IHF World Championship 2023: Heróis do Mar na antecâmara do Mundial

PUB

Seleção Nacional A já se encontra em Kristianstad, cidade sede do Grupo D, onde jogará com Islândia, Coreia do Sul e Hungria; Fábio Magalhães, o mais internacional português do coletivo lançou a segunda participação consecutiva no Campeonato do Mundo.

Após a participação no Mundial do Egito em 2021, onde Portugal alcançou o 10.º lugar, os Heróis do Mar regressam à maior competição do Mundo, onde terão pela frente Islândia, Coreia do Sul e Hungria, nos dias 12, 14 e 16 de janeiro, na Kristianstad Arena, na Suécia – uma das anfitriãs da competição a par da Polónia.

Fábio Magalhães, lateral esquerdo da Seleção Nacional A – que participou em todas as fases finais desde 2020 e conta com 170 internacionalizações – abordou a participação na prova e fez uma análise detalhada dos adversários da formação das Quinas, afirmando que o primeiro encontro – frente à Islândia – será um dos mais importantes desta competição.

“O nosso primeiro jogo, com a Islândia, acho que pode ser o jogo mais importante porque é, provavelmente, a equipa mais forte do grupo e por isso, mesmo em termos de moral, pode ser um jogo muito relevante. É muito importante irmos para o Main Round com o máximo de pontos possíveis mas sabemos que é uma equipa muito difícil, muito bem preparada e que conta com os melhores jogadores do mundo a jogar 1×1, acho que é o aspeto que é mais forte neles mas têm outras coisas – uma defesa muito agressiva, muito forte, bons guarda-redes e pivôs mas temo-nos vindo a preparar e acho que estamos melhor do que o que estávamos há um ano atrás [quando Portugal sofreu uma derrota no EHF Euro 2022 frente à mesma Seleção].”

Sobre a Coreia do Sul, que é comandada pelo antigo selecionador nacional, Rolando Freitas e pelo adjunto também português Herlander Silva, o lateral esquerdo falou sobre o reencontro mas acredita que esta poderá ser a formação mais acessível do Grupo D.

“É interessante encontrarmos essas pessoas por quem temos carinho [Rolando Freitas e Herlander Silva], mas acho que somos experientes o suficiente para depois, quando estamos lá dentro, não nos afetar. Em relação à Coreia, vimos um bocadinho do jogo deles com a Polónia e é uma equipa que me surpreendeu, contra quem joguei na pré época [pelo FC Porto] e demonstram agora um andebol muito mais competitivo. Temos experiência com equipas asiáticas, nomeadamente com o Japão [contra quem Portugal saiu derrotado nos Jogos Olímpicos], portanto já estamos de sobre aviso, que não podemos facilitar.”

O último adversário do Grupo D será a Hungria, comandada por Chema Rodriguez – técnico que acumula funções com o SL Benfica – e, por esse motivo, poderá também ser um jogo perigoso para os Heróis do Mar. Recorde-se que Portugal também sofreu uma derrota frente à congénere magiar no EHF Euro 2022, com um golo de Dominik Mathé ao cair do pano, atleta que está ausente deste Mundial.

“[A Hungria] Tem um treinador que conhece bem o andebol português e os atletas portugueses, o que pode ser uma boa vantagem para eles. Mas nós também conhecemos um bocadinho a maneira dele trabalhar as equipas e, por isso, temos que estar preparados. Ainda temos tempo para preparar esse jogo, mas de certeza que o vamos preparar da melhor maneira e tendo conhecimento do treinador também podemos jogar um bocadinho com isso.”

Portugal faz a sua estreia no Campeonato do Mundo, no dia 12 de janeiro, pelas 19h30 portuguesas, na Kristianstad Arena e, poderá acompanhar este encontro via RTP2. Nota ainda para a dupla de árbitros portugueses Duarte Santos e Ricardo Fonseca, que vão também representar Portugal na competição.

A edição de 2023 do Campeonato do Mundo terá lugar na Polónia e Suécia, de 11 a 29 de janeiro de 2023, e poderá encontrar todas as informações no website da Federação Internacional de Andebol.

Calendário
IHF World Championship 2023
Grupo D
12.01.2023 – 19h30 – Islândia x Portugal, RTP2
14.01.2023 – 17h00 – Portugal x Coreia do Sul, RTP2
16.01.2023 – 19h30 – Portugal x Hungria, RTP2

Patrocinadores Institucionais