Campeonato Placard Andebol 1: CF Os Belenenses vencem FC Gaia Empril

PUB

Formação de Belém regressou às vitórias frente aos gaienses; SL Benfica com jogo complicado em Setúbal conquista os pontos da jornada na reta final.

A Ronda 16 do Campeonato Placard Andebol 1 arrancou este sábado, praticamente na íntegra, à excepção do embate entre FC Porto e Artística de Avanca Bioria, devido aos compromissos europeus dos azuis e brancos.

Na Póvoa de Varzim, foi um encontro bastante equilibrado entre poveiros e tirsenses, apesar da entrada fulgorante da equipa de Jorge Carvalho, que cedo chegou aos 7-3 mas, uma recuperação do GC Santo Tirso Retrotarget traduziu-se em empates sucessivos até à chegada ao descanso. No segundo tempo, novamente igualdades sucessivas até ao 19-19, altura em que os poveiros ampliaram a vantagem, acabando por vencer por 23-21, com Per Jonsson a ser o melhor marcador do jogo, com uma dezena de golos.

Já na Maia, apesar do equilíbrio inicial sentido entre ADA Maia Universidade da Maia e Marítimo Madeira Andebol SAD, foi a formação de Paulo Fidalgo a disparar e a chegar rapidamente, aos três golos à maior, saíndo para o descanso numa confortável liderança (10-15). Na segunda metade, os insulares mantiveram a toada e saíram vencedores do encontro por 20-26, com destaque para Délico Pina, que apontou seis golos.

CF Os Belenenses – FC Gaia Empril

O Pavilhão Acácio Rosa recebeu o embate entre o 6º e o 10º classificados – embora apenas separados por dois pontos – e em dois momentos de forma bastante similares. Vasco Costa inaugurou o marcador para a formação forasteira já com mais de três minutos volvidos e a equipa de Carlos Nunes conseguiu responder de imediato e chegou mesmo ao 2-1. Os Belenenses conquistaram dois golos de vantagem (4-2) os quais foram mantendo apesar de algumas aproximações dos gaienses mas o empate acabou por surgir pela mão de Pedro Oliveira (6-6). Após largos minutos sem golos, pela segunda vez no encontro, Bernardo Pegas colocou o FC Gaia Empril no comando [o que não acontecia desde o 0-1] mas, nova alternância no marcador, deu o comando a’Os Belenenses, de pouca duração. À passagem dos 22 minutos, Carlos Resende utilizou o seu primeiro time-out numa tentativa de reajustar alguns processos mas a sua formação falhou e deu a possibilidade aos azuis de chegarem aos dois golos à maior, o que acabou por acontecer (10-8). Na reta final do primeiro tempo, Os Belenenses tentaram manter-se distanciados no marcador mas os gaienses voltaram a chegar à margem mínima, com poucos minutos para jogar.

Intervalo: 14-12

Na entrada para a segunda metade, a formação oriunda de Belém chegou aos quatro golos à maior (16-12) após diversas oportunidades desperdiçadas pelos gaienses e, ao ver-se a perder por 19-13, Carlos Resende acabou por utilizar novo time-out. A paragem no tempo de jogo acabou por não resultar no imediato, com o FC Gaia Empril a sofrer novo golo sem conseguir marcar. Vasco Costa reduziu a desvantagem para quatro golos (20-16), aos 46 minutos, o que levou Carlos Nunes a parar o tempo de jogo o que resultou em novo golo pelos homens de Belém. Após diversos minutos sem marcar, de parte a parte, os gaienses reduziram para três golos (22-19) e, posteriormente, para dois (23-21) e levaram mesmo o encontro à margem mínima, na conversão de um livre de 7 metros. Os Belenenses acabaram por retomar as rédeas do encontro e vencer o encontro com a ajuda de Tomás Ferreira, melhor marcador do jogo, com 9 remates certeiros.

Resultado Final: 26-23

À mesma hora, o Pavilhão Antoine Velge teve direito a um jogo de grandes emoções entre Vitória FC e SL Benfica, onde apesar de uma vantagem inicial da formação de Chema Rodriguez, os sadinos conseguiram recuperar e colocaram o jogo empatado por diversas ocasiões, durante a primeira metade, e uma liderança bem perto do descanso, na conversão de um livre de 7 metros (13-12). Com cinco segundos para jogar, numa jogada combinada, Arnau Garcia concretiza e as equipas recolhem aos balneários em igualdade (14-14). Na segunda parte e, apesar de uma entrada a marcar pelos sadinos, o Benfica conseguiu disparar para dois golos de vantagem (15-17) mas com oito minutos volvidos, o Pavilhão Antoine Velge registava novo empate (17 golos). O Vitória FC conseguiu passar para a liderança por diversas ocasiões – com uma excelente prestação de João Moniz – e nunca deu descanso aos encarnados; apenas na reta final a formação de Chema Rodriguez conseguiu passar em definitivo para o comando e levar de vencidos os sadinos, por 27-29, com Petar Djordjic a ser o artilheiro do jogo.

Mais tarde, no Pavilhão Flávio Sá Leite, o ABC UMinho recebeu o Académico de Viseu FC, num encontro controlado pelos bracarenses desde início e que recolheram aos balneários a vencer por 17-13. Na segunda metade, a formação de Filipe Magalhães manteve-se no comando e somou uma vitória por 29-21.

No último encontro do dia, que opôs Sporting CP e Águas Santas Milaneza – duas equipas que figuram na EHF European League – revelou-se um jogo bastante complicado para a formação da casa que durante o primeiro tempo até esteve a perder mas acabou por sair no comando para o intervalo. Na segunda metade, a formação de Ricardo Costa entrou determinada em levar de vencida a turma maiata e acabou por dilatar as contas, mantendo a liderança em toda a linha, acabando por fechar o encontro a 34-28, com Francisco Costa a ser o artilheiro do encontro, com 10 golos marcados.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Jornada 16
25.02.2023 – 15h00 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x GC Santo Tirso Retrotarget, 23-21 (11-11)
25.02.2023 – 15h00 – ADA Maia Universidade da Maia x Marítimo Madeira Andebol SAD, 20-26 (10-15)
25.02.2023 – 15h00 – CF Os Belenenses x FC Gaia Empril, 26-23 (14-12)
25.02.2023 – 15h00 – Vitória FC x SL Benfica, 27-29 (14-14)
25.02.2023 – 17h00 – ABC UMinho x Académico de Viseu FC, 29-21 (17-13)
25.02.2023 – 18h00 – Sporting CP x Águas Santas Milaneza, 34-28 (15-14)
29.03.2023 – 20h00 – FC Porto x Artística de Avanca Bioria, Porto Canal / andeboltv (diferido)

Patrocinadores Institucionais