IHF World Championship 2023: Embate com Hungria vale dois pontos no Main Round

PUB

Heróis do Mar começam a “próxima fase” já amanhã, frente aos comandados de Chema Rodriguez, com transmissão na RTP2, pelas 19h30, na última jornada do Grupo D.

A História

Os Heróis do Mar e os – agora – comandados de Chema Rodriguez têm apenas dois duelos recentes, o primeiro dos quais no EHF Euro 2020, competição em que Portugal conquistou o melhor resultado de sempre [6º lugar], tendo vencido os magiares por 34-26 no último encontro do Main Round, num jogo em que Bélone Moreira foi a estrela, com 7 golos marcados. Já em 2022, a Seleção Nacional A Masculina voltou a enfrentar o conjunto húngaro, perdendo por 31-30, num jogo bastante emotivo que terminou com um golo de Dominik Mathé a cinco segundos do final – atleta que está ausente do Campeonato do Mundo de 2023 devido a lesão. Para além destas duas ocasiões, a Hungria tem ao seu leme Chema Rodriguez, técnico do SL Benfica que acumula funções com a Seleção Nacional húngara e que conhece bem o conjunto português comandado por Paulo Pereira. Portugal, após a vitória frente à Coreia do Sul, soma agora dois pontos no Grupo D e encontra-se na segunda posição, atrás da Hungria, que venceu, este sábado, a Islândia, por 30-28.

As Estrelas

Roland Mikler – O guardião húngaro é uma das figuras mais emblemáticas do andebol do seu país e, apesar de não ter conquistado nenhum título com a Seleção Absoluta, conta com 207 internacionalizações. Mikler é colega de equipa do central Miguel Martins, no Pick Szeged, desde 2019, após transferência do rival Telekom Veszprém.

Bence Bánhidi – O pivô internacional húngaro é também colega do central português na formação oriunda de Szeged e em 2020 foi considerado o Melhor Pivô, tanto do EHF Euro 2020 como também da EHF Champions League e, ainda, o jogador de andebol do ano na Hungria. Esta época, na Liga dos Campeões, conta com 28 golos marcados, menos um na NB 1 – Liga Húngara – em sete jogos, beneficiando da sua estatura e compleição física.

Richárd Bodó – O lateral esquerdo do Pick Szeged é também uma das referências da formação magiar e foi considerado em 2018 o andebolista do ano na Hungria. No corrente época, na NB 1, o lateral leva já 43 golos em 12 jogos e na EHF Champions League conta com 29 golos, sendo um rematador puro.

Máté Lékai – O central do conjunto húngaro que, esta época, se transferiu do Telekom Veszprém para o Ferencvárosi TC, tem 20 golos em 9 jogos e disputa a EHF European League, onde leva 25 tentos certeiros, estando colocado no grupo do PAUC – onde figura Diogo Silva, lateral direito da Seleção Nacional Portuguesa. Lékai é também portador da Cruz de Mérito da Hungria atribuída em 2012 pelo serviço ao desporto em representação das cores magiares, é o cérebro desta formação e na transição mostra-se também uma das armas mais fortes.

Luís Frade, pivô dos Heróis do Mar, analisou o conjunto húngaro e as diferenças para os dois jogos anteriores: “Estamos habituados a jogar contra essas rotinas de ataque embora não seja o nosso estilo de jogo, ou seja, contra esse tipo de jogadores possantes, com trajetórias mais objetivas para circular a assistência ao pivô. Posteriormente, temos de ter cuidado com as questões individuais, porque eles têm dois pivôs muito grandes [Bánhidi e Rosta], assim como, atiradores muito fortes, principalmente à esquerda [Szita e Bodó] e temos que ter cuidado com isso. Mas nós, tecnicamente, estamos mais rotinados a jogar contra os movimentos e as ações coletivas deles, a defendê-los e a estar integrados nesse estilo de jogo. Como vimos ontem, o guarda-redes [Roland Mikler] foi decisivo e nós precisamos que essas tais individualidades se realcem, e que estejam bem para nós conseguirmos ganhar o jogo, penso que se fizermos um jogo coletivamente regular, como temos feito, e conseguirmos estar dentro do jogo os 60 minutos, basta fazermos esse tal clique para conseguir ganhar.”

Sobre o ataque português, o pivô refere que é um dos pontos que Portugal tem que melhorar: “Temos de melhorar, claramente, não desfocalizando da defesa, mas temos de melhorar e dar dois ou três passos em frente no ataque. Acho que são mais questões coletivas, questões de hábito e que, limando algumas arestas e afinando algumas relações pessoais conseguimos sempre melhorar. Por isso, é só continuar a treinar, continuar focados na defesa e lançar contra-ataque, que são os chamados golos fáceis, e depois no ataque limar as arestas e vencer o jogo.”

Luís Frade abordou ainda a pressão deste encontro, para Portugal passar com dois pontos à próxima fase: “A pressão é boa para nós porque somos jogadores habituados a jogar com ela e quando se sente aquela necessidade de fazer bem, nós estamos lá e respondemos a essa necessidade. Mas sim, é um jogo de Main Round, que vai ser muito difícil, onde as equipas se conhecem bem, os jogadores se conhecem bem e vai ser outra batalha.”

Todos os encontros do Campeonato do Mundo de 2023 são transmitidos em território nacional pela RTP Play e os de Portugal em simultâneo na RTP2.

A edição de 2023 do Campeonato do Mundo tem lugar na Polónia e Suécia, de 11 a 29 de janeiro de 2023, e poderá encontrar todas as informações no website da Federação Internacional de Andebol.

Calendário:
IHF World Championship 2023
Grupo D
12.01.2023 – 19h30 – Islândia x Portugal, 30-26 (15-15)
14.01.2023 – 17h00 – Portugal x Coreia do Sul32-24 (15-12)
16.01.2023 – 19h30 – Portugal x Hungria, RTP2

Patrocinadores Institucionais