EHF European Cup: Sorteio definiu destino de Madeira SAD e SL Benfica nos Oitavos de Final

PUB

Equipa insular vai defrontar o LK Zug Handball, da Suíça; Encarnadas medem forças com o Antalya Konyaalti BSK, da Turquia; Eliminatória joga-se a 7/8 e 14/15 de janeiro do próximo ano.

Insulares no coração da Suíça

No sorteio que decorreu na manhã desta terça-feira, em Viena, o Madeira SAD ficou a saber que vai defrontar o LK Zug Handball, emblema suíço que afastou as italianas do HC Cassa Rurale Pontinia, na Ronda 2, e as neerlandesas do H.V. Quintus, na ronda seguinte, para chegar a esta fase da EHF European Cup. Trata-se de uma equipa oriunda da pequena cidade de Zug, situada a cerca de 35km de Zurique, que é já presença assídua nas competições europeias, no entanto, o histórico demonstra que as participações são – maioritariamente – curtas, ano após ano. Quer isto dizer que a formação helvética não tem conseguido progredir nas provas da EHF, saindo de cena nas primeiras rondas de qualificação. Mas há exceções, como por exemplo na temporada 2007/2008, o LK Zug Handball chegou aos Oitavos de Final da antiga EHF Challenge Cup, numa edição em que esse patamar estava apenas a uma fase de distância e ‘bastou’ às suíças ultrapassar a Ronda 1 (na presente edição, existem duas rondas que antecedem os ‘Oitavos’). E mais, recentemente, e sendo o melhor resultado de sempre desta equipa da Suíça nas provas internacionais, os Quartos de Final foram alcançados em 2016/2017, no último ano de vida da então denominada EHF Challenge Cup.

Na curta liga suiça, o LK Zug Handball ocupa a penúltima posição e contabiliza duas vitórias, três empates e quatro derrotas. Recorde-se que a inédita qualificação do Madeira SAD para os Oitavos de Final da EHF European Cup aconteceu depois da equipa orientada por António Florido ter eliminado o SSV Brixen Südtirol (Itália) e o IBV Vestmannaeyjar (Islândia).

Riviera turca espera pelo SL Benfica

A equipa encarnada teve mais sorte no sorteio, na teoria, uma vez que terá pela frente a equipa turca do Antalya Konyaalti BSK, estreante absoluto nas competições europeias. A formação turca deixou pelo caminho o A.E.S.H. Pylea, da Grécia, onde atua a portuguesa Mariana Azevedo e ainda o HC Galychanka Lviv, da Ucrânia, já as encarnadas, recorde-se, passaram com brilhantismo pelos dois adversários nas rondas anteriores – UHC Stockerau (Áustria) e ZRK Borac (Bósnia e Herzegovina). No plano interno, o conjunto turco ocupa a 4.ª posição, a dois pontos do pódio e leva cinco jogos seguidos sem perder, com um total de cinco vitórias, dois empates e uma derrota.

Nota ainda para o confronto do Atlético Guardés, onde atuam as portuguesas Patrícia Lima, Sandra Santiago e Carolina Silva, com o H71, das Ilhas Faroé.

Os jogos da primeira mão dos Oitavos de Final vão disputar-se a 7 ou 8 de janeiro do próximo ano, e a segunda mão, a 14 ou 15 do mesmo mês.

Patrocinadores Institucionais