Seleção Nacional sub-17: Espanha leva a melhor sobre Portugal em Tarazona

PUB

Jogo com duas partes distintas ditou a primeira derrota lusa no Torneio 4 Nações, por 33-30, no Torneio 4 Nações a decorrer no país vizinho.

Tiago Sousa, central que foi o melhor marcador no jogo de estreia de Portugal no Torneio 4 Nações, contra a França, com nove golos, abriu o ativo no duelo ibérico ao fim de um período de quatro minutos sem golos, marcado por algumas falhas de parte a parte. O guardião português, Rodrigo Geada, mostrava-se seguro entre os postes e ajudou a que a Seleção Nacional chegasse ao 1-3, aos seis minutos, aliado à boa prestação defensiva dos atletas lusos. O sistema defensivo com linhas subidas dos espanhóis, que ia variando entre o 3:3 e o 4:2, não assustava Portugal, que foi conseguindo gerir a pressão e aos 10 minutos vencia por 2-5, na primeira vantagem de três golos no encontro. Pouco depois, Espanha ainda conseguiu encurtar a distância até ao mínimo, mas os comandados de Nuno Santos rapidamente voltaram a assumir as rédeas do jogo e a vantagem atingiu um novo máximo, de quatro golos, até ao final dos primeiros 30 minutos.

Intervalo: 14-16

Na segunda parte houve troca na baliza portuguesa, com a entrada de Bernardo Sousa, que após cinco minutos se mostrou – igualmente – a um bom nível e teve um papel importante para que Portugal conseguisse segurar e até aumentar a vantagem que trazia da etapa inicial (16-19). No entanto, a seleção espanhola cresceu consideravelmente na partida em poucos minutos, principalmente na defesa, de uma forma que não havia acontecido até então e, com um parcial de 4-0, colocou-se a vencer pela primeira vez (20-19), aos 40 minutos. Nos seis minutos seguintes, até ao time-out pedido por Nuno Santos, com o marcador em 23-22, o jogo ficou pautado por várias reviravoltas e ataques desperdiçados de parte a parte, e no reatar, Espanha alcançou uns inéditos dois golos à maior (24-22). À entrada para os últimos cinco minutos do encontro, o rendimento espanhol continuava a melhorar até que apareceu quatro golos de vantagem, ao 30-26. Na última reação, Portugal tentou aproximar-se mas não conseguiu evitar a derrota. Tiago Sousa, com 11 golos, voltou a ser o melhor marcador do encontro.

Resultado Final: 33-30

No final da partida, o treinador Nuno Santos assume que há problemas ao nível defensivo que precisam ser corrigidos, prioritariamente e que a Seleção Nacional tinha condições para garantir uma vitória segura sobre a congénere do país vizinho: “Acho que perdemos uma oportunidade de ganhar de uma forma clara à Espanha. É a minha opinião, sem desprestígio para a Espanha, mas hoje pareceu-me que isso podia ter acontecido. Na primeira parte entrámos com alguma lucidez, inclusivamente podíamos ter ido descolado no marcador, mas nunca conseguimos, e depois, o que aconteceu na segunda parte, penso que está muito relacionado com questões emocionais, em que qualquer coisa nos destabiliza um pouco. É um bocado fruto, também da inexperiência, mas é um processo pelo qual temos que passar. Foi pena, porque hoje estávamos preparados para ganhar à Espanha, para amanhã podermos discutir o torneio. As coisas estão agora um pouco mais difíceis. Na segunda parte, efetivamente, não jogámos bem e temos um problema que é transversal ao andebol nacional, que está relacionado com os aspectos defensivos. Nós não defendemos. E temos que ser um pouco mais arrojados e atrevidos, na procura da bola cá fora, e os atletas não se podem só sentir confortáveis estando juntos, sem assumir os duelos. Temos que resolver definitivamente os nossos problemas defensivos e não é fácil. Eu penso que tudo passa por aí.”

O terceiro e último jogo da Seleção Nacional sub-17 no Torneio 4 Nações, em Tarazona, está agendado para este sábado, às 16h30, contra a Roménia. Para consultar o Boletim de Jogo basta clicar no encontro pretendido.

Calendário:
Torneio 4 Nações
15.12.2022 – 17h00 – Espanha x Roménia, 29-32 (15-15)
15.12.2022 – 19h15 – França x Portugal, 32-32 (15-15)
16.12.2022 – 17h00 – Roménia x França, 26-35 (11-20)
16.12.2022 – 19h15 – Espanha x Portugal, 33-30 (14-16)
17.12.2022 – 16h30 – Portugal x Roménia
17.12.2022 – 19h00 – Espanha x França

Patrocinadores Institucionais