Campeonato Placard Andebol 1: Clássico no Dragão Arena marca oitava jornada

PUB

Ronda oito da maior prova nacional de clubes tem lugar, integralmente, este sábado e os olhos estão todos voltados para o FC Porto – SL Benfica que acontecerá no reduto dos azuis e brancos.

Águas Santas Milaneza – FC Gaia Empril

As hostilidades são abertas pelo frente-a-frente entre Águas Santas Milaneza e FC Gaia Empril, que se jogará na Maia, com transmissão n’A Bola TV. As equipas estão separadas por apenas dois pontos, com os maiatos no quinto lugar da tabela classificativa e os gaienses na nona posição, por isso, tem todos os ingredientes para ser um jogo bastante disputado em Águas Santas.

Ricardo Moreira, técnico maiato, realça que a sua formação não está num ciclo positivo mas mantém a ambição da vitória: “Partimos para o encontro com o FC Gaia conscientes que estamos com uma série de resultados que nos desagradam e que sentimos que não espelha o nosso real valor. Queremos dar a volta com uma vitória, contra uma equipa jovem mas equilibrada, que nos pode causar muitos problemas se não conseguirmos ser a equipa dominante no jogo. Estamos preparados para os vários sistemas defensivos que o FC Gaia domina, procuraremos ser eficazes em cada posse de bola e ter uma recuperação defensiva sólida e eficiente.”

Do lado oposto, Carlos Resende, treinador do FC Gaia Empril, elogia o adversário mas acredita na conquista dos três pontos: ”O jogo com o Águas Santas Milaneza vai ser extremamente interessante, tendo em consideração a excelente época que tem vindo a efetuar! Contudo, iremos entrar com a ambição de lutar pela vitória!”

À mesma hora, CF Os Belenenses faz a receção a ABC UMinho, no Pavilhão Acácio Rosa, e a formação de Carlos Nunes procura reduzir a diferença para o atual quarto classificado, já os bracarenses pretendem cimentar o quarto lugar. Também ADA Maia Universidade da Maia irá enfrentar o GC Santo Tirso Retrotarget, em duelo que se perspetiva ser emocionante e em que os tirsenses ainda procuram a primeira vitória na prova, frente a um conjunto maiato que quebrou o ciclo negativo na passada jornada.

FC Porto – SL Benfica

No Dragão Arena, uma das partidas mais esperadas do Campeonato Placard Andebol 1 – que opõe Dragões e Águias – num jogo que se espera muito disputado, especialmente depois da meia-final da Supertaça 2022/2023, que foi decidia após prolongamento. As duas equipas encontram-se em momentos similares, nas competições internas, apesar da derrota dos azuis e brancos na ronda inaugural os restantes jogos foram de vitória em vitória, assim como aconteceu com os encarnados. A formação de Chema Rodriguez segue no comando do Campeonato Placard Andebol 1, a par de Sporting CP e com o mesmo número de pontos; já o FC Porto parte para este embate na terceira posição, com menos dois pontos.

Leonel Fernandes, ponta esquerda dos azuis e brancos e internacional português, destacou a responsabilidade com que este jogo é encarado e deu ainda a chave para o sucesso: “Este é sempre um jogo especial, pois é um clássico, é diferente. Por tudo o que envolve, até pela atmosfera criada pelos adeptos, é um jogo diferente. A responsabilidade é maior, mas tentamos encarar este jogo como encaramos todos os outros, com vontade de ganhar e entreajuda entre todos. Neste cenário, creio que as estatísticas podem ser um pouco enganadoras. É um jogo entre duas equipas de grande qualidade e é difícil prever o vencedor. Acredito que poderemos ter mais sucesso se entrarmos unidos, com boa comunicação e foco na defesa. É uma das nossas armas e a chave para uma possível vitória. O Benfica tem uma equipa muito completa. Tem bons jogadores, tem bom jogo de pivô e bons rematadores, além de bons guarda-redes. Acredito que o segredo será aquilo que podemos controlar: boa defesa e eficácia na finalização.”

Do lado encarnado, foi Jonas Kallman, o experimente ponta esquerda a lançar o encontro e a reafirmar a ambição do SL Benfica na forma como o abordará: “Nesta época, eles [FC Porto] começaram com alguns percalços. Perderam connosco na Supertaça, depois foram derrotados na 1.ª jornada do Campeonato e na Liga dos Campeões têm tido jogos muito difíceis, mas vão jogar em casa e contra nós dão sempre tudo. Temos de jogar com a cabeça fria, e, até lá, preparar da melhor forma o encontro para podermos ganhar. Tivemos alguns dias de descanso, algo que não tínhamos há algumas semanas. Tem sido intenso, com muitos desafios e viagens e agora tivemos uma semana para preparar a partida com o FC Porto. Vai ser um jogo importante. Se queremos continuar em cima, temos de ganhar”

Poderá acompanhar este encontro no Porto Canal, pelas 16h00, deste sábado.

Uma hora mais tarde, é a vez de Marítimo Madeira Andebol SAD medir forças com a Artística de Avanca Bioria, duas formações muito próximas na tabela classificativa, embora separadas por apenas três pontos. Os avancanenses quebraram o ciclo de derrotas há duas jornadas e pretendem manter o registo positivo, já os madeirenses querem reverter o resultado obtido na última ronda [derrota frente ao FC Gaia Empril]. Também o Sporting CP recebe o Póvoa AC Bodegão CCR, no Pavilhão João Rocha, e quer manter a primeira posição do Campeonato; e no fecho da jornada, no mítico Antoine Velge, entram em campo Vitória FC e Académico de Viseu FC, numa luta que, certamente, será acérrima pela luta dos pontos da jornada.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
8ª Jornada
12.11.2022 – 15h00 – Águas Santas Milaneza x FC Gaia Empril, A Bola TV / andeboltv (em diferido)
12.11.2022 – 15h00 – CF Os Belenenses x ABC UMinho, andeboltv
12.11.2022 – 15h00 – ADA Maia Universidade da Maia x GC Santo Tirso Retrotarget, andeboltv
12.11.2022 – 16h00 – FC Porto x SL Benfica, Porto Canal / andeboltv (em diferido)
12.11.2022 – 17h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Artística de Avanca Bioria, andeboltv
12.11.2022 – 18h00 – Sporting CP x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, Sporting TV / andeboltv
12.11.2022 – 18h00 – Vitória FC x Académico de Viseu FC, andeboltv

Patrocinadores Institucionais