Campeonato Placard Andebol 1: Sábado é dia de dérbi em Lisboa

PUB

SL Benfica recebe Sporting CP num antecipado frente-a-frente que opõe dois eternos rivais, no Pavilhão da Luz, pelas 15h00, com transmissão na BTV.

SL Benfica – Sporting CP

A Ronda 12 do Campeonato Placard Andebol 1 começa na Luz, com dérbi lisboeta que opõe dois dos principais candidatos ao título da maior prova nacional – Sporting CP em segundo com 32 pontos e SL Benfica na terceira posição com 31 pontos, ambos com 11 jogos – embora estejam nestes lugares à condição, dado que o FC Porto – primeiro classificado com 33 pontos – tem um jogo a mais. Este duelo poderá mudar o topo da tabela já que, em caso de vitória, as águias poderão passar para a frente dos leões e, no caso de derrota, ficarão mais afastadas da ambição de conquistar o título que lhes foge desde 2007/2008. Relembramos que todas as equipas do topo da tabela já perderam pontos esta época, FC Porto frente a Águas Santas Milaneza, na ronda inaugural e, ainda, um empate frente ao emblema leonino; o Sporting CP conta apenas com um empate e o SL Benfica com uma derrota frente aos azuis e brancos.

Paulo Moreno, capitão da formação encarnada, realçou a importância do público neste embate: “Podemos esperar um bom jogo de andebol, dentro do que tem acontecido. É na nossa casa e queremos ganhar com um grande ambiente. Apelo à presença dos adeptos, que nos venham apoiar e empurrem para a vitória. Se os adeptos criarem um ambiente como nós, Benfiquistas, sabemos fazer, de certeza que vamos estar mais próximos da vitória”

O pivô internacional por Cabo Verde destacou ainda que o jogo poderá ser decidido nos detalhes devido à qualidade das equipas ser bastante similar: “Os jogos são sempre equilibrados, viu-se na Supertaça, nos últimos jogos com o Sporting e FC Porto. São equipas muito boas, com bons jogadores e treinadores. Todas as bolas contam, vamos trabalhar ao máximo para estarmos focados e vencermos” – assinalando ainda que só existe um objetivo para este encontro – “Estamos focados no nosso trabalho, pensamos jogo a jogo. O Sporting tem estado bem, sabemos da qualidade do plantel, praticam um bom andebol, mas nós também. O jogo é em nossa casa, não podemos perder, não podemos empatar, queremos ganhar. É esse o foco.”

Pelo Sporting CP, quem antevê a partida é, o também capitão, Salvador Salvador. O jovem lateral afirmou que estes duelos têm um sabor especial: “É um dérbi e estes jogos motivam qualquer um”. Sobre a partida, Salvador Salvador prevê um jogo complicado, que sorrirá a quem “quiser mais” e afirma que os Leões estão preparados: “Estamos preparados para jogar contra o SL Benfica. (…) O jogo vai ser muito discutido durante os 60 minutos e quem quiser mais vai acabar por conseguir a vitória. Trabalhámos bastante para ir à Luz ganhar e é isso que nós queremos. (…) Temos vindo a fazer uma grande preparação e estamos prontos.” – conclui o lateral.

Poderá acompanhar este encontro através da BTV, em direto, este sábado pelas 15h00, ou através da andeboltv, em diferido.

À mesma hora, o Vitória FC recebe o FC Porto, no mítico Pavilhão Antoine Velge, onde pretende surpreender o adversário, apesar de se encontrar na sétima posição, diversos lugares abaixo do líder azul e branco. Poderá acompanhar o duelo entre os sadinos e os azuis e brancos em direto n’A Bola TV ou em diferido na andeboltv.

Também às 15h00, o ADA Maia Universidade da Maia faz a receção ao CF Os Belenenses, duas equipas separadas por apenas três pontos no Campeonato Placard Andebol 1, apesar de ocuparem, atualmente, a 12ª e 9ª posições, respetivamente.

