Campeões do Mundo e da Europa distinguidos na 26ª Gala da Confederação do Desporto

PUB

Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas recebeu o prémio “Desporto Adaptado”; Danilo Ferreira distinguido com o galardão de Personalidade do Ano.

A Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas e o seu Selecionador Nacional, Danilo Ferreira, foram galardoados na 26.ª Gala da Confederação do Desporto de Portugal, que decorreu esta quarta-feira, no Casino Estoril. A equipa portuguesa que recentemente tocou o céu ao sagrar-se Campeã do Mundo e da Europa, em Leiria, arrecadou o troféu “Desporto Adaptado”, superando os outros quarto finalistas: Miguel Monteiro (Atletismo), Norberto Mourão (Canoagem), Hugo Passos (Lutas Amadoras) e Camilo Abdula (Surf). Já Danilo Ferreira, timoneiro da Seleção Nacional de Andebol em Cadeira de Rodas que conduziu Portugal a essa inédita e histórica conquista, foi distinguido com o prémio “Personalidade do Ano”.

Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal e Joaquim Escada, na qualidade de responsável pelo Projeto Andebol4All estiveram também presentes na cerimónia.

O lateral-direito Francisco Costa, atleta do Sporting CP e da Seleção Nacional, que ajudou a Seleção Nacional sub-20 a alcançar a medalha de prata do último Europeu da categoria, estava entre os nomeados para o prémio “Jovem Promessa”, que acabou por ser entregue ao nadador Diogo Ribeiro, campeão mundial de juniores em 50 metros livres, 50 e 100 metros mariposa. A equipa sénior de trampolim masculino, campeã mundial e vice-campeã europeia, levou para casa o troféu referente à “Equipa do Ano”, ficando à frente da Seleção Nacional sub-20, geração de prata comandada por Carlos Martingo.

O canoísta Fernando Pimenta, que se sagrou campeão do mundo em K1 maratona short race e K2 maratona e campeão europeu em K1 5.000 metros, venceu o prémio “Atleta do Ano” na vertente masculina e a atleta Auriol Dongmo, campeã do mundo em pista coberta e medalha de prata nos Europeus, no lançamento do peso, foi congratulada com o prémio “Atleta do Ano”, na vertente feminina. O galardão de “Treinador do Ano” foi entregue a Jorge Braz, pela segundo ano consecutivo, pelo feito de ter conduzido a Seleção Nacional de Futsal à conquista do Bicampeonato da Europa da modalidade.

Patrocinadores Institucionais