Gjensidige Cup 2023: Portugal perde com a Noruega na estreia

PUB

Ímpeto e eficácia dos nórdicos falaram mais alto no primeiro jogo dos Heróis do Mar; Segundo adversário é a seleção dos Estados Unidos da América, este sábado.

7 Inicial: Miguel Espinha, Diogo Branquinho, Martim Costa, Alexis Borges, Fábio Magalhães, Pedro Portela e Miguel Martins.

Aos cinco minutos a Noruega vencia por 3-1, e Pedro Portela restabeleceu o empate a três golos, na sequência de um livre de 7 metros. Em cima dos 10 minutos, apareceu o 6-3 com as iniciativas individuais dos noruegueses a terem sucesso. As trocas do lado português começaram a surgir pouco depois, com Paulo Pereira a procurar melhorar o desempenho defensivo, mas aos 16’ a Noruega chegou aos seis golos à maior pela primeira vez (11-5), aproveitando os erros cometidos por Portugal no ataque.

Por esta altura, a equipa lusa levava alguns minutos sem marcar mas, aos poucos, o rendimento foi melhorando a todos os níveis e os nórdicos foram surpreendidos com um parcial de 0-3, fazendo com que a margem diminuísse (11-8), perto dos 20 minutos. O fio da partida manteve-se igual, Portugal não conseguiu prolongar o bom momento e voltou a permitir uma aproximação dos nórdicos até aos seis golos (14-8), em apenas três minutos, na sequência de várias precipitações no ataque luso. Antes da primeira parte terminar, Paulo Pereira pediu o primeiro time-out, a três minutos do fim, e o guarda-redes Torbjørn Bergerud, inspirado, ajudou a que aparecesse uma inédita margem de sete golos (17-10). Uma curta reação lusa ditou cinco golos de diferença após a buzina.

Intervalo: 18-13

Seis minutos decorridos na segunda parte e o marcador viu nova diferença inédita, de oitos golos (23-15), já com Manuel Gaspar entre os postes da baliza lusa. A eficácia dos noruegueses ia fazendo a diferença na partida, apesar das constantes investidas de Portugal, em cima dos 45 minutos os Heróis do Mar viram a tarefa complicar ainda mais quando apareceu uma diferença de 10 golos (29-19). E foi essa a margem que prevaleceu durante a maior parte do tempo até ao final do jogo, com algumas oscilações e aproximações portuguesas, que nunca puseram em causa o desfecho da partida.

Resultado Final: 38-27
Top Scorer: Pedro Portela (5 golos)

Concluído o primeiro teste em solo norueguês, em que todos os jogadores tiveram tempo de jogo – à exceção do guarda-redes Gustavo Capdeville – os Heróis do Mar vão agora centrar atenções no próximo adversário na Gjensidige Cup, os Estados Unidos.

Paulo Pereira, técnico da Seleção Nacional, abordou este primeiro encontro com a Noruega: “Preferia outra sequência, ou seja, ter como primeiro um jogo menos exigente para nós solidificarmos ainda algumas relações e ver os melhores formatos defensivos e ofensivos mas tocou-nos assim, começar logo com a Noruega no primeiro jogo de preparação. Podíamos ter feito um pouco melhor mas também consigo entender a forma como nós, em alguns momentos já não conseguíamos recuperar defensivamente, por exemplo; mas, no geral, acabámos por fazer coisas positivas e agora vamos ver o que temos que melhorar, como é o caso da continuidade ofensiva – à medida que os jogos vão avançando, nós vamos melhorando e sendo mais competitivos.”

A edição de 2023 do Campeonato do Mundo terá lugar na Polónia e Suécia, de 11 a 29 de janeiro de 2023, e poderá encontrar todas as informações no website da Federação Internacional de Andebol.

Calendário
Gjensidige Cup
05.01.2023 – 18h15 – Noruega x Portugal, 38-27 (18-13)
07.01.2023 – 13h15 – Estados Unidos da América x Portugal
08.01.2023 – 13h15 – Portugal x Brasil

Calendário
IHF World Championship 2023
Grupo D
12.01.2023 – 19h30 – Islândia x Portugal, RTP2
14.01.2023 – 17h00 – Portugal x Coreia do Sul, RTP2
16.01.2023 – 19h30 – Portugal x Hungria, RTP2

Pode adquirir os equipamentos oficiais de Portugal para o Campeonato do Mundo de 2023 na nossa Loja Online.

Patrocinadores Institucionais