seguida.

Tal como tem vindo a ser hábito, na maioria dos jogos realizados até ao momento, o SL Benfica procurou resolver a questão ainda na primeira parte e, este sábado, conseguiu distanciar-se do adversário em 11 golos aquando da saída para o descanso. A única opção para o CA Leça seria reagir com critério e esperar que as águias errassem, o que acabou por não acontecer e os segundos trinta minutos foram um espelho dos primeiros – praticamente. O esforço coletivo da equipa encarnada resultou em que todas as atletas, à exceção de Jélsia Monteiro e das guarda-redes, Ana Ursu e Isabela Ferrarin, assinassem o seu nome na lista de marcadoras, com destaque para os nove golos de Viktoriya Borshchenko.

A 5.ª jornada do Campeonato 1ª Divisão Feminina prossegue este domingo, com dois duelos que envolvem as equipas da Madeira e termina apenas em janeiro do próximo ano, com a receção do ABC UMinho ao CDE Gil Eanes.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
5ª Jornada
12.11.2022 – 17h00 – Maiastars x ARC Alpendorada Heavy OJP, 26-24 (9-13)
12.11.2022 – 18h00 – Alavarium Love Tiles x ADA São Pedro do Sul28-31 (15-15)
12.11.2022 – 18h15 – SL Benfica x CA Leça, 45-21 (21-10)
13.11.2022 – 16h00 – CS Madeira x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
13.11.2022 – 16h00 – Madeira SAD x SIR 1º de Maio ADA CJB, andeboltv
15.01.2023 – 15h00 – ABC UMinho x CDE Gil Eanes, andeboltv

Patrocinadores Institucionais