Campeonato Placard Andebol 1: Dérbi lisboeta termina em empate

PUB

Águias e Leões dividiram pontos à 12.ª Jornada; ADA Maia Univerisdade da Maia conquistou dois pontos na receção ao CF Os Belenenses.

Arrancou, em três pavilhões em simultâneo, a Ronda 12 do Campeonato Placard Andebol 1, com o Vitória FC a tentar surpreender os Campeões Nacionais – FC Porto – chegando mesmo ao intervalo na frente (16-15). No segundo tempo, os dragões acabaram por conquistar quatro golos de vantagem e, apesar das investidas sadinas, o FC Porto saiu vencedor por 27-30. Jan Kleineidam com oito golos foi o melhor marcador do encontro, seguido de Pedro Valdés com seis.

À mesma hora, mas no norte do país foi a vez do ADA Maia Universidade da Maia conquistar dois pontos na receção ao CF Os Belenenses. Os maiatos entraram bem no encontro mas ao intervalo as equipas recolheram empatadas a 10. No segundo tempo, o Municipal da Maia assistiu a um jogo eletrizante, com várias trocas na liderança mas, no final, terminou tudo empatado a 21. João Carvalho com sete golos e Tomás Ferreira com cinco foram os melhores marcadores do encontro.

SL Benfica – Sporting CP

O Pavilhão da Luz foi palco do dérbi lisboeta entre SL Benfica e Sporting CP, onde o primeiro a marcar foi Martim Costa, após um ataque desperdiçado para cada lado. O empate surgiu através de Ander Izquierdo e, de seguida, Demis Grigoras teve oportunidade de dar a primeira liderança às Águias, mas Leo Maciel negou o golo ao lateral romeno. O guardião dos verde e brancos teve uma boa entrada no encontro mas, do outro lado, também Sergey Hernandez se mostrou presente ao negar o golo – e ainda o ressalto – a Salvador Salvador, chamado a converter um livre de 7 metros. Além dos guarda-redes, quem ia assumindo protagonismo nos minutos iniciais do encontro era Ander Izquierdo, o central espanhol fez o seu quarto golo (4-2) à passagem do minuto seis.

Martim Costa conseguiu reduzir a diferença, tirando proveito de um período de superioridade numérica, mas os encarnados reagiram e, com 12 minutos decorridos, o marcador continuava a marcar a mesma distância (6-4). Francisco Costa não tremeu frente a Sergey Hernandez da marca de castigo máximo, um momento que antecedeu mais de seis minutos sem qualquer golo, com novo destaque para os guardiões e para as emoções que se viviam na Luz, ao nível que caracteriza um clássico.

Francisco Costa acabou por fazer o sexto golo dos Leões e devolver a igualdade ao marcador, mas nova investida dos encarnados fez com que Ole Rahmel assinasse o 8-6, obrigando Ricardo Costa a solicitar o seu primeiro time-out, com 20 minutos decorridos. Os verde e brancos até saíram a marcar mas, na resposta, Ole Rahmel voltou a ter sucesso da marca de 7 metros e, uma falha ofensiva do Sporting CP, deu a Leandro Semedo a oportunidade de colocar a diferença em três, que o cabo-verdiano não desperdiçou (10-7). Num volte-face os Leões conseguiram conquistar duas bolas e lançar Josep Folques para o contra-ataque que, com sucesso, recolocou a diferença em apenas um golo, levando Chema Rodriguez a levar o cartão verde à mesa.

Apesar da paragem técnica os Leões chegaram mesmo à igualdade a 10, através de Patryk Walczak, mas as Águias voltaram a fugir (12-10), antes de uma reta final da primeira parte sorridente para o Sporting CP, que voltou a assumir a liderança – que não acontecia desde o 0-1 – com um parcial de 0-3, finalizado por Francisco Costa, já após o apito final, da marca de 7 metros.

