Supertaça Ibérica 2022: Leões acabaram por sair derrotados frente ao FC Barcelona

PUB

Sporting CP dominou grande parte do encontro mas não conseguiu quebrar o colosso catalão.

7 inicial: Leo Maciel, Éttiene Mocquais, Martim Costa, Natan Suarez, Francisco Costa, Mamadou Gassama e Patryck Walczak

Foram os leões a entrar melhor no encontro e a adiantar-se no marcador com o 1-3 de Mamadou Gassama. Dika Mem reduziu, na resposta, mas os leões alcançaram os três golos à maior, com Salvador Salvador a converter com sucesso um livre de 7 metros (3-6) à passagem do minuto seis. O FC Barcelona respondeu, com Ludovic Fabregas a bisar, mas Martim Costa surpreendeu Emil Nielsen e fez o 5-7.

O lateral internacional francês dos blaugranas, Dika Mem, voltou a encostar o resultado mas o Sporting CP acelerou e impôs um parcial de 0-3, concluído por Francisco Costa, alcançando quatro golos à maior, com onze minutos decorridos, muito impulsionados pela exibição de Leo Maciel – guardião que encontrou pela primeira vez a sua antiga equipa.

O time-out de Carlos Ortega acabou por surgir, com a diferença em quatro e com treze minutos decorridos e paulatinamente os espanhóis pareciam crescer no encontro. Depois do 12-14 de Blaz Janc foi a vez de Ricardo Costa parar o encontro, com dez minutos para o intervalo. Os Leões voltaram a crescer e a distanciar-se no marcador, com os processos ofensivos bem delineados, os verde e brancos alcançaram os cinco golos de vantagem (12-17) através de Salvador Salvador à passagem do minuto 23, já com Gonzalo Perez de Vargas na entre os postes espanhóis.

Domen Makuc assumiu as despesas do FC Barcelona a nível ofensivo e apontou dois golos consecutivos, mas na defesa os blaugranas seguiam com dificuldades e viram o Sporting CP voltar aos cinco golos à maior (15-20). Leo Maciel, entre os postes verde e brancos, ia tendo uma exibição consistente que ajudava os Leões a fugir no marcador.

Intervalo: 16-20

No segundo tempo os blaugranas pareciam não querer perder tempo, com menos de dois minutos decorridos o parcial era já de 3-0 e o resultado regressava à margem mínima – que não acontecia desde o 6-7. Os Leões conseguiram reagir e manter a liderança no encontro, mas as rápidas transições do FC Barcelona começavam a aparecer no encontro, bem como Gonzalo Perez de Vargas.

O empate acabou por surgir pela mão do português da formação espanhola – Luís Frade – frente à sua antiga equipa (24-24), mas os Leões regressaram ao comando, após um time-out, Martim Costa fez o 24-26. No entanto, o FC Barcelona seguiu em crescendo e alcançou pela primeira vez a liderança com Hampus Wanne a fazer o 27-26, na entrada dos últimos quinze minutos de encontro.

Francisco Tavares devolveu a liderança ao Sporting CP (29-30) à passagem do minuto 50 e, com as contas empatadas a 31 Carlos Ortega deu uso ao cartão verde para enfrentar uma defesa verde e branca cada vez mais profunda. Seguiram-se os empates sucessivos, até que Gonzalo Perez de Vargas negou nova igualdade a Francisco Costa e, do outro lado, Dika Mem aproveitou para colocar pela primeira vez os blaugranas com dois golos de vantagem (35-33). De seguida, Francisco Tavares chamado para converter um livre de 7 metros acabou ver o guardião espanhol a brilhar e a segurar a liderança, com apenas um minuto por jogar. Luka Cindric acabou por sentenciar o desfecho do encontro ao estabelecer três golos de diferença com apenas 20 segundos por jogar.

Resultado Final: 37-34
Top Player: Gonzalo Perez de Vargas

Este domingo, a formação do Sporting CP vai enfrentar o Fraikin BM Granollers às 14h45, com transmissão na Sport TV 3, na luta pela medalha de bronze. A final vai ter como protagonistas o FC Porto e o FC Barcelona e conta, igualmente, com transmissão na Sport TV 3, desta feita às 17h00.

Calendário – Supertaça Ibérica
17.12.2022 – 15h45 – Fraikin BM Granollers x FC Porto, 30-46 (14-25)
17.12.2022 – 18h00 – FC Barcelona x Sporting CP, 36-33 (16-20)
18.12.2022 – 14h45 – Fraikin BM Granollers x Sporting CP, SPORTTV 3
18.12.2022 – 17h00 – FC Porto x FC Barcelona, SPORTTV 3

Patrocinadores Institucionais