WEch Wheelchair Handball: Duelos com Países Baixos e Roménia em dia de estreia

PUB

Portugal estreia-se esta sexta-feira no Campeonato Mundial e Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas com os dois primeiros jogos da Ronda Preliminar, que podem valer o ambicionado primeiro lugar do Grupo B.

Às 10h00 desta sexta-feira, a Seleção Nacional de Andebol em Cadeira Rodas entra em campo para realizar o primeiro jogo no World and European Wheelchair Handball Championship 2022, contra a congénere dos Países Baixos e, quatro horas mais tarde, tem duelo marcado com a Roménia. Os dois jogos são referentes às primeiras jornadas da Ronda Preliminar, que Portugal vai disputar, na íntegra, no Pavilhão Desportivo dos Pousos e, em caso de terminar o Dia 1 só com vitórias, poderá garantir de forma automática o primeiro lugar do Grupo B, que dá entrada direta nas Meias Finais da competição.

Danilo Ferreira acredita que Portugal está preparado para a competição, fruto do longo trabalho que tem vindo a realizar aos longo dos anos com os seus jogadores e lamenta ainda a ausência de dois atletas que inicialmente integravam a convocatória e que foram forçados a abandonar o estágio devido a lesão:

“Primeiro gostaria de endereçar um abraço especial a dois dos nossos atletas, Etelvina [Vieira] e Marco [Francisco], que não poderão dar o seu contributo como estava previsto, mas o desporto é assim e por vezes aparecem situações inesperadas. Nos próximos momentos certamente estarão connosco. Em jeito de resumo destes dias de trabalho que fizemos, penso que conseguimos cumprir os objetivos que tínhamos delineado, que era consolidar e trabalhar os conceitos que, ao longo destes anos, temos vindo a aperfeiçoar para que possamos ser cada vez melhores.” – afirmou o Selecionador Nacional.

O primeiro adversário na prova, os Países Baixos (sexta-feira – 10h00) está estudado e o líder da equipa lusa sabe como fazer frente aos neerlandeses para que a tão importante primeira vitória seja uma realidade:

“Nós conhecemos a seleção dos Países Baixos, sabemos que tem atletas grandes, que defende um 6:0 muito fechado, que não gosta muito de recuperar, como são pesados têm alguma dificuldade nas transições, sejam ofensivas, sejam defensivas. Por isso, vamos ter marcar um ritmo elevado de jogo, e se conseguirmos, podemos começar a resolver os nossos problemas. É sempre importante obter uma vitória no primeiro jogo neste tipo de competições, portanto, vamos fazer por isso e que Portugal entre a vencer.” – referiu.

No que toca aos adversários seguintes de Portugal na Ronda Preliminar, Roménia (sexta-feira – 14h00) e Índia (sábado – 12h00), Danilo Ferreira admite que existe alguma falta de conhecimento. O objetivo da Seleção Nacional passa por terminar esta primeira fase em primeiro do Grupo B, que dá acesso direto às Meias Finais, e que até pode ser alcançado logo no Dia 1 de competição, caso Portugal vença os dois jogos iniciais e a Índia perca um deles:

“Sobre a Roménia sabemos pouco, só tivemos possibilidade de observá-los em jogo no último torneio na Croácia e não sabemos como é que estão. Quanto à Índia, nunca vimos qualquer jogo, portanto, temos aqui um desafio que é tentar acompanhar o primeiro jogo deles nesta competição, para depois analisarmos ao detalhe o jogo, aquilo que são capazes de fazer em campo e as suas lacunas, para que fiquemos perto de terminar esta fase em pleno.”

O processo de pedido de acreditações está aberto, e pode aceder AQUIA entrada é livre.

2022 World and European Wheelchair Handball Championship
Calendário (Grupo B) – Ronda Preliminar
18.11.2022 – 10h00 – Portugal x Países Baixos, andeboltv
18.11.2022 – 14h00 – Roménia x Portugal, andeboltv
19.11.2022 – 12h00 – Portugal x Índia, andeboltv

Todos os jogos serão transmitidos em direto na EHFtv.

Recorde-se que a primeira edição do Campeonato Mundial e Europeu 2022, onde Portugal terá o prazer e responsabilidade de jogar em casa, perante o seu público, irá decorrer em Leiria, entre os dias 18 e 20 de novembro. A Seleção Nacional, orientada por Danilo Ferreira, venceu quatro medalhas nas edições passadas de Campeonatos da Europa: um Ouro (2018) e três Pratas (2015, 2016 e 2019).

Patrocinadores Institucionais