Campeonato Placard Andebol 1: Início da segunda volta tem jogo grande no Dragão Arena

PUB

FC Porto recebe Águas Santas Milaneza e procura a desforra do jogo entre os dois emblemas da jornada inaugural; SL Benfica visita ADA Maia Universidade da Maia na abertura da Ronda 14 – transmissão em direto n’A Bola TV.

O Campeonato Placard Andebol 1 está finalmente de regresso em peso, depois da paragem para o Campeonato do Mundo 2023, com a realização na íntegra da 14ª jornada, entre sexta-feira e sábado (10 e 11 de fevereiro) e marca também o início da segunda volta da principal prova masculina em Portugal. Um dos jogos que merece especial destaque, coloca frente a frente o Campeão Nacional, FC Porto, e o atual 4.º classificado, Águas Santas Milaneza – este sábado, às 15h00, no Dragão Arena. Na jornada inaugural, a equipa maiata fez da sua casa uma fortaleza inquebrável e impôs a primeira derrota aos Dragões (28-27), em jogo emocionante e equilibrado até ao final, que perdurará na memória dos adeptos do Águas Santas Milaneza durante muito tempo. Quase cinco meses depois, o novo confronto entre os dois históricos emblemas acontece depois de ambos terem vencido pela primeira vez nas respetivas competições europeias, esta temporada: o FC Porto frente ao CS Dinamo Bucuresti, para a EHF Champions League; e o Águas Santas Milaneza, diante do Bidasoa Irun, a contar para a EHF European League. Duas equipas moralizadas com plantéis recheados de qualidade, fazem antever um espetáculo digno, na casa dos Dragões.

Em antevisão ao duelo, o ponta do FC Porto e da Seleção Nacional, Diogo Branquinho aponta à vitória para que a equipa dê mais um passo rumo à revalidação do título: “O Águas Santas é uma excelente equipa que vem de uma vitória europeia, é uma equipa jovem com muita vontade, que não tem medo de arriscar e que joga um andebol fluído. Estamos cientes do nosso valor e o nosso melhor tem que chegar para ganhar ao Águas Santas e todos os jogos da segunda volta para conseguirmos o objetivo principal desta época, que é sermos campeões nacionais. (…) A seguir ao primeiro jogo, procurámos os erros que cometemos e tentámos corrigi-los. A análise do jogo vai cair muito mais no que o Águas Santas tem feito nos últimos jogos do que no primeiro jogo da época. Estamos a trabalhar para conseguirmos uma boa vitória.”

Do outro lado, Ricardo Moreira revela que a equipa está confiante na busca pela segunda vitória na prova frente ao rival: “Na primeira jornada da segunda volta vamos disputar um jogo fora de casa contra o campeão em título. Entraremos no jogo determinados a mostrar que a vitória da primeira volta não foi obra do acaso, que somos uma equipa que pode jogar olhos nos olhos com qualquer adversário mas para isso teremos de estar muito concentrados. Para além disso, estamos conscientes que vamos encontrar uma equipa muito competente, talentosa e motivada com a primeira vitória na Liga dos Campeões, na última quinta-feira.”

ADA Maia Universidade da Maia – SL Benfica

A Ronda 14 arranca esta sexta-feira, às 20h00, com a receção do emblema maiato às águias, que chegam a este duelo na 3.ª posição em igualdade pontual com o FC Porto (2.º) e com a moral em alta, após três vitórias consecutivas em três competições distintas: Campeonato Placard Andebol 1 (ainda em dezembro), Taça de Portugal e EHF European League (ambas na passada semana). Já o ADA Maia Universidade da Maia – atual 12.º classificado – entrou em 2023 com uma vitória frente ao ADA São Pedro do Sul, para a Taça de Portugal e, mais recentemente, perdeu diante do Sporting CP. No duelo da primeira volta, o SL Benfica venceu por 31-22.

Nuno Silva, treinador da equipa maiata, reforça a vontade da equipa em voltar a jogar perante os seus adeptos e quer dar continuidade ao que tem vindo a ser feito nos últimos compromissos: “Vai ser muito bom voltar a jogar junto dos nossos adeptos, depois de algum tempo. Espero que a equipa dê continuidade ao que fizemos na semana anterior, quer no empenho revelado e nível desenvolvido no plano estratégico, mesmo sabendo da enorme valia do nosso adversário.”

Do outro lado, o guarda-redes internacional português, Gustavo Capdeville, “A expectativa é acelerar processos. Há muita gente que esteve um mês e meio sem jogar e agora estamos a ganhar novas sensações. Fizemos um bom jogo contra o GM 1º de Dezembro Queijas (Taça de Portugal) e com o TATRAN Prešov (EHF European League), em casa, cometemos poucos erros e tivemos uma boa dinâmica. É isso que procuramos fazer contra o ADA Maia Universidade da Maia, evoluir e jogar cada vez melhor. (…) Vamos defrontar uma equipa que joga muito rápido, é sempre muito aguerrida e tem sofrido algumas lesões. Jogar fora é sempre mais difícil, e o ADA Maia Universidade da Maia tem vindo a criar-nos dificuldades ao longo das épocas, mas jogar no SL Benfica é para ganhar.”

Consulte o calendário da 14.ª jornada em baixo.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Jornada 14
10.02.2023 – 20h00 – ADA Maia Universidade da Maia x SL Benfica, A Bola TV / andeboltv (diferido)
10.02.2023 – 21h00 – Sporting CP x Vitória FC, Sporting TV / andeboltv (diferido)
11.02.2023 – 15h00 – FC Porto x Águas Santas Milaneza, Porto Canal / FC Porto TV / andeboltv (diferido)
11.02.2023 – 15h00 – GC Santo Tirso Retrotarget x Académico de Viseu FC, andeboltv
11.02.2023 – 16h30 – Póvoa AC Bodegão Grupo CCR x Artística de Avanca Bioria, andeboltv
11.02.2023 – 17h00 – ABC UMinho x FC Gaia Empril, andeboltv
11.02.2023 – 17h00 – CF Os Belenenses x Marítimo Madeira Andebol SAD, andeboltv

Patrocinadores Institucionais