Seleção Nacional sub-19 Feminina: Comitiva lusa junta-se em Leiria

PUB

Durante cinco dias, 16 atletas vão estar sob supervisão de José António Silva em mais um momento de preparação da geração que vai participar no Campeonato da Europa 2023.

Leiria foi a cidade escolhida para mais um estágio da Seleção Nacional sub-19 Feminina. A geração que no último Verão alcançou o 13.º lugar no IHF Women’s U18 World Championship, na Macedónia do Norte, agora liderada por José António Silva volta a juntar-se para um novo momento de preparação para a participação no Campeonato da Europa 2023. A convocatória é composta por 16 atletas, contabilizando a entrada de três caras novas, em relação à última chamada, que são elas: Amanda Assumpção (Pivô – CDE Gil Eanes), Joana Semedo (Lateral Direita – CS Madeira) e Daniela Santos (Central – JAC Alcanena). A principal ausência sentida deve-se à chamada de Carmen Figueiredo ao estágio da Seleção Nacional A Feminina – que decorre em simultâneo na Batalha.

José António Silva, Selecionador Nacional, lançou mais um momento preparatório desta geração: “Neste estágio vamos prosseguir o trabalho com as atletas com vista à preparação para o Campeonato da Europa. Nos dois primeiros estágios realizados esta época preocupámo-nos, fundamentalmente, com o trabalho técnico-táctico individual e grupal, para criar os pressupostos que permitam a interpretação do nosso modelo jogo. No terceiro estágio, que incluiu a participação no KakyGaia, colocámos a equipa em contexto competitivo, por forma a avaliar tudo o que vínhamos a trabalhar. Nessa ocasião, apesar de algumas jogadoras habituais não terem sido convocadas devido a lesão, a equipa teve um excelente comportamento do ponto de vista competitivo, permitindo, para além disso, a integração de outras atletas, alargando o nosso leque de opções. Continuaremos a trabalhar tendo em vista o futuro, que passa pela participação nas competições oficiais que temos pela frente, mas sem esquecer que o objetivo último deste processo é a preparação destas jovens para, mais tarde, poderem integrar a Seleção Nacional A.”

José António Silva será coadjuvado por Alexandre Monteiro e terá como treinadores convidados Natália Perez Santos e Nuno Fernandes.

Convocatória da Seleção Nacional sub-19 Feminina para o estágio em Leiria (27/02 a 03/03/2023)

Patrocinadores Institucionais