WEch Wheelchair Handball: João Jerónimo é o espelho da confiança lusa a poucos dias do início da competição

PUB

Capitão da Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas assume que o estatuto internacional da equipa portuguesa pode fazer a diferença no Campeonato Mundial e Europeu da categoria, que arranca esta sexta-feira.

Por estes dias, os Pavilhões do Lis e dos Pousos, em Leiria, estão praticamente decorados e preparados para receber a primeira edição do Campeonato Mundial e Europeu de Andebol em Cadeira de Rodas, naquela que é uma inédita edição conjunta de Federação Internacional de Andebol (IHF), Federação Europeia de Andebol (EHF) e Federação de Andebol de Portugal e que está prestes a começar: dia 18 de novembro, Portugal e Países Baixos realizam o jogo de estreia da competição, às 10h00.

A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas já se encontra em estágio para ultimar os preparativos para uma participação envolta em muita expectativa e, esta quarta-feira, realizou a primeira sessão de treino, no Pavilhão Desportivo dos Pousos, que será palco dos três embates da equipa lusa na Ronda Preliminar. João Jerónimo, capitão de equipa, é o espelho da confiança e motivação portuguesa e salienta, não só o facto de Portugal já ter começado há vários anos, a preparar da melhor forma possível esta prova, como também o único pensamento que persiste no grupo de trabalho: vencer.

“Já vimos a preparar esta competição há alguns anos e a equipa está bastante motivada, empenhada e ansiosos que comece. Acima de tudo, estamos focados no nosso objetivo que temos traçado e bem delineado. Já conhecemos um bocadinho também as outras equipas, como é que jogam ou não jogam mas, fundamentalmente, o resumo que eu posso fazer do início deste estágio é que, com o número de estágios que tivemos, conseguimos delinear muito bem o que nós queremos fazer e isso nota-se ao longo do tempo na preparação. Estamos prontos para dar o nosso melhor, acredito que estamos à altura e vamos encarar uma etapa de cada vez. Primeiro é o jogo com os Países Baixos, em que o objetivo é vencer para iniciarmos bem este Campeonato Mundial e Europeu e só depois iremos pensar no jogo seguinte, que é contra a Roménia.” – afirmou o resiliente atleta de 35 anos, amputado desde os 15 anos de idade e orgulhosamente enverga a braçadeira de capitão da equipa portuguesa.

A poucos dias do início do inédito Campeonato Mundial e Europeu 2022, onde Portugal terá o prazer e responsabilidade de jogar em casa, perante o seu público, em Leiria, o estatuto da Seleção Nacional tem igualmente um peso grande na forma de encarar esta competição, não só do lado luso, como das outras oito nações em prova. A Seleção Nacional, orientada por Danilo Ferreira, recorde-se, venceu quatro medalhas nas edições passadas de Campeonatos da Europa: um Ouro (2018) e três Pratas (2015, 2016 e 2019). Há quatro anos, a inesquecível medalha de ouro foi alcançada, precisamente, na cidade de Leiria, um cenário que João Jerónimo deseja que se repita, com a garantia de que todos os jogadores lusos vão lutar pela glória até ao último segundo.

“O estatuto que Portugal tem, e principalmente em casa como se viu em 2018, poderá fazer toda a diferença e nós contamos que o público seja realmente, neste caso – não o oitavo – mas o sétimo jogador, porque vamos jogar no formato 6×6. Acreditamos que isso poderá ser uma alavanca muito importante para nos poder ajudar a alcançar a vitória. O acumular deste trabalho todo e dos muitos estágios, é possível devido ao trabalho que a Federação de Andebol de Portugal tem vindo a fazer e que nós agradecemos imenso. Todas as condições têm vindo a melhorar ao longo dos anos. Não digo que sintamos pressão exterior, pelo facto de não conseguirmos corresponder, porque eu acredito que, independentemente dos resultados, iremos deixar tudo em campo.” – referiu.

O processo de pedido de acreditações está aberto, e pode aceder AQUIA entrada é livre.

2022 World and European Wheelchair Handball Championship
Calendário (Grupo B) – Ronda Preliminar
18.11.2022 – 10h00 – Portugal x Países Baixos, EHFtv
18.11.2022 – 14h00 – Roménia x Portugal, EHFtv
19.11.2022 – 12h00 – Portugal x Índia, EHFtv

Todos os jogos serão transmitidos em direto na EHFtv.

Patrocinadores Institucionais