Campeonato Placard Andebol 1: Sporting CP com deslocação tradicionalmente difícil ao terreno do ABC UMinho

PUB

Leões procuram a manutenção da invencibilidade frente aos históricos bracarenses em jogo para acompanhar n’A Bola TV este sábado, pelas 15h00.

A jornada 9 do Campeonato Placard Andebol 1 começa na Luz, esta sexta-feira, com embate entre SL Benfica e FC Gaia Empril – duas equipas que se encontram em lugares muito opostos da prova (3º e 10º respetivamente) – e que vêm de dois resultados negativos na passada jornada (frente a FC Porto no caso das águias e Águas Santas Milaneza no lado gaiense). Por isso, perspetiva-se um duelo interessante que poderá acompanhar em direto na BTV, pelas 21h00.

Este sábado, o primeiro encontro do dia fica a cargo de Académico de Viseu FC e Marítimo Madeira Andebol SAD, emblemas que se encontram separados por oito pontos, com os madeirenses a ocupar a 4ª posição e os viseenses a 13ª, um duelo para ver na andeboltv.

ABC UMinho – Sporting CP

Um dos jogos de destaque desta semana é o embate entre bracarenses e leões, que terá lugar no emblemático Pavilhão Flávio Sá Leite, e onde a formação de Ricardo Costa quererá somar uma nova vitória para se manter como única equipa invicta no Campeonato, no entanto, do outro lado está um ABC motivado em refutar esta tentativa, especialmente após a derrota da última jornada, contra Os Belenenses.

Filipe Magalhães, timoneiro da formação de Braga, espera um encontro de alto nível mas não esconde a pretensão de obter o melhor resultado possível: “Estamos à espera de um jogo muito difícil contra um adversário que está a fazer um excelente início de temporada, com 8 vitórias em 8 jogos. Queremos voltar rapidamente às vitórias e quebrar este ciclo menos positivo da nossa parte. Adivinha-se um jogo muito competitivo e intenso, mas vamos lutar e ambicionar por um bom resultado. Contamos com os nossos adeptos para um bom espetáculo de andebol.”

Ricardo Costa, do lado leonino, realçou as mais valias do adversário mas assumiu um objetivo claro de vitória: “É uma equipa muito experiente, tem o Humberto Gomes, que é um dos guarda-redes da Seleção A, o Manuel Lima, o Vinícios Carvalho, todos são capazes de desequilibrar naquilo que é o ataque e têm pivôs muito experientes. Defendem sempre numa defesa muito aberta, principalmente nos jogos fora, e não é fácil jogarmos contra uma defesa aberta e contrariar o 1×1 que eles têm. Nós temos as nossas armas, conseguimos estudar bem o ABC, e tentar atingir aquilo que são os pontos débeis do ABC e sobressair os nossos pontos fortes.”

À mesma hora, o lanterna vermelha do Campeonato – GC Santo Tirso Retrotarget – enfrenta o Vitória FC de Luís Monteiro que vem motivado de um triunfo frente ao Académico de Viseu FC, ao passo que, os tirsenses ainda não conheceram o sabor da vitória esta época, por isso, é esperada uma boa disputa em Santo Tirso, que poderá acompanhar na andeboltv.

Artística de Avanca Bioria – Águas Santas Milaneza

Em Avanca, a equipa da casa comandada por Ljubomir Obradovic faz a receção aos pupilos de Ricardo Moreira, com as duas formações a virem de resultados diferentes – Artística de uma derrota no Funchal e Águas Santas de uma vitória caseira – o que poderá trazer alguma motivação extra. Seis pontos separam as duas equipas, que se encontram em 11º e 5º lugar, especialmente devido ao arranque complicado da Artística de Avanca na prova (onde somou 5 derrotas consecutivas).

O técnico sérvio que comanda os destinos da Artística realçou a qualidade do adversário mas demonstra ambição de vitória: “Esperamos um jogo bastante complicado contra uma equipa que está na fase de grupos da EHF European League, só esse facto demonstra a qualidade da mesma mas nós temos os nossos argumentos e em casa vamos fazer tudo por tudo para garantir a vitória e dar continuidade ao bom trabalho realizado por nós!”

Ricardo Moreira, técnico maiato, assinalou a vontade de entrar num período de grande desgaste – 9 jogos no período de um mês – de forma positiva: “As deslocações a Avanca são tradicionalmente complicadas para todas as equipas do nosso campeonato. Uma defesa muito sólida e compacta, com critério nas ações defensivas e fortes na saída para o contra-ataque, vai obrigar-nos a sermos muito criteriosos e pacientes na procura do golo, sem perdermos a criatividade que nos caracteriza. Para além disso, estamos prestes a entrar num período de 9 jogos em menos de um mês e queremos entrar nele com uma vitória bem conseguida.”

Às 19h00 dá-se o encerramento da Ronda 9, com o duelo entre Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e ADA Maia Universidade da Maia e a receção do FC Porto ao CF Os Belenenses.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
9ª Jornada
18.11.2022 – 21h00 – SL Benfica x FC Gaia Empril, BTV / andeboltv (diferido)
19.11.2022 – 14h00 – Académico de Viseu FC x Marítimo Madeira Andebol SAD, andeboltv
19.11.2022 – 15h00 – ABC UMinho x Sporting CP, A Bola TV / andeboltv (diferido)
19.11.2022 – 15h00 – GC Santo Tirso Retrotarget x Vitória FC, andeboltv
19.11.2022 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x Águas Santas Milaneza, andeboltv
19.11.2022 – 19h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x ADA Maia Universidade da Maia, andeboltv
19.11.2022 – 19h00 – FC Porto x CF Os Belenenses, Porto Canal / andeboltv (diferido)

Patrocinadores Institucionais