Supertaça Ibérica 2022: Sporting CP falha pódio da edição inaugural

PUB

Leões perderam com a formação espanhola do Fraikin BM Granollers e falharam o terceiro lugar na prova.

7 Inicial: Andre Kristensen, Etienne Mocquais, Salvador Salvador, Natan Suarez, Espen Vag, Martim Costa e Francisco Tavares

A disputa do 3º lugar da Supertaça Ibérica opôs dois conhecidos – Fraikin BM Granollers e Sporting CP – adversários da EHF European League, que tinham perdido os encontros anteriores com FC Porto e FC Barcelona. Foram os espanhóis a inaugurar o marcador, no Centro Desportivo Ciudad Jardín mas, o golo dos lusos rapidamente surgiu, ao que se seguiram empates sucessivos até que Espen Vag deu dois golos de vantagem aos Leões, à passagem dos seis minutos (3-5). Com muitas falhas no ataque – fruto da prestação do novo guardião dos verde e brancos, Andre Kristensen – o Sporting CP acabou por ampliar a vantagem para três por Salvador Salvador (4-7).

O encontro manteve-se em grande velocidade mas os comandados de Ricardo Costa mantiveram a dianteira e, com muita rapidez, chegaram aos cinco golos de vantagem, sem que o técnico espanhol parasse o encontro (6-11) e foi preciso mesmo um golo de Salvador Salvador para que Antonio Rama García colocasse time-out. Apesar de ter marcado, saído da paragem de jogo, o Granollers voltou a sofrer e continuava a ver os portugueses à distância (8-14).

Ricardo Costa parou o tempo de jogo, pela primeira vez, perto dos 20 minutos, apesar de manter seis golos de vantagem sobre o adversários (11-17), no que acabou por resultar em jogada de golo por Natan Suarez. A formação espanhola acabou por não ter argumentos para a equipa portuguesa e viu os Leões a dilatarem as contas na saída para o descanso.

Intervalo: 16-23

Na entrada para o segundo tempo, foi o Granollers quem conseguiu concretizar pela primeira vez, numa tentativa de aproximar o resultado, o que acabou mesmo por acontecer, com uma redução para quatro golos de diferença, com apenas dois minutos decorridos (20-24). Novamente, os Leões conseguiram crescer no encontro e voltaram a chegar aos seis golos (20-26), mas os comandados de Antonio Rama passavam por um momento positivo.

Nova redução, à chegada dos 40 minutos, com António Garcia a bisar e a colocar os espanhóis por uma margem de três golos (24-27) que já não era vista desde bem cedo no primeiro tempo. Uma excelente intervenção de Andre Kristensen bloqueeou novo golo do Granollers e a redução para dois golos de vantagem mas, na segunda tentativa, os espanhóis acabaram por concretizar e chegaram mesmo ao 27-29.

Com dois erros imperiais no ataque, o Granollers foi castigado com dois golos sem resposta, que levou as contas a 27-31, quando faltavam apenas 15 minutos para o final, mostrando que a formação de Ricardo Costa estava de pedra e cal para a conquista da terceira posição nesta primeira edição da Supertaça Ibérica.

Com pouco mais de 10 minutos para jogar, o placar assinalava 29-33 e o Sporting CP continuava a mostrar-se dominante até que, à passagem dos 53 minutos e sem guarda-redes na baliza, os Leões permitiram a aproximação a dois golos, deixando o placar a 33-35, obrigando Ricardo Costa a parar o encontro, resultando num golo de Josep Folques. Os espanhós voltaram a utilizar a sua arma de 7×6 e reduziram para a margem mínima 35-36, com pouco mais de 3 minutos para jogar.

Uma falha no ataque leonino, voltava a dar hipótese ao adversário de igualar a partida o que acabou por acontecer, pela mão do suspeito do costume – Antonio Garcia – a 36 golos, o que levou o encontro a desempate por livres de 7 metros.

Resultado Final: 36-36
Após 7 metros: 40-38

Top Player: Jan Gurri

Este encontro foi ajuizado pela dupla portuguesa Roberto Martins e Daniel Martins.

Calendário – Supertaça Ibérica
17.12.2022 – 15h45 – Fraikin BM Granollers x FC Porto, 30-46 (14-25)
17.12.2022 – 18h00 – FC Barcelona x Sporting CP, 36-33 (16-20)
18.12.2022 – 14h45 – Fraikin BM Granollers x Sporting CP, 40-38 (36-36) (16-23)
18.12.2022 – 17h00 – FC Porto x FC Barcelona, SPORTTV 3

Patrocinadores Institucionais