Campeonato 1ª Divisão Feminina: SIR 1º de Maio ADA CJB e ABC UMinho à procura de subir na tabela

PUB

Emblemas dividem os mesmos sete pontos e estão situados na parte inferior da tabela, apesar de a equipa minhota ter menos dois jogos realizados; CDE Gil Eanes volta a competir mais de um mês depois e recebe ARC Alpendorada Heavy OJP.

Este sábado fica marcado pela realização na íntegra da 7.ª jornada do Campeonato 1ª Divisão Feminina, que arranca às 15h00, na cidade da Maia, com o embate entre o Maiastars e o Madeira SAD e termina na capital, às 21h00, altura em que o líder – SL Benfica – recebe a única equipa que ainda não venceu qualquer jogo, Alavarium Love Tiles, último classificado. Pelo meio há ainda mais jogos de interesse, como é o caso da receção da ADA São Pedro do Sul ao CS Madeira e do CA Leça ao Colégio de Gaia Toyota.

Sem esquecer o confronto entre o recém-promovido, CDE Gil Eanes e o ARC Alpendorada Heavy OJP e o Jogo da Semana, entre SIR 1º de Maio ADA CJB e ABC UMinho. Tudo para ver em direto na andeboltv, à exceção do embate das Campeãs Nacionais.

SIR 1º de Maio ADA CJB x ABC UMinho

Uma vitória e quatro derrotas, duas das quais nos duelos mais recentes, é o registo do emblema da Marinha Grande – atual 10º classificado – que tem os mesmos sete pontos conquistados do que o conjunto de Braga, com uma pequena diferença: o ABC UMinho tem menos dois jogos e chega a este duelo após uma vitória moralizadora (a segunda em três jogos), no terreno do Colégio de Gaia Toyota. As duas equipas têm em comum a urgência de abandonar a zona inferior da tabela, pelo que este duelo da Ronda 7 esta envolvo em grande expetativa.

Filipe Oliveira, treinador do SIR 1º de Maio ADA CJB, diz que a sua equipa ainda não entrou no rumo pretendido mas garante que o único pensamento para este duelo é voltar aos triunfos e mostrar o verdadeiro poder das marinhenses:

“O ABC UMinho tem uma equipa jovem mas muito bem orientada, que apresenta grande variabilidade na forma como interpreta as diferentes fases do jogo e sabe anular as principais armas ofensivas dos adversários. Estamos preparados, conhecemos bem a equipa do ABC UMinho e vamos para este jogo com o pensamento apenas nos três pontos. A nossa equipa ainda não ‘arrancou’ neste campeonato e contamos, neste fim-de-semana, com esta jornada dupla (este domingo contra o Alavarium Love Tiles), mostrar o nosso real valor.”

No ABC UMinho, a jovem pivô, de apenas 17 anos, Iara Saldanha antevê um duelo difícil e destaca a experiência do lado contrário e o ‘fator casa’ que pode galvanizar o oponente, no entanto, garante, o foco está em levar os três pontos para o Norte do país:

“Este fim de semana vamos defrontar o SIR 1º de Maio ADA CJB, uma equipa bastante forte a defender e determinada no ataque. Apesar do período negativo que o adversário tem atravessado, sabemos que vamos encontrar uma equipa com atletas bastante experientes que nos vão apresentar algumas dificuldades. O facto de o jogo ser em casa delas é um fator motivador para lutarem pela vitória. Contudo, conseguimos uma vitória moralizadora, temos trabalhado concentradas durante a semana para conseguir ultrapassar todas as dificuldades que o SIR 1º de Maio ADA CJB nos possa apresentar, manter este desempenho e trazer os três pontos para casa.”

CDE Gil Eanes x ARC Alpendorada Heavy OJP

Mais de um mês depois, o conjunto algarvio (9.º) que regressou esta temporada ao topo do andebol nacional, volta a competir e procura somar a segunda vitória consecutiva e terceira no total (tem duas em quatro jogos), na receção ao emblema de Alpendorada, que está na parte superior da tabela (6.º), mas chega a este jogo após três derrotas seguidas.

Sofia Osório, treinadora do CDE Gil Eanes, destaca as ausências no seu plantel e a experiência contrária, mas conta com a forças dos adeptos algarvios para continuar na rota dos triunfos:

“Nesta próxima jornada enfrentamos um adversário mais experiente, com características de jogo muito próprias. Ao nível defensivo, apresentam um sistema bastante proativo e, ao nível ofensivo, procuram constantemente os 6 metros, o que nos pode causar alguns problemas. Neste momento temos três baixas importantes no plantel (Maria Pico, Matilde Correia e Miriam Martins), o que nos obriga a reestruturar o modelo de jogo, tanto a nível defensivo como ofensivo, no entanto, procuramos mais uma vitória no nosso reduto, junto dos nossos adeptos calorosos!”

Do lado do ARC Alpendorada Heavy OJP, a treinadora Ana Carvalho alerta para a preponderância que os adeptos contrários têm na moral da equipa algarvia e realça a regularidade no calendário:

“Finalmente encontramo-nos a fazer uma série de jogos consecutivos, o que ajuda à interiorização e evolução do modelo de jogo que espero implementar na equipa. Sinto que, finalmente, conseguimos trabalhar de forma regular e consistente e isso começa a ver-se refletido também nos desempenhos nas partidas. Relativamente ao adversário que iremos encontrar no próximo jogo, sabemos que é uma equipa forte fisicamente, que assenta a sua defesa numa agressividade elevada e numa das suas figuras mais proeminentes, a guarda-redes Matilde Rosa. Com estas características, sabemos que temos de ser muito combativas a nível ofensivo e nunca esquecer as transições, onde o CDE Gil Eanes é também muito forte. Vamos jogar na casa do adversário e sabemos que isso é um ponto a ter em conta, pois esta equipa bebe muito da presença massiva do seu público no seu pavilhão. Estamos preparadas para o embate e esperamos regressar as vitórias já neste próximo sábado.”

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
7ª Jornada
26.11.2022 – 15h00 – Maiastars x Madeira SAD, andeboltv
26.11.2022 – 18h00 – SIR 1º de Maio ADA CJB x ABC UMinho, andeboltv
26.11.2022 – 18h00 – CDE Gil Eanes x ARC Alpendorada Heavy OJP, andeboltv
26.11.2022 – 18h00 – ADA São Pedro do Sul x CS Madeira, andeboltv
26.11.2022 – 18h15 – CA Leça x Colégio de Gaia Toyota, andeboltv
26.11.2022 – 21h00 – SL Benfica x Alavarium Love Tiles, BTV

Patrocinadores Institucionais