Gjensidige Cup 2023: Portugal vence Brasil e despede-se com a prata

PUB

Heróis do Mar venceram duelo falado em português por 31-28 e terminaram a participação no torneio em Trondheim na segunda posição, atrás da Noruega.

7 Inicial: Gustavo Capdeville, Diogo Branquinho, André Gomes, Rui Silva, Fábio Magalhães, Pedro Portela e Alexis Borges.

O último desafio de Portugal na Gjensidige Cup opôs lusos e brasileiros. Foi Rogerio Moraes – uma cara bem conhecida dos portugueses, ex-SL Benfica – quem colocou o Brasil na frente pela primeira vez, mas o arranque de jogo sorriu a Portugal que, após o 1-3, impôs um parcial de 5-0, interrompido pelo técnico brasileiro à passagem do minuto 7. Apesar da paragem técnica e de um período de inferiodade numérica, os Heróis do Mar estavam intransponíveis e no ataque seguiam com sucesso, alcançando o 8-3 pela mão de Rui Silva.

Nos primeiros quinze minutos destacava-se a defesa coesa dos lusos, com o guardião Gustavo Capdeville também a contribuir e, só ao fim de 12 minutos é que o Brasil voltou a marcar, iniciando uma curta recuperação na tentativa de equilibrar as contas do jogo. Portugal baixou ligeiramente a guarda, a equipa brasileira ganhou mais confiança e o encontro tornou-se mais equilibrado nos últimos 10 minutos da primeira parte – aos 27 minutos registava-se 14-11 no placar.

Leonardo Abrahão, central que atua no Campeonato Placard Andebol 1 (ABC UMinho) ia liderando os ataques brasileiros e na baliza, era Rangel da Rosa, dos espanhóis do BM Granollers, a complicar a tarefa dos Heróis do Mar. No último minuto, Paulo Pereira pediu time-out, com o marcador traduzido em 15-12, para preparar a última investida do primeiro tempo e para que a vantagem ao intervalo fosse de quatro golos: Rui Silva encontrou espaço para entrar aos seis metros, assumiu e concretizou.

Intervalo: 16-12

No recomeço, o xadrez de Portugal surgiu com peças novas e após dez minutos, o marcador mostrou uns inéditos sete golos de vantagem para os Heróis do Mar (22-15), o que levou o selecionador brasileiro a pedir o primeiro tempo técnico da etapa complementar. O guarda-redes Miguel Espinha Ferreira apresentou-se a um bom nível e ajudou Portugal a segurar a vantagem que, aos 50 minutos, era de apenas dois (24-22).

O Brasil arriscou mais com uma defesa subida e chegou a assustar quando colocou a diferença no mínimo (27-26), à entrada para os últimos cinco minutos, mas a eficácia de Leonel Fernandes e a inspiração do recém-entrado guardião Manuel Gaspar resolveram a questão e, depois de Portugal voltar aos quatro golos de vantagem (30-26), a vitória não fugiu na despedida do torneio. Segue-se a tão esperada participação no Campeonato do Mundo e os Heróis do Mar irão viajar esta segunda-feira para Kristianstad, na Suécia, ‘cidade sede’ para a comitiva lusa durante a competição.

Resultado Final: 31-28
Top Scorer: Rui Silva (7 golos)

Paulo Pereira, Selecionador Nacional, fez uma análise à participação neste Torneio: “O balanço é positivo porque terminámos num jogo com o Brasil, que tem vindo a crescer à medida que tem jogado [recordo que o Brasil num Torneio em Dezembro perdeu com a Coreia] e, ontem, deu muita luta à Noruega. Hoje esperávamos um jogo difícil, um jogo disputado, houve um parcial no início do jogo de 5-0 a nosso favor que foi espetacular e acabou por definir um pouco o que ia acontecer depois no jogo. Tivemos muito bem na defesa, em muitos momentos, depois na segunda parte acabámos por experimentar diferentes formatos e, provavelmente, ao termos mexido descemos um pouco a eficácia defensiva. Demorámos também um pouco a ajustar o nosso ataque, no segundo tempo, mas não houve nenhum problema, por isso, estamos muito satisfeitos. Fechámos um ciclo e agora começamos outro.”

A edição de 2023 do Campeonato do Mundo terá lugar na Polónia e Suécia, de 11 a 29 de janeiro de 2023, e poderá encontrar todas as informações no website da Federação Internacional de Andebol.

Calendário
Gjensidige Cup
05.01.2023 – 18h15 – Noruega x Portugal, 38-27 (18-13)
07.01.2023 – 13h15 – Estados Unidos da América x Portugal27-39 (12-19)
08.01.2023 – 13h15 – Portugal x Brasil, 31-28 (16-12)

Calendário
IHF World Championship 2023
Grupo D
12.01.2023 – 19h30 – Islândia x Portugal, RTP2
14.01.2023 – 17h00 – Portugal x Coreia do Sul, RTP2
16.01.2023 – 19h30 – Portugal x Hungria, RTP2

Pode adquirir os equipamentos oficiais de Portugal para o Campeonato do Mundo de 2023 na nossa Loja Online.

Patrocinadores Institucionais