Intervalo: 12-13

No regresso dos balneários, as emoções e os golos não abrandaram com Petar Djordjic a estrear-se a marcar e, mais tarde, Alexis Borges assinou nova vantagem encarnada (15-14) e o jogo foi assumindo um ritmo de parada e resposta, até nova diferença de dois concretizada por Demis Grigoras (18-16), com o SL Benfica a tirar proveito daquilo que tem sido uma das suas imagens de marca – a rápida transição ofensiva.

Em superioridade numérica os Leões voltaram a assumir a liderança do marcador, com Mamadou Gassama a bisar perante a baliza vazia (18-19) à passagem do décimo minuto da segunda parte. Os comandados de Chema Rodriguez imprimiram nova reação e chegaram ao 20-19, por Alexis Borges, mas à entrada dos últimos 15 minutos de encontro quem liderava eram novamente os homens de Ricardo Costa (21-22) e, apesar da vantagem, o técnico leonino pediu o seu segundo time-out.

Pela primeira vez na partida, os verde e brancos assumiram uma vantagem de dois (21-23), com a assinatura de Francisco Costa, à entrada dos últimos dez minutos de encontro. O jogo seguiu com golo cá golo lá, até que os encarnados reagiram à paragem técnica de Chema Rodriguez, à passagem do minuto 53, e conseguiram igualar o encontro a 25, através de Petar Djordjic. Os últimos cinco minutos da partida tinham reservado precipitações e erros de parte a parte, sem que o marcador conseguisse sofrer alterações até aos últimos 40 segundos. Ricardo Costa preparou o último ataque dos Leões, que resultou em golo de Martim Costa (26-27) mas na resposta, o também lateral esquerdo, Petar Djordjic, igualou o encontro e o clássico terminou com Águias e Leões a dividirem pontos.

Resultado Final: 27-27

Mais tarde foi altura da Artística de Avanca Bioria receber a formação do Académico de Viseu FC. No primeiro tempo, os homens de Ljubomir Obradovic superiorizaram-se e recolheram aos balneários na frente do marcador (17-15). Na segunda parte manteve-se a toada e os três pontos ficaram em Avanca com o resultado final a ser fixado em 36-32. Os melhores marcadores do encontro foram Daniel Vieira (AAA) e André Lima (AVFC) com uns impressionantes 12 golos cada.

À mesma hora o FC Gaia Empril recebeu e venceu o GC Santo Tirso Retrotarget num jogo de “sentido único”. A turma de Carlos Resende chegou ao intervalo com uma vantagem de dez golos (15-5) e, no segundo tempo, conseguiu garantir a vitória por 29-20. Tiago Antunes e Ricardo Brandão foram os mais certeiros dos gaienses, com seis golos cada. Por motivos alheios à Federação de Andebol de Portugal, a transmissão deste encontro não foi possível, facto que lamentamos.

No fecho do dia de sábado, o Águas Santas Milaneza recebeu o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR e ao intervalo a formação orientada por Ricardo Moreira liderava por 15-12. No segundo tempo os maiatos mantiveram a toada e fecharam a vitória em 27-21. João Gomes com seis golos foi o melhor marcador, seguido de Gonçalo Meireles com cinco.

A 12.ª Jornada do Campeonato Placard Andebol 1 termina apenas no domingo, com o Marítimo da Madeira Andebol SAD a receber a formação do ABC UMinho, pelas 16h30, jogo que poderá acompanhar em direto na andeboltv.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Jornada 12
10.12.2022 – 15h00 – SL Benfica x Sporting CP, 27-27 (12-13)
10.12.2022 – 15h00 – Vitória FC x FC Porto27-30 (16-15)
10.12.2022 – 15h00 – ADA Maia Universidade da Maia x CF Os Belenenses, 21-21 (10-10)
10.12.2022 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x Académico de Viseu FC, 36-32 (17-15)
10.12.2022 – 18h00 – FC Gaia Empril x GC Santo Tirso Retrotarget, 29-20 (15-5)
10.12.2022 – 19h00 – Águas Santas Milaneza x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, 27-21 (15-12)
11.12.2022 – 16h30 – Marítimo da Madeira Andebol SAD x ABC UMinho, andeboltv

Patrocinadores Institucionais