No passado dia 7 de janeiro, a equipa turca do Antalya Konyaalti BSK colocou ao SL Benfica dificuldades que a formação lusa ainda não tinha sentido desde o início daquela que está a ser uma época para lá de positiva. Longe de casa, com um ambiente hostil e contra um conjunto turco com argumentos fortes, as Campeãs Nacionais tiveram que lutar até ao limite para conseguir manter vivo o sonho de ultrapassar mais uma etapa na EHF European Cup e foram competente o suficiente para conseguir um empate (35-35), que podia perfeitamente ter sido uma vitória, e deixar a eliminatória em aberto, para ser decidida este domingo, no Pavilhão n.º 2 da Luz. Agora, invertendo-se os papéis, o apoio dos adeptos encarnados pode ser fundamental para que a equipa portuguesa possa reforçar o registo invicto, festejando a histórica passagem à próxima ronda da competição europeia, em ano de estreia.
Adriana Lage, pivô do SL Benfica e da Seleção Nacional, recorda o jogo difícil da primeira mão na Turquia e diz que a equipa tem via aberta para ultrapassar mais um obstáculo europeu, melhorando o seu jogo: “O empate foi uma aprendizagem. Até esta eliminatória tivemos todos os jogos das competições europeias muito pouco competitivos. Este já foi um jogo muito intenso, muito bem jogado pelas duas equipas. Jogámos contra uma equipa muito forte, experiente, com jogadoras das seleções nacionais da Turquia, da Rússia e da Macedónia. Foi uma experiência muito boa. Vamos ter de alinhar as forças para conseguirmos a vitória, foi por muito pouco que não conseguimos fora de casa. Temos todas as condições para ter uma melhor prestação e conseguir passar a eliminatória.”
A experiente capitã encarnada de 30 anos, deixa a garantia de compromisso e trabalho até ao fim aos adeptos do cube da Luz: “Somos uma equipa bastante ambiciosa, queremos jogar melhor e atingir os nossos objetivos. Temos como prioridade evitar os remates de 1.ª linha da equipa adversária, foi onde tivemos algumas dificuldades na Turquia, pois o Antalya tem jogadoras muito boas. Vamos tentar impor o nosso ritmo, e que os nossos adeptos nos apoiem. Podem contar com uma equipa muito aguerrida, que vai lutar do princípio ao fim. Sentimos que não vencemos na Turquia por muito pouco. Com o nosso ambiente, adeptos e um bocadinho mais de trabalho, acredito que seja possível passar.”
O jogo decisivo dos Oitavos de Final da EHF European Cup está agendado para este domingo às 15h00. Transmissão BTV.
Women’s EHF European Cup – Oitavos de Final
1ª Mão
07.01.2023 – 16h30 – Antalya Konyaalti BSK x SL Benfica, 35-35 (17-15)
13.01.2023 – 19h30 – LK Zug Handball x Madeira SAD, 21-28 (11-13)
2ª Mão
14.01.2023 – 18h00 – Madeira SAD x LK Zug Handball
15.01.2023 – 15h00 – SL Benfica x Antalya Konyaalti BSK, BTV