Campeonato 1ª Divisão Feminina: Três duelos agendados em fim de semana europeu

PUB

Ronda 8 joga-se na Marinha Grande, Madeira e Alpendorada e os restantes três jogos foram adiados para o próximo ano devido à participação das quatro equipas lusas na EHF European Cup.

Este sábado regressa o Campeonato 1ª Divisão Feminina mas apenas com três jogos agendados: o SIR 1º de Maio ADA CJB recebe o Maiastars, o CDE Gil Eanes vai até ao Funchal defrontar o CS Madeira e o ARC Alpendorada Heavy OJP mede forças com o ABC UMinho, em casa. Os restantes três duelos da 8.ª jornada foram adiados e apenas irão disputar-se no início do próximo ano, devido à participação de SL Benfica, Madeira SAD, ADA São Pedro do Sul e Alavarium Love Tiles na Ronda 3 da EHF European Cup, este fim de semana.

Na Marinha Grande, o SIR 1º de Maio ADA CJB (6º) procura dar continuidade ao bom momento de forma mais recente, e somar a terceira vitória consecutiva na principal prova feminina de clubes, frente ao perseguidor direto na tabela, o Maiastars (7º) que, em sentido inverso, vem de duas derrotas seguidas e quer reverter o rumo dos acontecimentos. Este será o segundo embate entre as duas equipas no espaço de três dias, uma vez que esta quinta-feira, as marinhenses eliminaram as maiatas da Taça de Portugal.

Outro dos jogos envolto em grande expectativa é o embate entre ARC Alpendorada Heavy OJP (5º) e ABC UMinho (11º). O penúltimo lugar ocupado pelas minhotas não reflete o desempenho da equipa neste arranque de temporada e apenas se justifica pelo número de jogos realizados: tem apenas quatro e é a equipa com menos jogos disputados, nesta altura, traduzidos em duas vitórias e duas derrotas. Já o emblema de Alpendorada tem a vantagem de jogar em casa e a moral em cima após ter colocado um ponto final a uma série de três derrotas consecutivas, procurando escalar na tabela. Um dado relevante é o facto de que o ARC Alpendorada Heavy OJP foi afastado, esta quinta-feira, da Taça de Portugal pelo CA Leça, em jogo que necessitou de prolongamento para ser decidido.

CS Madeira x CDE Gil Eanes

No Funchal, irão defrontar-se duas equipas que se encontram na metade de baixo da tabela e detém os mesmos nove pontos. O CS Madeira, no entanto, tem mais um jogo realizado do que o emblema algarvio do CDE Gil Eanes e, curiosamente, ambos chegam a este duelo após derrota. Os dois emblemas ganharam um ‘extra’ de moral a poucos dias deste duelo, uma vez que seguiram em frente na Taça de Portugal: as algarvias derrotaram o ACD Monte, enquanto que as insulares deixaram pelo caminho o Colégio de Gaia Toyota.

Marco Freitas, treinador do CS Madeira, considera que em campo estarão duas equipas com valores semelhantes e que não há espaço para relaxamentos, caso a a equipa queira conquistar os três preciosos pontos: “Um jogo entre equipas do mesmo ‘campeonato’ e que qualquer ponto conquistado é uma ajuda para poderem concretizar os seus objectivos. Iremos defrontar uma equipa muito jovem, com imenso talento e que não poderemos relaxar se quisermos conquistar o máximo dos pontos.”

Do outro lado, Sofia Osório salienta os principais recursos do adversário e admite que é necessário corrigir alguns aspetos quer na defesa, quer no ataque, que condicionaram o desempenho da equipa na última jornada: “O CS Madeira tem uma equipa muito experiente, com três atletas fundamentais para a implementação do seu modelo de jogo (Claudia Aguiar, Catarina Ascensão e Ana Correia). A equipa insular baseia-se numa defesa bastante agressiva no espaço e procuram constantemente o contra ataque direto e transições ofensivas, assim vamos procurar contrariar o pontos fortes do nosso adversário. Nesta deslocação difícil procuraremos retificar também alguns problemas que tivemos na jornada transata, tais como, uma consistência defensiva e diminuir os ataques com falhas técnicas.”

O jogo entre CS Madeira e CDE Gil Eanes conta com transmissão em direto na andeboltv, a partir das 17h00 deste sábado.

Calendário – Campeonato 1ª Divisão Feminina
8ª Jornada
03.12.2022 – 17h00 – SIR 1º de Maio ADA CJB x Maiastars, andeboltv
03.12.2022 – 17h00 – CS Madeira x CDE Gil Eanes, andeboltv
03.12.2022 – 21h15 – ARC Alpendorada Heavy OJP x ABC UMinho, andeboltv
21.01.2022 – 19h30 – Colégio de Gaia Toyota x ADA São Pedro do Sul, andeboltv
26.01.2022 – 21h30 – Alavarium Love Tiles x CA Leça, andeboltv
25.02.2022 – 17h00 – Madeira SAD x SL Benfica, andeboltv

Patrocinadores Institucionais