WEch Wheelchair Handball: Portugal vence primeira batalha em Leiria

PUB

Começou, esta manhã, a participação da Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas, no Campeonato do Mundo e da Europa, a ter lugar em Leiria, de 18 a 20 de novembro, com uma estreia de sonho.

Portugal começou com bola e foi mesmo Ricardo Queirós a inaugurar o marcador no encontro frente aos Países Baixos, colocando os lusos na dianteira desde cedo. Seguiram-se momentos de algum nervosismo de parte a parte, que se traduziram em falhas e algumas hesitações, acabando por o encontro ser desbloqueado perto dos cinco minutos, com um golo dos Países Baixos mas, a formação de Danilo Ferreira saiu imediatamente na resposta e bastou um minuto para conquistar três golos à maior (4-1). O que levou o adversário a pedir o seu primeiro time-out mas, quem acabou por sair melhor da paragem de tempo, foi Portugal, com novo parcial, desta feita de 3-0, ao qual os Países Baixos não tardaram a reagir mas com pouca força, com o resultado a ser dilatado na saída para o descanso.

Intervalo: 9-3

Na entrada para o segundo tempo, foram os neerlandeses a entrar a marcar mas os lusos responderam de imediato, com cinco golos, o que se traduziu em dez golos à maior. Mas os Países Baixos não deram o jogo como perdido e iniciaram alguma recuperação, chegando aos sete golos marcados, com 10 minutos decorridos na segunda parte. Mais tarde, os neerlandeses voltaram a reduzir, mas Portugal ampliou novamente, chegando a uma vantagem bastante confortável no final dos 40 minutos. Iderlindo Gomes foi o melhor marcador do encontro com 7 golos.

Resultado Final: 20-10
MVP: Iderlindo Gomes

Danilo Ferreira, técnico da formação lusa, mostrou-se satisfeito com o resultado: “Não foi um jogo ao nível do que podemos apresentar, normalmente nas competições o nosso primeiro jogo corre sempre desta forma, agora não podíamos pedir melhor, começar com uma vitória por 10 golos contra os Países Baixos. Vamos ver como corre o segundo jogo.”

2022 World and European Wheelchair Handball Championship
Calendário (Grupo B) – Ronda Preliminar
18.11.2022 – 10h00 – Portugal x Países Baixos, 20-10 (9-3)
18.11.2022 – 14h00 – Roménia x Portugal, andeboltv
19.11.2022 – 12h00 – Portugal x Índia, andeboltv

Todos os jogos serão transmitidos em direto na EHFtv.

Recorde-se que a primeira edição do Campeonato Mundial e Europeu 2022, onde Portugal terá o prazer e responsabilidade de jogar em casa, perante o seu público, irá decorrer em Leiria, entre os dias 18 e 20 de novembro. A Seleção Nacional, orientada por Danilo Ferreira, venceu quatro medalhas nas edições passadas de Campeonatos da Europa: um Ouro (2018) e três Pratas (2015, 2016 e 2019).

Patrocinadores Institucionais