IHF World Championship 2023: Portugal e Azerbaijão, um confronto com história

PUB

Lusas e Azeris realizaram oito jogos oficiais entre 1996 e 2012, traduzidos em cinco vitórias e três derrotas para Portugal.

Os primeiros jogos oficiais de que há memória, entre Portugal e Azerbaijão, aconteceram na Pré-Qualificação para o Campeonato da Europa de 1996. As duas seleções, juntamente com a antiga Jugoslávia e a Bélgica, compunham o Grupo E de acesso à grande competição europeia que viria a realizar-se na Dinamarca e o desfecho não foi favorável, quer na ambições lusas de chegar ao Europeu, quer no próprio confronto direto com a equipa azeri. O cenário foram duas derrotas, a primeira a 11 de dezembro de 1995, por 28-20 (12-7 ao intervalo) e seis dias mais tarde, por 22-27 (7-12 ao intervalo), em Serpa.

José António Silva, que nos dias de hoje lidera os destinos da Seleção Nacional A Feminina, ocupava o cargo de treinador adjunto nesta altura.

O panorama mudou nos anos seguintes. Na Qualificação europeia para o Mundial de 2005, Portugal e Azerbaijão ficaram ambos colocados no Grupo 1, composto por seis equipas em que o formato era apenas de um jogo único entre todos. A Seleção Nacional venceu o grupo de forma invicta, com cinco vitórias no mesmo número de jogos realizados, e frente à congénere azeri – que se assumia como a seleção com maior probabilidade de seguir em frente a par das lusas – o marcador registou 22-25, numa deslocação a Baku, a 24 de novembro de 2004.

Precisamente um ano depois, as duas nações voltaram a encontrar-se, desta vez no Grupo 2 da Qualificação para o Europeu de 2006, novamente composto por seis equipas com o mesmo formato de jogo único entre todos. A 27 de novembro de 2005, mas desta vez na cidade algarvia de Lagos, Portugal voltou a ser feliz e confirmou um triunfo por 27-32 (14-17 ao intervalo), que valeu o segundo lugar do grupo e a respetiva passagem ao play-off de acesso à grande competição. No seguimento, a Croácia acabou com o sonho de Portugal em chegar ao Campeonato da Europa do ano seguinte, que decorreu na Suécia.

A 2 de dezembro de 2006, no Grupo 1 da Qualificação europeia para o Campeonato do Mundo do ano seguinte – que decorreu em França – a Seleção Nacional A Feminina teve novo encontro com a já conhecida equipa do Azerbaijão, em jogo disputado na Roménia, que Portugal venceu por uns claros 34-24 (15-12 ao intervalo). Este confronto aconteceu numa altura de transição das duas seleções, em que, por um lado, o andebol feminino de Portugal começava a ganhar um pouco mais expressão e, em sentido inverso, o andebol azeri apresentava um declínio visível, refletido nos resultados obtidos nos anos seguintes, antes de se voltar a erguer, mais tarde.

Nesta qualificação, Portugal terminou em 2.º lugar do Grupo 1, atrás da Roménia.

Seguiu-se a Qualificação para o Europeu de 2008, em que Portugal fez história ao vencer a Polónia no play-off e marcar presença entre a elite das melhores 16 seleções, na grande competição que decorreu na então República da Macedónia. Antes dessa eliminatória final com a equipa polaca, foi necessário ultrapassar o Grupo 2 de Qualificação, em que um dos quatro adversários foi… o Azerbaijão. No dia 28 de novembro de 2007, em Michalovce, na Eslováquia, o triunfo da formação das Quinas foi inquestionável, por 34-25 (13-11 ao intervalo), em jogo em que Alexandrina Barbosa assinou uns expressivos 11 golos.

Foi preciso esperar cinco anos para assistirmos a um novo confronto entre Portugal e Azerbaijão, a contar para a Qualificação europeia para o Mundial de 2013, mas desta vez com sabor amargo. Lusas e Azeris estavam colocadas no Grupo 4, juntamente com a Turquia – no único grupo composto por apenas três nações – e depois de uma vitória de Portugal contra a equipa turca na estreia, o segundo jogo resultou em derrota com o Azerbaijão (21 de novembro de 2012), por 27-23 (17-13 ao intervalo), em Baku, apesar dos oito golos apontados por Vera Lopes.

Uma semana mais tarde, a desforra traduziu-se em vitória portuguesa por 31-26 (15-11), numa clara reação de revolta, em que Ana Seabra foi a melhor marcadora, com sete golos marcados. O jogo decorreu no Pavilhão Municipal da Torre da Marinha, no Seixal, a 28 de novembro de 2012. As contas da qualificação ficaram fechadas, quando a Turquia levou a melhor sobre Portugal no derradeiro duelo e confirmou o primeiro lugar do Grupo 4 e a respetiva passagem ao play-off.

Várias jogadoras que, nos próximos dias 3 e 5 de novembro vão disputar o play-off com o Azerbaijão, em Paredes, estiveram presentes nesta qualificação em 2012, tais como Mariana Lopes, Maria Pereira, Soraia Lopes, Isabel Góis e Patrícia Rodrigues – bem como a capitã Bebiana Sabino, que se encontra indisponível devido a lesão.

As acreditações para os dois jogos com a seleção azeri estão abertas, e pode aceder AQUIA entrada é livre.

IHF World Championship 2023 – Play Off
Calendário 
03.11.2022 – 19h30 – Azerbaijão x Portugal, Canal 11
05.11.2022 – 21h00 – Portugal x Azerbaijão, Canal 11

IHF World Championship 2023: As nove seleções que ultrapassarem esta eliminatória seguirão para a Fase 2 da Qualificação Europeia, onde se juntarão a 10 das 16 equipas que participaram no Europeu de 2022, mais a Chéquia. No total, o IHF World Championship 2023 – marcado para novembro e dezembro do próximo ano – contará com a participação de 16 equipas europeias: os co-anfitriões Noruega (atual campeã em título), Suécia e Dinamarca; as três melhores equipas do EHF EURO 2022 e as 10 vencedoras da Fase 2 da Qualificação Europeia.

Patrocinadores Institucionais