IHF World Championship 2023: Portugal a 60 minutos de confirmar a passagem à última fase de qualificação

PUB

Multiusos de Paredes volta a ser o palco escolhido para o derradeiro duelo com o Azerbaijão, em que a Seleção Nacional A Feminina procura somar a segunda vitória para que o Mundial do próximo ano fique mais perto.

O tempo de festejar a expressiva vitória da Seleção Nacional A Feminina no primeiro jogo do Play Off do IHF World Championship 2023 já lá vai e a equipa lusa deu continuidade ao trabalho de preparação para o derradeiro duelo com o Azerbaijão, esta sexta-feira. Agora, e mesmo com uma margem confortável para encarar a segunda mão e já com um conhecimento mais detalhado do adversário, é necessário manter os níveis de concentração no máximo, para que o desfecho da eliminatória seja o pretendido e que a inédita qualificação para o Campeonato do Mundo do próximo ano possa ficar mais perto de acontecer. O jogo final frente à congénere azeri está marcado para este sábado, às 21h00 e a transmissão em direto ficará de novo a cargo do Canal 11.

Na projeção do segundo e último jogo entre Portugal e Azerbaijão, José António Silva revela que a convocatória final ainda não está fechada e aponta para o principal objetivo nesta eliminatória, que passa por seguir em frente: “Depois do jogo de ontem, em que fizemos um bom resultado, o nosso foco mantém-se no objetivo mais importante neste momento: a vitória no Play Off. A preparação para o jogo de amanhã está, naturalmente, condicionada pela análise que já fizemos da nossa performance e noutro âmbito, pelas atletas que teremos disponíveis. De facto, neste momento temos algumas dúvidas relativamente às jogadoras a utilizar, dúvidas essas que serão desfeitas durante os treinos de hoje e amanhã de manhã.”

O Selecionador Nacional realça ainda o natural favoritismo de Portugal e insiste na questão da evolução da equipa, coletiva e individualmente, algo já habitual na forma como trabalha e planeia os destinos da Seleção Nacional: “Tentaremos fazer um bom jogo, sem oscilações no seu decurso, pelo que é decisivo que mantenhamos a intensidade e concentração durante os 60 minutos. Como é óbvio, neste momento somos favoritos à vitória no jogo e no Play Off, não só porque estamos bem preparados, mas também porque o nosso adversário denotou alguns problemas que não tinha sido possível antecipar. O mais importante para a nossa equipa é manter a disciplina e o rigor que nos tem caracterizado na competição, para que, para além de obtermos a vitória no Play Off, este jogo seja mais uma oportunidade para fazer evoluir a equipa e as nossas atletas.”

As acreditações para o segundo jogo com a seleção azeri estão abertas, e pode aceder AQUIA entrada é livre.

IHF World Championship 2023 – Play Off
Calendário 
03.11.2022 – 19h30 – Azerbaijão x Portugal, 19-32 (5-16)
05.11.2022 – 21h00 – Portugal x Azerbaijão, Canal 11

IHF World Championship 2023: As nove seleções que ultrapassarem esta eliminatória seguirão para a Fase 2 da Qualificação Europeia, onde se juntarão a 10 das 16 equipas que participaram no Europeu de 2022, mais a Chéquia. No total, o IHF World Championship 2023 – marcado para novembro e dezembro do próximo ano – contará com a participação de 16 equipas europeias: os co-anfitriões Noruega (atual campeã em título), Suécia e Dinamarca; as três melhores equipas do EHF EURO 2022 e as 10 vencedoras da Fase 2 da Qualificação Europeia.

Patrocinadores Institucionais