IHF World Championship 2023: Roménia é o último obstáculo antes do Mundial

PUB

Sorteio decorreu este sábado em Ljubljana, capital da Eslovénia, e ditou o adversário de Portugal no derradeiro Play-Off rumo ao Mundial 2023; A equipa romena terminou em 12.º lugar no presente Women’s EHF Euro 2022.

Quase cinco anos depois, Portugal e Roménia vão voltar a encontrar-se em jogos oficiais e, desta feita, está um lugar no próximo Campeonato do Mundo 2023 em jogo. Após ter ultrapassado a congénere do Azerbaijão, na Ronda 1 de Qualificação, a Seleção Nacional esperava pelo sorteio deste sábado, para saber qual seria o último adversário na caminhada rumo a uma inédita presença em Mundiais. O desfecho possível do sorteio era uma das últimas dez classificadas do Women’s EHF Euro 2022, que se encaminha para a reta final. Dos possíveis adversários, a Roménia – 12.ª classificada em 16 equipas no presente Europeu – foi a sorteada e os dois duelos irão acontecer a 7/8 de abril (primeira mão) e a 11/12 do mesmo mês (segunda mão), do próximo ano.

Numa primeira reação ao sorteio, o Selecionador Nacional, José António Silva, refere que as dificuldades desta última eliminatória de qualificação seriam grandes, tendo em conta a qualidade dos adversários possíveis em sorteio, e alerta para uma seleção da Roménia com argumentos fortes, apesar do 12.º lugar obtido no Women’s EHF Euro 2022. O líder da equipa lusa, mantém viva a esperança de atingir o feito histórico de chegar ao Mundial de 2023 e apela à “colaboração de todos” na preparação da derradeira batalha contra as romenas:

“Sabíamos à partida que, independentemente do adversário que nos calhasse, teríamos sempre uma tarefa complicada no próximo Play-Off. Para quem tem acompanhado o Campeonato da Europa [que está a decorrer na Eslovénia, Macedónia do Norte e Montenegro] é fácil constatar que todas as equipas jogam a um nível elevadíssimo e possuem argumentos que as colocam como favoritas em qualquer dos jogos do próximo Play-Off. No que diz respeito à Roménia em concreto, e analisando os resultados que elas obtiveram na referida prova, verificámos que apesar de não terem chegado às Meias Finais, fizeram, na maior parte dos jogos, partidas muito equilibradas mesmo com adversários que ficaram nos primeiros lugares na classificação. A acrescer a este facto, têm a vantagem de beneficiar de um elevado ritmo competitivo, que esta competição lhes proporcionou. Pela nossa parte esperamos contar com a colaboração de todos na preparação para esta difícil tarefa, temos a convicção de que podemos fazer uma boa participação e acalentamos a esperança de obter o apuramento para o Campeonato do Mundo.”

A última vez que as duas seleções se defrontaram aconteceu na Ronda 2 de Qualificação para o Campeonato da Europa de 2018. No Grupo 4, em que Portugal teve ainda como adversários a Áustria e a Rússia, a Seleção Nacional perdeu os jogos contra as romenas, o primeiro por 16-32 (1 de outubro de 2017, no Luso) e o segundo por 32-28 (3 de junho de 2018, em Buzau). No confronto direto, Portugal nunca conseguiu vencer a Roménia, uma seleção habituada a estar nas fases finais das grandes competições – e que já se sagrou campeã do Mundo, em 1962, vice-campeã em 1973 e 2005 e medalha de bronze em 2015. Cinco anos antes, a seleção do sudeste europeu havia garantido uma medalha de bronze no Europeu de 2010.

IHF World Championship 2023
Qualificação Europeia – Play-Off 2
Turquia x Sérvia
Roménia x PORTUGAL
Islândia x Hungria
Polónia x Kosovo
Itália x Eslovénia
Alemanha x Grécia
Suiça x Chéquia
Áustria x Espanha
Macedónia do Norte x Ucrânia
Eslováquia x Croácia

No total, o IHF World Championship 2023 – marcado para novembro e dezembro do próximo ano – contará com a participação de 16 equipas europeias: os co-anfitriões Noruega (atual campeã em título), Suécia e Dinamarca; as três melhores equipas do EHF EURO 2022 e as 10 vencedoras do Play Off 2 da Qualificação Europeia.

Patrocinadores Institucionais