EHF European League: SL Benfica sai derrotado na receção ao Montpellier HB

PUB

Águias não conseguiram ultrapassar gauleses, num jogo discutido até ao último segundo; encarnados terminam a primeira volta com duas vitórias.

7 inicial: Sergey Hernandez, Arnaud Bingo, Petar Djordjic, Ander Izquierdo, Demis Grigoras, Ole Rahmel e Paulo Moreno

Foi o central espanhol das águias, Ander Izquierdo, a inaugurar o marcador mas a resposta dos gauleses surgiu rapidamente pela mão de Yanis Lenne. O jogo seguiu num ritmo de parada e resposta até que uma falha ofensiva por parte dos encarnados permitiu ao Montpellier HB assumir, pela primeira vez, a liderança com o 3-2 de Veron Nacinovic.

O SL Benfica acusou alguma falta de eficácia no momento da finalização, desperdiçando alguns momentos para voltar à liderança mas, do outro lado, contavam com um inspirado Sergey Hernandez – que dava continuidade ao último jogo europeu, diante do Kadetten Schaffhausen. O marcador permaneceu inalterado durante cerca de cinco minutos, até que Ander Izquierdo colocou novamente as águias na liderança (5-4).

A reviravolta no marcador voltou a surgir (7-8), sensivelmente a meio da primeira parte, através de Yanis Lenne que, por esta altura, assinava o seu quarto golo da partida. Se de um lado Chema Rodriguez podia contar com Sergey Hernandez, do outro Patrice Canayer podia dizer o mesmo sobre Charles Bolzinger. Num início de jogo marcado pelas sucessivas exclusões, eram os guarda-redes de ambas as equipas que se iam destacando. As águias ainda regressaram ao comando (9-8) mas foi Veron Nacinovic a assinar a vantagem inédita de dois golos (10-12), a favor dos franceses, à passagem do minuto 26. Apesar da paragem técnica pedida por Patrice Canayer, com apenas um minuto por jogar, foram os encarnados a conseguir recuperar e Ole Rahmel recolocou o jogo empatado antes da recolha aos balneários.

Intervalo: 12-12

No segundo tempo foi novamente o ponta direita francês a marcar, mas a formação portuguesa voltou a responder e Ander Izquierdo concluiu um parcial de 2-0 que deu nova liderança ao SL Benfica, 14-13. No entanto, uma investida contundente dos gauleses de três golos sem resposta devolveu a diferença de dois ao marcador, com pouco mais de cinco minutos decorridos da segunda parte.

Os encarnados voltaram a aproximar, mas as dificuldades ofensivas iam surgindo e, após alguns erros, os franceses conseguiram alcançar os três golos de vantagem (17-20) obrigando Chema Rodriguez a parar o encontro, com cerca de 42 minutos jogados, para reorganizar o plano ofensivo. Não foi no primeiro ataque após o time-out que as águias conseguiram ultrapassar Charles Bolzinger mas, de seguida, Bélone Moreira tirou proveito da rápida transição ofensiva – que caracteriza a equipa de Chema Rodriguez – por duas ocasiões consecutivas, para colocar tudo pela margem mínima. Os encarnados não abrandaram e, depois do empate a 20, foi a vez de Leandro Semedo finalizar e devolver a liderança aos da casa, fazendo com que o técnico francês levasse o cartão verde à mesa, com pouco mais de dez minutos por jogar.

Kyllian Villeminot saiu inspirado da paragem técnica e, com dois golos consecutivos devolveu a liderança aos gauleses (21-22). As águias voltaram a empatar, mas a vantagem pertenceu sempre aos gauleses pela margem mínima, até que o central internacional francês – Kyllian Villeminot – com uma excelente iniciativa individual resolveu uma situação eminente de jogo passivo, recolocando a diferença em dois. Com pouco mais de dois minutos por jogar, Chema Rodriguez não hesitou em chamar os seus atletas para tentar nova reviravolta. Uma falha técnica deu a oportunidade a Diego Simonet de finalizar na baliza vazia, que o argentino não desperdiçou. Apesar das investidas encarnadas, a vitória acabou por sorrir aos franceses do Montpellier HB.

Resultado Final: 24-26
Top Player: Charles Bolzinger – 18 defesas (45% eficácia)

Os atuais detentores do troféu terminaram a primeira volta da Fase de Grupos com apenas duas vitórias e regressam à ação já na próxima terça-feira para novo duelo com o Montpellier HB, na abertura da segunda volta.

EHF European League
Grupo A
1ª Jornada
25.10.2022 – 19h45 – TATRAN Prešov x SL Benfica, 25-29 (9-15)
2ª Jornada
01.11.2022 – 17h45 – SL Benfica x Frisch Auf Göppingen27-31 (11-16)
3ª Jornada
22.11.2022 – 19h45 – SL Benfica x Fejér BÁL-Veszprém, 39–35 (21-17)
4ª Jornada
29.11.2022 – 17h45 – Kadetten Schaffhausen x SL Benfica, 26-25 (14-12)
5ª Jornada
06.12.2022 – 16h00 – Fejer B.A.L-Veszprem x TATRAN Presov, 30-28 (13-16)
06.12.2022 – 19h45 – SL Benfica x Montpellier HB, 24-26 (12-12)
06.12.2022 – 19h45 – Frisch Auf Göppingen x Kadetten Schaffhausen, 24-25 (14-10)

Patrocinadores Institucionais