Seleção Nacional sub-21: Lusos superiorizam-se e somam primeira vitória

PUB

Vice-campeões da Europa conquistaram o primeiro triunfo no Torneio 4 Nações após derrotarem a França por oito golos de diferença; Último desafio será frente à Espanha, este domingo.

7 inicial: Diogo Rêma Marques, Pedro Oliveira, Vasco Costa, André Sousa, João Gomes, Bernardo Pegas e Ricardo Brandão

Foram os franceses os primeiros a marcar mas rapidamente a seleção das Quinas respondeu em dobro e assumiu o comando do marcador, através de Ricardo Brandão. No entanto, Auguste Longerinas devolveu a vantagem à seleção francesa, através da marca de castigo máximo. Com as defesas a superiorizarem-se aos ataques e com sucessivas exclusões – refletidas em diferenças numéricas – o marcador foi oscilando entre empates e lideranças mínimas a favor dos les bleus, até que Pedro Oliveira devolveu a liderança aos portugueses (7-6).

O primeiro time-out acabou por surgir pela mão do técnico francês, com tudo empatado e o relógio a contar 18 minutos, mas quem regressou melhor foram os homens de Carlos Martingo que, com um parcial de 3-0, alcançaram uma inédita vantagem e obrigaram a nova paragem técnica por parte dos gauleses. A reação adversária (12-11) levou Carlos Martingo a solicitar o seu primeiro tempo técnico, com pouco mais de um minuto por jogar da primeira parte mas as equipas acabaram por recolher aos balneários com a mesma diferença.

Intervalo: 13-12

Os portugueses entraram bem no segundo tempo, com Diogo Rêma Marques a ajudar entre os postes, os cinco golos à maior acabaram por surgir pela mão de André Pereira (20-15) e o técnico francês viu-se obrigado a parar o encontro aos 37′. Chamado para defender as redes portuguesas, Tiago Ferreira, numa primeira instância, negou o golo a Auguste Longerinas da linha de 7 metros, mas novo livre conquistado foi convertido com sucesso, desta vez por Pierre-Alexis Favril.

Os jovens vice-campeões da Europa seguiram a dominar o encontro e acabaram por dilatar a diferença para seis (26-20), sensivelmente a meio da segunda parte. Após cerca de cinco minutos sem qualquer golo, Bernardo Pegas assinou a diferença de sete e os franceses continuavam a acusar dificuldades em ultrapassar a defensiva lusa. Até final, os jovens orientados por Carlos Martingo conseguiram gerir a vantagem e garantir o triunfo diante da seleção francesa.

Resultado Final: 34-26

Este domingo, Portugal tem o último desafio do Torneio 4 Nações frente à Espanha, numa reedição da final do M20 EHF Euro – onde os espanhóis acabaram por sorrir – às 8h00 (hora portuguesa) este domingo.

Sobre a vitória sobre a França, Carlos Martingo encara como uma boa reação da equipa em relação à derrota consentida no primeiro jogo do Torneio, diante dos anfitriões [Alemanha]: “Acho que foi uma excelente resposta que a equipa deu perante o mau jogo que ontem realizámos. Hoje efetuámos um bom jogo e competente em quase todos os capítulos do jogo, portanto estamos muito satisfeitos com o resultado que obtivemos hoje.”

Quanto ao último duelo em Hannover, frente à seleção espanhola, o técnico luso afirma que será um jogo entre duas excelentes equipas: “Um jogo entre Portugal e Espanha é sempre um jogo de características diferentes, são duas excelentes equipas. Não é a hora ideal para jogar [8h00 – hora portuguesa], iremos fazer tudo para nos apresentarmos a um bom nível, descansar e fazer um jogo pelo menos tão bom como o que fizemos hoje [sábado] e continuar o trabalho que fomos realizando ao longo destes dias, sabendo que amanhã é mais uma etapa para o objetivo final que será nos apresentarmos no Mundial em boas condições.”

Calendário:
Torneio 4 Nações
06.01.2022 – 13h30 – França x Espanha, 32-35 (15-16)
06.01.2022 – 18h15 – Alemanha x Portugal, 43-24 (20-9)
07.01.2022 – 15h00 – Espanha x Alemanha, 22-43 (11-20)
07.01.2022 – 17h00 – Portugal x França, 34-26 (13-12)
08.01.2022 – 08h00 – Espanha x Portugal
08.01.2022 – 12h00 – Alemanha x França

O IHF Men’s Junior (U21) World Championship – Campeonato do Mundo – decorrerá de 20 de junho a 2 de julho de 2023, na Alemanha e na Grécia.

Patrocinadores Institucionais