O andebol na escola tem tido um incremento extraordinário no último ano em resultado da implementação do projeto complementar Andebol4Kids e da realização de inúmeras ações de formação para professores, ambos em parceria com o Desporto Escolar.
O ano letivo 2021/2022 foi o ano zero na implementação do Andebol4Kids, que registou a participação de 128 escolas e mais de 13.000 alunos dos 5.º e 6.ºs anos, envolvidos em Festands e Torneios no âmbito da própria escola. Este êxito inicial muito se deveu à realização de dezenas de ações de formação para professores de educação física, que abrangeu mais de 1.500 professores.
No segundo ano de implementação do projeto a Federação de Andebol de Portugal apresenta dois documentos de apoio, um sobre as regras do Andebol4Kids, outro sobre as diferentes fases para o ensino do andebol na escola, utilizando o jogo 4×4 como modelo privilegiado para a sua aprendizagem pelos alunos. Poderá consultar ambos os documentos no final desta notícia.
Paulo Sá, diretor técnico nacional, refere que “este é mais um contributo da Federação de Andebol de Portugal para a consolidação do andebol nas escolas, com mais alunos a praticar e com professores mais competentes a ensinar, podemos ter uma melhor afirmação da modalidade. Os documentos agora apresentados são um instrumento facilitador de todo o processo, fornecemos as regras de forma simples e clara e apresentamos a nossa perspetiva sobre o ensino da modalidade de uma forma simplificada que possa ser percetível por todos”.
Acrescenta ainda que “estes documentos servem também para o andebol no âmbito federado, pois são uma excelente base quer para a organização de pequenos encontros nas fases iniciais de jogo, assim como de base para o ensino do jogo no clube, pelo que a sua utilização pelos clubes também é importante”.
Este investimento da Federação de Andebol de Portugal tem de ter um retorno para os clubes, está nas mãos deles aproximarem-se às escolas e, através do projeto Andebol4Kids, conseguirem potenciar a captação de atletas e a relação com a escola, que é onde se encontra o futuro da modalidade.
No ano letivo 2022/2023 o projeto Andebol4Kids, já com inscrições abertas no âmbito do Desporto Escolar, aumenta a sua implementação, além do 2º ciclo, também para o 3º ciclo de escolaridade, pelo que será uma atividade a realizar dos 10 aos 14 anos.