“As Ilhas da Inovação no Desporto Europeu” terá lugar nos Açores de 5 a 7 de junho de 2023

PUB

O evento anual da European Platform of Sport Innovation 2023 ”The Island of Sport Innovation” terá lugar a 5, 6 e 7 de junho 2023, no Campus de Ponta Delgada, da Universidade dos Açores.

Diz Nelson Mandela que “o Desporto tem o poder de mudar o mundo” e, nesse sentido, colocamos esta questão: “o que é que eu posso fazer pelo Desporto?”, sendo que, enquanto agentes, decisores políticos e cidadãos, é nosso dever tomarmos ações na construção de uma sociedade melhor em vários níveis e em diferentes áreas – Saúde, Educação, Ação Social, Cultura, entre outras.

E o Desporto tem a capacidade e a abertura para abranger numa só ação todas estas vertentes, demonstrando a sua importância acrescida e ao mesmo tempo sublinhando o forte impulso que podemos dar num trabalho desenvolvido em conjunto na perspetiva de sensibilizar e consciencializar a população em geral para os benefícios da atividade física como prática diária e do desporto enquanto base mobilizadora para a criação de projetos, por exemplo, ligados ao turismo, à economia e à tecnologia.

Nesta ótica, a Secretaria Regional da Saúde e Desporto, através da Direção Regional do Desporto (DRD), organiza o evento “As Ilhas da Inovação no Desporto Europeu” que terá lugar em Ponta Delgada, entre os dias 5 e 7 de junho, nas instalações da Universidade dos Açores.

Trata-se de um encontro anual da responsabilidade da EPSI – The European Plataform for Sport Innovation, da qual a DRD é membro associado, cuja edição de 2023 ficou a cargo da Região Autónoma dos Açores depois de um desafio lançado ao Governo Regional para levar ao arquipélago o tema central da inovação no contexto do desporto.

Esta iniciativa tem como parceiros a Direção Regional do Turismo e a Direção Regional do Empreendedorismo e Competitividade, bem como a Universidade dos Açores, a Câmara Municipal de Ponta de Delgada e a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada.

Tratam-se de identidades de referência que abraçaram este projeto com os olhos postos na construção de uma sociedade que se quer cada vez mais informada e proativa em matéria de desporto, educação, turismo, comércio e empreendedorismo, cabendo a cada qual o seu papel neste trabalho conjunto e partilhado sempre com os Açores e os Açorianos em destaque.

A Direção Regional do Desporto estima a participação de cerca de uma centena de membros de diversos países e regiões da Europa que terão oportunidade de integrar três dias de trabalhos sobre os quais os Açores pretendem promover a inovação no Desporto; a criação de oportunidades de negócio para empresas locais, nomeadamente na área do turismo de natureza; a capacitação dos agentes económicos, incluindo os agentes desportivos; a aproximação de diferentes entidades da Região à Europa; e, ainda, a procura de oportunidades de financiamento através de projetos de escopo europeu.

Neste sentido, em traços gerais, o evento “As Ilhas da Inovação no Desporto Europeu” tem o objetivo de destacar a importância da inovação no contexto do desporto, especialmente através das particularidades do desporto e da inovação na Região, bem como de acrescentar valor num contributo para o seu desenvolvimento e numa promoção da dimensão transectorial do desporto.

Na prática, está prevista a realização de diversos momentos de “networking” que permitirão reunir sinergias de modo a que se possa promover políticas públicas de forma conjunta e articulada, com o objetivo de servir as necessidades existentes e definir estratégias para o desenvolvimento de projetos com um desígnio à escala europeia.

O programa do evento, que tem o inglês como idioma de trabalho, integra ainda um passeio pela ilha de São Miguel para os participantes, divulgando as belezas naturais da Região ao mesmo tempo que explora o seu potencial turístico.

Para proceder ao registo de participação aceda à página Eventbrite da conferência https://www.eventbrite.be/e/the-island-of-european-sport-innovation-epsi-sport-azores-tickets-500016291187

A agenda provisória deste evento pode ser consultada em: https://bit.ly/EPSI_23

Patrocinadores Institucionais