Campeonato 1ª Divisão Feminina: Madeira SAD passa em São Pedro do Sul e reforça invencibilidade

PUB

Quarta vitória consecutiva do emblema insular na deslocação ao terreno da ADA São Pedro do Sul; ABC UMinho regressou às vitórias no terreno do Colégio de Gaia Toyota; CS Madeira escala na tabela.

Pelo quarto jogo consecutivo, o Madeira SAD voltou a vencer e reforçou o registo invicto, na visita ao terreno da ADA São Pedro do Sul, entrando diretamente para o top-5 da classificação, agora com 12 pontos. Já as sampedrenses, após três triunfos consecutivos voltaram a perder, pela segunda vez na temporada, mas mantiveram, no entanto, o segundo lugar na tabela, com 14 pontos.

Após um início de primeira parte equilibrado e bem disputado, com duas defesas aplicadas, o Madeira SAD – que entrou a vencer – conseguiu superiorizar-se e, perto dos 15 minutos, detinha quatro golos de vantagem (5-9). Sem qualquer intenção de recuar, a formação de São Pedro do Sul respondeu com um parcial de 4-0, voltando a igualar a partida (9-9), demonstrando um crescimento dos níveis de confiança e acerto. Mas em novo período de domínio, o Madeira SAD regressou aos três golos de diferença, antes de recolher aos balneários com uma curta margem de dois golos.

Intervalo: 12-14

A equipa da casa regressou para a segunda parte mais incisiva nos processos ofensivos e equilibrou ainda mais o jogo, tendo chegado novamente ao empate, em pouco mas de cinco minutos (16-16). A resposta insular chegou em forma de parcial de 0-3 (16-19) e, a partir desse momento, a liderança não mais fugiu às comandadas de António Florido, entre vantagens mais largas e curtas. Entre os coletivos, houve várias individualidades que se destacam: Francisca João (SPS) assumiu a liderança na lista de marcadoras, com 11 remates certeiros, menos dois do que Neide Duarte (MAD).

Resultado Final: 28-31

Colégio de Gaia Toyota x ABC UMinho

O momento menos positivo do emblema de Vila Nova de Gaia foi agravado este sábado, com uma derrota em casa diante do ABC UMinho, por 25-26, o que aumenta para três os jogos consecutivos sem vencer. Do lado das minhotas, a vitória desta tarde – a segunda em três jogos – tirou o ABC UMinho da última posição e deu uma carga extra de motivação à equipa com menos jogos disputados das 12 em prova.

Na primeira parte, as duas equipas estiveram na liderança e o equilíbrio refletiu-se nas constantes diferenças mínimas que marcaram os primeiros 30 minutos. A equipa bracarense foi ligeiramente superior na globalidade do tempo e saiu para o descanso a vencer por 13-14. No segundo tempo manteve-se a toada, com o ABC UMinho a conseguir segurar a liderança por diversas vezes, chegando mesmo a alcançar três golos à maior (17-20) e, mais tarde, quatro, ao 18-22. A recuperação do Colégio de Gaia Toyota começou nessa altura, perto dos 10 minutos finais, com as visitantes a perderem a concentração em momentos decisivos e isso refletiu-se num encurtar de diferença até ao mínimo, já bem perto do final. Sem tempo para mais, o triunfo foi alcançado pelo ABC UMinho, com destaque para os nove golos de Carolina Monteiro, insuficientes para mudar o rumo do jogo.

Na cidade da Maia, o CS Madeira deu seguimento ao empate moralizador frente ao Colégio de Gaia Toyota, da jornada passada, e somou a primeira vitória na competição frente ao Maiastars, por 23-28. Ao intervalo, as insulares lideravam por 12-14 e aumentaram o rendimento no segundo período, confirmando o domínio sobre a equipa maiata, que falhou a terceira vitória consecutiva. Cláudia Aguiar foi decisiva, ao assinar nove golos.

O CA Leça ultrapassou o SIR 1º de Maia ADA CJB na classificação após vencer no terreno da equipa da Marinha Grande, por 20-21, colocando assim um ponto final a uma série de três derrotas seguidas. Esperava-se um duelo equilibrado e o cenário confirmou-se, tendo o intervalo chegado com o marcador empatado a 12 golos. A internacional portuguesa Maria Pereira, assinou oito golos, insuficientes para que o SIR 1º de Maia ADA CJB conquistasse a segunda vitória.

O Campeão Nacional beneficou da derrota do perseguidor direto (ADA São Pedro do Sul) para reforçar ainda mais a liderança isolada após derrotar o ARC Alpendorada Heavy OJP, por 24-30, tendo agora quatro pontos de vantagem. Depois de uma primeira parte dividida, em alguns momentos, o SL Benfica agarrou quatro golos à maior, que levou para o intervalo (10-14). Na etapa complementar, a equipa de Alpendorada equilibrou ligeiramente as contas mas sem assustar o emblema encarnado, que contou com seis golos de Constança Sequeira e de Alina Molkova, as melhores marcadoras do jogo.

Devido a problemas alheios à Federação de Andebol de Portugal, o jogo entre ARC Alpendorada Heavy OJP e SL Benfica não contou com transmissão em direto na andeboltv.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
6ª Jornada
19.11.2022 – 14h30 – Maiastars x CS Madeira23-28 (10-12)
19.11.2022 – 15h00 – ADA São Pedro do Sul x Madeira SAD28-31 (12-14)
19.11.2022 – 17h00 – SIR 1º de Maio ADA CJB x CA Leça, 20-21 (12-12)
19.11.2022 – 17h00 – Colégio de Gaia Toyota x ABC UMinho25-26 (13-14)
19.11.2022 – 18h00 – ARC Alpendorada Heavy OJP x SL Benfica24-30 (10-14)
07.01.2023 – 17h00 – Alavarium Love Tiles x CDE Gil Eanesandeboltv

Patrocinadores Institucionais