EHF BH EUROs 2023: Portugal já conhece o seu futuro na prova

PUB

Vila da Nazaré recebeu o Sorteio do Campeonato da Europa de Andebol de Praia, que irá acontecer no mesmo local, entre os dias 24 e 28 de Maio de 2023.

Este ilustre evento contou com a presença de Michael Wiederer, Presidente da Federação Europeia de Andebol (EHF), Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal (FAP), Walter Chicharro, Presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Pedro Sequeira, Vice-Presidente da Federação de Andebol de Portugal, Gabriela Horváth, Chairwoman da Comissão de Andebol de Praia da EHF e Mário Bernardes, Coordenador de Andebol de Praia Nacional. O sorteio foi também auxiliado por dois internacionais portugueses, Daniela Mendes e Tiago Costa, ambos atletas que fazem parte das Seleções Nacionais de Andebol de Praia, que conquistaram o 5º lugar, em Varna, na Bulgária, em 2021; assim como os Selecionadores Nacionais das duas vertentes, Agústin Collado (Feminino) e Paulo Félix (Masculino) que exerceram o seu direito de preferência nos grupos.

O primeiro sorteio a ter lugar foi o da competição feminina, constituído por 16 equipas no total, colocadas em 4 grupos e, Agústin Collado acabou por decidir (devido ao direito de escolha como anfitrião), que Portugal ficasse colocado no Grupo B, juntamente com Países Baixos, Ucrânia e Turquia.

Grupo A: Alemanha, Dinamarca, França, Itália
Grupo B: Países Baixos, Ucrânia, PORTUGAL, Turquia
Grupo C: Hungria, Grécia, Noruega, Eslováquia
Grupo D: Espanha, Polónia, Croácia, Roménia

Sobre o Grupo D, Agústin Collado explicou a escolha do grupo e apontou os objetivos para a competição: “Escolhemos este grupo porque achamos que as outras equipas estão num nível próximo do nosso, vencemos os Países Baixos em 2021 na luta pelo 5º/6º lugar, apesar de termos perdido o primeiro jogo, e julgo que a Ucrânia e a Turquia também estão ao nosso alcance. Queremos alcançar o Main Round e depois dar continuidade ao trabalho e, quem sabe, lutar pelas medalhas.”

De seguida teve lugar o sorteio da competição masculina, também constituído por 16 equipas no total, colocadas em 4 grupos e, desta vez, foi Paulo Félix a optar pela colocação de Portugal, de igual modo, no Grupo B, juntamente com Hungria, França e Itália.

Grupo A: Croácia, Noruega, Polónia, Países Baixos
Grupo B: Hungria, França, PORTUGAL, Itália
Grupo C: Espanha, Ucrânia, Suécia, Grécia
Grupo D: Dinamarca, Alemanha, Roménia, Turquia

Paulo Félix, Selecionador Nacional Masculino, abordou a escolha do Grupo B e ainda as ambições lusas para esta prova: “Fugimos um pouco à Dinamarca e Espanha, apesar de todos os Grupos serem difíceis, mas há aqui algumas Seleções que nós consideramos que encaixamos um pouco melhor, em termos do que é o historial. Quanto às expectativas, iremos passo a passo, nesta primeira fase queremos chegar ao Main Round e, posteriormente, passar à fase a eliminar e, depois, obviamente que queremos ficar no Top-3 mas cada jogo é um jogo.”

Michael Wiederer, Presidente da Federação Europeia de Andebol, inaugurou este sorteio, mostrando-se muito satisfeito por este ser recebido em Portugal e, mais propriamente, na vila da Nazaré: “Não é apenas uma honra representar a EHF nesta ocasião é também um prazer estar aqui na Nazaré, depois de 2016 esta vila vai receber, novamente um grande evento para as competições femininas e masculinas no que ao Andebol de Praia diz respeito – EHF BH EUROs 2023. Esta será uma espécie de Jubilei do Andebol de Praia e a Federação Europeia de Andebol está muito emocionada pela realização deste evento em Maio.”

Também Miguel Laranjeiro, Presidente da Federação de Andebol de Portugal, afirmou que Portugal é com orgulho um organizador de eventos – relembrando as organizações do M20 EHF European Championship, Campeonato do Mundo e da Europa de Andebol em Cadeira de Rodas e a Champions Cup 2022 – e agora, com a organização dos Campeonatos da Europa de Andebol de Praia Feminino e Masculino, o Presidente da Federação de Andebol de Portugal falou do crescimento da modalidade: “Vamos voltar a organizar este ano um grande evento: o EHF Beach Handball Euros 2023. O andebol de praia tem crescido em Portugal, em vários municípios mas essencialmente aqui, na Nazaré. Estou certo que este será outro grande evento para promover o Andebol de Praia em Portugal, mas também em toda a Europa.”

Recorde-se que na edição de Varna em 2021, Portugal ficou colocado na 5ª posição em ambas as vertentes. A Dinamarca é a atual campeã europeia na vertente masculina (2019 e 2021) e a Alemanha ergueu o troféu na vertente feminina, em 2021 para acrescentar ao triunfo de 2006. A Croácia (2007 e 2011), a Hungria (2013 e 2015) e a Rússia (2002 e 2004) ganharam duas vezes a competição feminina. Do lado masculino, a Croácia é a seleção recordista com títulos obtidos em 2009, 2011, 2013 e 2015; já a Espanha ganhou a competição por três vezes, em 2002, 2006 e 2017.

Patrocinadores Institucionais