IHF World Championship 2023: Sentimento de confiança na antecâmara do duelo com o Azerbaijão

PUB

Primeira mão do Play Off do Campeonato do Mundo do próximo ano frente à seleção azeri está agendado para esta quinta-feira, em Paredes e terá transmissão em direto no Canal 11.

O Multiusos de Paredes está pronto para voltar a acolher a Seleção Nacional A Feminina no trajeto ambicioso rumo ao IHF World Championship 2023, esta quinta-feira. Pelas 19h30 a buzina vai soar para o arranque do primeiro de dois jogos de Portugal contra o Azerbaijão, referentes ao Play Off do Mundial do próximo ano, objetivo que a comitiva lusa pretende alcançar pela primeira vez na história. Depois de quatro dias de trabalho em Lamego e outros tantos em Paredes, a contagem decrescente está quase a terminar e a estratégia está delineada. “Todas as jogadoras que estão em estágio encontram-se aptas e creio que ao longo destes dias de trabalho conseguimos abordar e preparar todos os aspetos que serão decisivos na competição.” – palavras de José António Silva.

Em antevisão ao duelo n.º 1 contra a congénere azeri, José António Silva diz que o único objetivo passa por entrar a vencer no Play Off e revela algum conhecimento do adversário, antecipando, no entanto, eventuais surpresas: “A informação que temos permite-nos concluir que temos pela frente uma equipa com um andebol que assenta numa defesa 6:0 e com ataque muito sistematizado, no qual as jogadoras de 1ª linha têm um papel decisivo. Como referido, a equipa adversária é constituída por atletas muito experientes e que domina os vários momentos e fases do jogo. Procuramos, como sempre, obter o máximo de informação acerca do nosso adversário, mas desta vez essa tarefa foi muito complicada, existindo algumas jogadoras adversárias acerca das quais não temos um conhecimento tão profundo como gostaríamos, pelo que admitimos a possibilidade de acontecer algo que não conseguimos antecipar.”

Contra Espanha e Eslováquia, no passado Women’s EHF Euro 2022 Qualifiers, a Seleção Nacional contou com um apoio extraordinário no Multiusos de Paredes e é esse o cenário que o Selecionador Nacional espera encontrar nestes próximos duelos, convidando todos a marcar presença. A cerca de 24 horas do jogo, Portugal tem as armas prontas para agir e reagir: “Independentemente daquilo que o adversário fizer, o principal foco da nossa equipa é com a nossa forma de jogar e entendo que neste momento estamos preparados para encontrar soluções para os problemas que certamente irão surgir. A nossa expetativa é que consigamos obter uma vitória no primeiro jogo que nos coloque no caminho da vitória neste Play-Off, contando para isso com o apoio de todos e com um pavilhão cheio de um público entusiasta que nos ajude a superar eventuais dificuldades.” – finalizou.

A formação do Azerbaijão, que chegou de viagem esta quarta-feira a Paredes, apresenta-se com um plantel mais experiente em relação ao de Portugal, que conta com várias atletas que, habitualmente integram as seleções jovens e que, fruto da qualidade e margem de progressão, começam a ganhar espaço na equipa principal. Patrícia Lima, central e sub-capitã lusa, faz parte do lote de responsáveis em facilitar essa mesma integração: “As atletas novas estão a integrar-se bastante bem no grupo, desde o início que entraram facilmente na dinâmica da equipa e conseguiram adaptar-se. As jogadoras mais experientes têm sempre um papel crucial na chegada de novas atletas e acho que no nosso grupo é notório as facilidades criadas e o espírito de entre-ajuda.”

As acreditações para os dois jogos com a seleção azeri estão abertas, e pode aceder AQUIA entrada é livre.

IHF World Championship 2023 – Play Off
Calendário 
03.11.2022 – 19h30 – Azerbaijão x Portugal, Canal 11
05.11.2022 – 21h00 – Portugal x Azerbaijão, Canal 11

IHF World Championship 2023: As nove seleções que ultrapassarem esta eliminatória seguirão para a Fase 2 da Qualificação Europeia, onde se juntarão a 10 das 16 equipas que participaram no Europeu de 2022, mais a Chéquia. No total, o IHF World Championship 2023 – marcado para novembro e dezembro do próximo ano – contará com a participação de 16 equipas europeias: os co-anfitriões Noruega (atual campeã em título), Suécia e Dinamarca; as três melhores equipas do EHF EURO 2022 e as 10 vencedoras da Fase 2 da Qualificação Europeia.

Patrocinadores Institucionais