Campeonato Placard Andebol 1: FC Porto vence Artística de Avanca Bioria

PUB

Campeões Nacionais confirmam favoritismo diante de uma Artística de Avanca Bioria resiliente, em jogo em atraso relativo à Ronda 16.

O FC Porto recebeu a formação da Artística de Avanca Bioria esta noite, em acerto de calendário, com jogo relativo à 16.ª Jornada do Campeonato Placard Andebol 1. Os Campeões Nacionais entraram bem, com Nikolaj Læsø a concluir um parcial de 4-1. A toada continuou a sorrir aos dragões, embora com maior equilíbrio, Daymaro Salina fez o 8-4 à passagem do minuto 10′. Depois do lateral dinamarquês, Nikolaj Læsø, voltar a assinar os quatro golos de diferença (11-7), a meio do primeiro tempo, eis que surge a maior reação avancanense, com Ciprian Popovici a assistir Fábio Silva para o 12-11, que obrigou Magnus Andersson a pedir o seu primeiro time-out.

O FC Porto saiu do tempo técnico a marcar, através de Miguel Alves, mas Lourenço Santos – da marca de castigo máximo – não perdoou e igualou a partida a 13. O empate fez abanar os azuis e brancos que imprimiram um impressionante parcial de 7-0, que nem um tempo técnico solicitado por Ljubomir Obradovic interrompeu. Antes da saída para o descanso, Daniel Vieira quebrou o jejum de praticamente 10 minutos sem qualquer golo forasteiro.

Intervalo: 20-14

No regresso dos balneários o FC Porto restabeleceu a maior vantagem até então (21-14), mas os homens de Avanca não iam facilitando a tarefa aos comandados de Magnus Andersson que tinham pela frente um sistema defensivo 5:1 que ia causando algumas dificuldades aos dragões e, por conseguinte, oportunidade aos forasteiros de reduzir. Com 24-20 no marcador e apenas nove minutos decorridos, o técnico sueco acabou por parar o encontro pela segunda vez.

Os seis golos à maior surgiram novamente (26-20), mas Luís Silva – guardião da Artística de Avanca Bioria – ia parando diversas bolas (9 defesas no segundo tempo) e no ataque, com auxílio do 7×6, a diferença foi encurtando. Lourenço Santos, central que ia comandando o ataque alvinegro, fez o 28-26 e Magnus Andersson utilizou o seu último trunfo ao minuto 52′.

Do tempo técnico saiu o 7×6 do FC Porto, e António Areia acabou por quebrar o jejum de golos por parte dos azuis e brancos. Os comandados de Ljubomir Obradovic ainda tiveram oportunidade de reduzir para apenas um mas, sem sucesso, na resposta foi Diogo Branquinho quem finalizou e colocou a diferença em três (31-28). Apesar das investidas por parte da Artística de Avanca Bioria, os Campeões Nacionais confirmaram o seu favoritismo e garantiram a vitória com quatro golos de vantagem.

Resultado Final: 33-29

Com este triunfo, o FC Porto é o novo líder – à condição – com mais dois pontos que Sporting CP e três que SL Benfica. Os rivais de Lisboa entram em ação este sábado, enquanto que os dragões já inauguraram a Jornada 19 do Campeonato Placard Andebol 1 com uma vitória frente ao Póvoa AC Bodegão Grupo CCR.

Calendário – Campeonato Placard Andebol 1
16.ª Jornada
27.03.2023 – 20h00 – FC Porto x Artística de Avanca Bioria, 33-29 (20-14)

Patrocinadores Institucionais