Pelas 18h00, quem também pretende ascender na tabela classificativa é a Artística de Avanca Bioria que vai encontrar o Académico de Viseu FC, com os dois emblemas separados por apenas dois pontos – vindos de derrotas – e que pretendem pontuar nesta jornada, com destaque para os academistas que deixaram escapar uma vitória na jornada passada, perdendo apenas por um golo frente ao FC Gaia Empril.

À mesma hora, o GC Santo Tirso Retrotarget – emblema que ainda não venceu esta época – conta com uma deslocação ao reduto do FC Gaia Empril, formação que pretende manter a toada positiva da última ronda e somar pontos frente ao lanterna vermelha do Campeonato.

Ao final do dia, é a vez de Águas Santas Milaneza e Póvoa AC Bodegão Grupo CCR entrarem em campo – o atual quarto classificado e oitavo, respetivamente – num embate que promete grandes emoções, já que a turma de Ricardo Moreira vem de quatro vitórias consecutivas e os poveiros de quatro resultados sem conhecer o sabor da vitória.

Marítimo da Madeira Andebol SAD – ABC UMinho

No domingo, realiza-se o último embate da 12.ª Jornada, com Marítimo Madeira Andebol SAD a receber o ABC UMinho, duas equipas que se encontram, praticamente, coladas na tabela classificativa, com os madeirenses na quinta posição, com 25 pontos – e mais um jogo – e os bracarenses em sexto, com 23 pontos. A formação de Paulo Fidalgo vem de duas vitórias consecutivas, a última das quais muito importante na Póvoa de Varzim, já o emblema minhoto chega a este jogo após uma derrota frente ao Vitória FC.

Paulo Fidalgo, técnico do emblema insular, não poupou elogios ao adversário e realçou a similitude entre ambos: “Na minha opinião vai ser um jogo de grande qualidade e de grande intensidade, quer o ABC, quer o Marítimo, têm no seu perfil muita qualidade defensiva, são dois processos defensivos que põem muita intensidade, bem acompanhados por guarda-redes competentes. Também são duas equipas que exploram muito as transições e que têm uma boa dinâmica de jogo e, por isso, quero crer que será um dos jogosmais apetecíveis desta época, dentro das equipas da classe média.” – o treinador realçou ainda os objetivos das duas equipas mas espera que o trabalho desenvolvido ao longo da semana traga frutos – “São duas equipas que têm o objetivo de ficar no Top6 da classificação e lutar pela participação em provas europeias. Esperamos também um bom envolvimento do nosso público e, por isso, acho que é um jogo a ter em conta e que eu espero que, acima de tudo, seja um grande espetáculo e se possível que saia vencedor o Marítimo, porque eu creio que temos trabalhado imenso para poder vencer este tipo de desafios.”

Do lado bracarense, José Vieira, treinador-adjunto do ABC UMinho, não acredita em facilidades neste embate mas realça a ambição de regressar às vitórias: “Prevemos que seja um jogo complicado e com alguma dificuldade, pois é contra um adversário que tem os mesmos objetivos que nós. O facto de jogarmos na sua casa acrescenta dificuldade, no entanto, como temos vindo a demonstrar, temos capacidade e condições para lutar pela vitória e é esse o nosso objetivo. É fundamental recuperarmos os pontos perdidos e regressar às vitórias e, nada melhor que começar já neste jogo. Estamos todos juntos a trabalhar para isso.”

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Jornada 12
10.12.2022 – 15h00 – SL Benfica x Sporting CP, BTV / andeboltv (diferido)
10.12.2022 – 15h00 – Vitória FC x FC Porto, A Bola TV / Porto Canal / andeboltv (diferido)
10.12.2022 – 15h00 – ADA Maia Universidade da Maia x CF Os Belenenses, andeboltv
10.12.2022 – 18h00 – Artística de Avanca Bioria x Académico de Viseu FC, andeboltv
10.12.2022 – 18h00 – FC Gaia Empril x GC Santo Tirso Retrotarget, andeboltv
10.12.2022 – 19h00 – Águas Santas Milaneza x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, andeboltv
11.12.2022 – 16h30 – Marítimo da Madeira Andebol SAD x ABC UMinho, andeboltv

Patrocinadores Institucionais