Campeonato Placard Andebol 1: Vitória maiata em mais um grande duelo da Ronda 15

PUB

Águas Santas Milaneza, SL Benfica e Vitória FC venceram em casa; Sporting CP foi à Madeira conquistar os três pontos; Académico de Viseu FC e FC Porto também triunfaram.

Depois de um jogo de abertura verdadeiramente eletrizante em Avanca, a 15.ª jornada do Campeonato Placard Andebol 1 prosseguiu – e ficou concluída – este sábado.

O primeiro jogo dia aconteceu bem cedo na capital, com a receção do SL Benfica ao último classificado e recém-promovido GC Santo Tirso Retrotarget, que terminou com o triunfo dos encarnados por 32-17. A equipa orientada por Chema Rodríguez controlou o jogo desde cedo, sem implementar muita velocidade e a permitir que o emblema nortenho mantivesse uma relativamente distância curta que, ao intervalo era de seis golos, ao 14-8. Apesar da atitude aguerrida do GC Santo Tirso Retrotarget, o SL Benfica justificou o favoritismo e acelerou na reta final para uma vitória segura e terceira consecutiva no Campeonato Placard Andebol 1, com o capitão Paulo Moreno a liderar a lista de melhores marcadores, com nove remates certeiros. Quanto ao GC Santo Tirso Retrotarget permanece sem conhecer o sabor da vitória esta temporada.

O Águas Santas Milaneza regressou às vitórias no Campeonato Placard Andebol 1, na receção ao CF Os Belenenses, depois de uma reação criteriosa na segunda parte. Nos primeiros 30 minutos, o emblema de Belém apenas esteve em desvantagem ao 2-1, tendo segurado a liderança durante a maior parte do tempo, chegando mesmo a estar a vencer por 8-11. Ao intervalo, os comandados de Carlos Nunes venciam por 12-13. Mas uma entrada fulgurante do emblema da casa na etapa complementar catapultou a equipa para o comando do marcador e, em apenas seis minutos, para uma vantagem de quatro golos, ao 18-14. O CF Os Belenenses até conseguiu aproximar-se do empate mas os três pontos ficaram na cidade da Maia, com o placar a mostrar 25-23, no final. Miguel Baptista foi decisivo ao apontar sete golos.

O Sporting CP teve que se aplicar para conseguir sair da Madeira com os três pontos, depois de uma primeira parte equilibrada em que as duas equipas estiveram por diversas vezes na liderança do marcador. No final dos primeiros 30 minutos, Marítimo Madeira Andebol SAD e Sporting CP tinham ambos marcado 16 golos, o que trazia uma total incerteza quanto ao desfecho da partida. No segundo tempo, a resistência insular foi complicando a tarefa da equipa leonina, que nunca esteve verdadeiramente confortável na partida. Foi já dentro dos últimos 10 minutos que os Leões conseguiram superiorizar-se em definitivo e fecharam as contas com um triunfo por 26-30. Francisco Costa assinou sete golos mas o destaque maior, no capítulo da finalização, recaiu em Délcio Pina, que apontou 11 golos.

O Campeão Nacional sentiu também dificuldades na visita ao terreno do FC Gaia Empril, mas conseguiu garantir o quarto triunfo seguido em 2023. Uma primeira parte extremamente dividida levou as duas equipas a recolher aos balneários com um surpreendente empate a 17 golos no placar, mas na segunda parte, o FC Porto demonstrou argumentos superiores, conseguindo segurar uma vantagem mais segura, mas longe de ser tranquila, com o emblema de Vila Nova de Gaia a demonstrar uma atitude competitiva assinalável. O emblema azul e branco teve, no entanto, mestria para assegurar o triunfo com Gabriel Conceição, melhor marcador do encontro – com sete golos – a ser a principal dor de cabeça para o FC Porto.

Em jogo com duas partes distintas, o Académico de Viseu FC fez o que nunca tinha conseguido desde a chegada ao Campeonato Placard Andebol 1: duas vitórias seguidas. Este sábado, os viseenses derrotaram o Póvoa AC Bodegão Grupo CCR por 26-25 e aquilo que parecia bem encaminhado para os poveiros, após um 9-14 ao intervalo, tornou-se numa complexa tarefa face à grande resposta dada pelo Académico de Viseu FC na etapa complementar. Bem perto do fim, o conjunto da casa segurou a todo o custo uma mínima mas preciosa vantagem que prevaleceu e os três pontos foram assegurados pela turma de Rafael Ribeiro. António Ventura assinou nove golos, insuficientes para que o emblema da Póvoa de Varzim sorrisse nesta deslocação.

E falar em equilíbrio é falar do encontro entre Vitória FC e ADA Maia Universidade da Maia, que terminou com triunfo da equipa equipa sadina, por 29-26, mas ao intervalo eram os maiatos a levar para os balneários uma curta vantagem, ao 15-16. Um resultado que volta a trazer confiança aos homens de Setúbal, que não venciam para o Campeonato Placard Andebol 1 há três jornadas consecutivas. O duelo teve dois principais protagonistas: João Carvalho, autor de 11 golos e Cláudio Pedroso, que marcou 10.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
Jornada 15
17.02.2023 – 20h00 – Artística de Avanca Bioria x ABC UMinho, 26-28 (16-15)
18.02.2023 – 12h00 – SL Benfica x GC Santo Tirso Retrotarget, 32-17 (14-8)
18.02.2023 – 15h00 – Águas Santas Milaneza x CF Os Belenenses, 25-23 (12-13)
18.02.2023 – 17h00 – Marítimo Madeira Andebol SAD x Sporting CP26-30 (16-16)
18.02.2023 – 18h00 – Académico de Viseu FC x Póvoa AC Bodegão Grupo CCR, 26-25 (9-14)
18.02.2023 – 18h00 – Vitória FC x ADA Maia Universidade da Maia, 29-26 (15-16)
18.02.2023 – 18h00 – FC Gaia Empril x FC Porto29-33 (17-17)

Patrocinadores Institucionais