XXXII KakyGaia: Três Seleções Nacionais jovens Femininas em prova

PUB

José António Silva, Sandra Fernandes e Artur Rodrigues divulgaram as convocatórias das respetivas equipas (sub-19, sub-17 e sub-15) para a participação no emblemático torneio em Vila Nova de Gaia, entre os dias 26 e 30 de dezembro.

Com mais de três décadas de existência, o KakyGaia organizado pelo CJ Almeida Garrett, é por muitos, reconhecido como sendo o o mais icónico Torneio de Andebol Feminino do país e, após um longo período de inatividade devido à pandemia, está de regresso para a 32ª edição, que vai contar, como é habitual, com a participação de atletas internacionais de Portugal. De 26 a 30 de dezembro, em Vila Nova de Gaia, a Seleção Nacional estará representada em três escalões: sub-19, sub-17 e sub-15. As respetivas convocatórias foram divulgadas esta quinta-feira.

O líder da Seleção Nacional sub-19, José António Silva, lamenta algumas ausências na comitiva devido a lesão, neste que é o terceiro estágio da equipa lusa com vista ao próximo Campeonato da Europa do escalão, que decorrerá em julho do próximo ano, na Roménia: “A participação neste torneio insere-se no processo de preparação da equipa e temos como principais objectivos continuar a trabalhar alguns aspectos da táctica colectiva e analisar o comportamento das atletas em competição. Infelizmente, temos, mais uma vez, a convocatória condicionada por problemas físicos de algumas jogadoras, o que obrigou a fazer algumas alterações, perturbando a consolidação do modelo de jogo e, naturalmente, a capacidade competitiva da equipa no momento.”

Convocatória da Seleção Nacional sub-19 Feminina para o Estágio e Torneio KakyGaia 2022 (26 a 30/12)

No caso da Seleção Nacional sub-17, este é, igualmente, o terceiro estágio de uma longa e detalhada jornada de preparação para o próximo W17 EHF Euro 2023, agendado para o mês de agosto, em Montenegro. A Selecionadora Nacional, Sandra Fernandes, diz que com a inclusão de novas atletas, constitui uma boa oportunidade para consolidar o grupo de trabalho: “Este próximo estágio, onde está integrado o Torneio KakyGaia, é o terceiro momento de concentração desta seleção. Voltamos a enquadrar novas atletas neste grupo de trabalho, por forma a podermos alargar o leque de escolhas, visando a formação de um grupo consistente. A participação neste torneio permite-nos fazer uma avaliação do trabalho que até agora tem sido efetuado, uma vez que, desta feita, teremos um momento de competição. Sendo um trabalho que visa a participação numa competição internacional em agosto do próximo ano, mas com curtos espaços de trabalho, parece-nos que este é o momento indicado para podermos fazer uma primeira avaliação de todo o processo que temos vindo a implementar. Pretendemos que seja mais um momento de enriquecimento para estas jovens jogadoras e para a formação de um grupo que se quer bastante competitivo e unido em prol da participação no próximo Europeu, que se adivinha difícil.”

Convocatória da Seleção Nacional sub-17 Feminina para o Estágio e Torneio KakyGaia 2022 (26 a 30/12)

O primeiro estágio da Seleção Nacional sub-15, composta por atletas nascidas em 2008 e 2009, aconteceu em outubro deste ano, em Almeida. Cerca de dois meses depois, a comitiva liderada por Artur Rodrigues volta aos trabalhos para aquele que será o segundo de cinco estágios que irão preencher a presente temporada, com vista ao – ainda longínquo – Campeonato da Europa da geração. O líder da equipa lusa descreve com pormenor os detalhes deste próximo momento de trabalho e a importância da participação no Torneio KakyGaia: “Este estágio será mais curto do que os anteriores e, havendo competição, foi importante manter nove das atletas que estiveram connosco em outubro, uma vez que já conhecem o nosso sistema defensivo e alguns dos nossos princípios de jogo. O programa conta com duas unidades de treino e seis jogos, em que todos os momentos serão fundamentais para observarmos e analisarmos com detalhe as dezoito atletas. Também teremos uma excelente oportunidade para observar os treinos e jogos das gerações seguintes o que contribuirá para clarificar vários aspectos, principalmente o que pretendemos do nosso modelo de jogo. Por fim, quero agradecer à Federação de Andebol de Portugal e à organização do torneio que tornaram possível a nossa participação.”

Convocatória da Seleção Nacional sub-15 Feminina para o Estágio e Torneio KakyGaia 2022 (26 a 30/12)

Patrocinadores Institucionais