Seleção Nacional sub-19: Últimos ajustes antes do primeiro particular com França

PUB

Equipa lusa orientada por Nuno Santos defronta a congénere gaulesa esta sexta-feira, às 20h00, no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior, em Viana do Castelo; Segundo duelo acontece no dia seguinte, às 15h30.

Desde a chegada a Viana do Castelo, para um estágio de sete dias de preparação para o próximo Campeonato do Mundo, a Seleção Nacional sub-19 já realizou cinco treinos e, nesta altura, ultima preparativos para o primeiro de dois jogos de cariz particular com a França, agendados para os dias 6/01 (20h00) e 07/01 (15h30), no Pavilhão Municipal de Santa Maria Maior. A entrada é livre.

Nuno Santos mostra-se satisfeito com o decorrer dos trabalhos desde a chegada a Viana do Castelo e salienta a boa disposição presente no grupo: “O trabalho até ao momento tem corrido bem. Obviamente que devido ao facto de termos alguns atletas novos, estamos a procurar integrá-los na nossa ideia de jogo, mas, dentro dessa dificuldade, os treinos têm corrido bem, têm sido alegres, divertidos, o que também é importante para a integração dos novos atletas e para que toda a gente se sinta confortável. Até agora tudo tem decorrido dentro daquilo que idealizávamos.”

Duelo de conhecidos

Apesar de os caminhos de Portugal e França não se terem cruzado no último M18 EHF Euro 2022, que decorreu no passado mês de agosto, em Montenegro, as duas seleções – na altura no escalão sub-18 – defrontaram-se no emblemático Torneio Tiby 2022. Em outubro e em terras gaulesas, o duelo particular sorriu aos franceses, que venceram por 31-22. O Selecionador Nacional sub-19 garante que o adversário está estudado e que as dificuldades que Portugal vai encontrar serão importantes para que a equipa esteja pronta para reagir a diferentes contrariedades e estilos de jogo, no Mundial: “Sabemos exatamente aquilo que vamos encontrar. A França é uma equipa de grande envergadura física, com um andebol agressivo, baseado um pouco na tomada de decisão, o que dificulta aquilo que é o planeamento do jogo. Mas para nós também é importante encontrarmos esse género de dificuldades, porque temos que nos adaptar aos diferentes contextos, o que também nos faz crescer. Agora, apesar da França ter tido um desempenho menos positivo no último Europeu, é uma equipa fortíssima. Nós sabemos que eles não se preocupam muito com os resultados nesta etapa de formação, preocupam-se mais em preparar os atletas para o futuro. Pela experiência vivenciada no Torneio Tiby, sabemos que vão ser dois jogos muito difíceis.”

Na longa caminhada até à próxima grande competição, para a qual Portugal já está qualificado, outros pontos assumem uma importância maior do que os resultados dos jogos, segundo Nuno Santos: “Vamos procurar ser competitivos. O resultado tem sempre a sua importância, mas o nosso foco não está aí. O nosso foco está em percebermos o que temos em mão e o que é preciso fazer. Ainda temos muito tempo até ao próximo Mundial e estamos a observar muita gente nova, quer alguns atletas que integram pela primeira vez as seleções nacionais quer em termos de idade, em relação ao escalão inferior. De qualquer forma, nós acreditamos que podemos ser competitivos e depois os jogos nos darão as respostas que precisamos.”

O líder da equipa lusa terminou deixando uma palavra de agradecimento pela forma como a comitiva foi recebida em Viana do Castelo e pela “logística perfeita”, dizendo ainda que acredita numa boa adesão do público para apoiar Portugal nos dois jogos contra a França, este fim de semana.

Calendário:
Jogos Amigáveis
06.01.2023 – 20h00 – Portugal x França, andeboltv
07.01.2023 – 15h30 – Portugal x França, andeboltv

A Seleção Nacional sub-19 marcará presença no Campeonato do Mundo da geração entre os dias 2 e 13 de agosto, na Croácia.

Patrocinadores Institucionais