7 inicial: Gustavo Capdeville, Diogo Branquinho, André Gomes, Miguel Martins, Diogo Silva, António Areia e Victor Iturriza.
Se dúvidas houvesse, as mesmas foram categoricamente desfeitas este domingo, com Portugal a carimbar o apuramento para o EHF Euro 2024, após nova vitória diante da Macedónia do Norte. Com este desfecho, celebrado em comunhão com os muitos adeptos presentes em Matosinhos, os Heróis do Mar voltam a fazer história ao assegurar o sexto apuramento consecutivo para uma grande competição internacional: Europeus de 2020, 2022 (e agora 2024), Mundiais de 2021 e 2023 e Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
Sem Miguel Espinha Ferreira entre os postes face ao último duelo em Skopje, foi a vez de Gustavo Capdeville assumir a titularidade e a revelar-se fundamental para que Portugal conseguisse celebrar o apuramento diante dos seus adeptos, em Matosinhos. A entrada em jogo até nem foi positiva, com os macedónios a concretizar um parcial de 1-3, em que o primeiro golo luso aconteceu aos três minutos pela mão de Miguel Martins, outra das peças mais influentes na primeira metade.
A reação dos Heróis do Mar, embalados por um forte apoio no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, traduziu-se num contundente parcial de 4-0, com o último golo a ser apontado por Luís Frade, em situação de inferioridade numérica. Com dois golos à maior, Portugal voltou a sentir algumas dificuldades e permitiu que a Macedónia do Norte chegasse de novo, primeiro ao empate (6-6) e, aos 20 minutos, à liderança (7-8), como já não se via desde o 2-3.
Os comandados de Kiril Lazarov conservaram a dianteira até aos 26 minutos, com Portugal a tentar reverter o cenário recorrendo à utilização do célebre 7×6. Os Heróis do Mar não só conseguiram voltar ao comando, como terminaram a primeira metade com um parcial de 5-0, recolhendo aos balneários com uma inédita diferença de quatro golos. Gustavo Capdeville revelou-se implacável na recuperação portuguesa.
Intervalo: 15-11
A segunda parte abriu com o guardião de 25 anos a chegar às 10 defesas – com quase 50% de eficácia – e com o parcial português que transitou da primeira parte a ser elevado para 8-0 (18-11), ao fim de quatro minutos.
Perto dos 40 minutos, Kiril Lazarov pediu time-out com o marcador em 21-14, procurando reagir de alguma forma, mas sem sucesso. O jogo tornou-se mais partido, com ações mais rápidas e – em certas alturas precipitadas – mas sem nunca ser posta em causa, quer a superioridade de Portugal, quer a tão esperada vitória. Entre remates travados pelos postes e golos vistosos, a confiança dos Heróis do Mar era inquebrável e o marcador foi oscilando entre os oito e os cinco golos de vantagem, com praticamente todos os jogardes lusos a assinarem os nomes na lista de marcadores.
Resultado Final: 32-27
MVP: Gustavo Capdeville – 14 defesas (45% de eficácia)
Top Scorers: Leonel Fernandes, Luís Frade, Victor Iturriza, Miguel Martins e André Gomes – 4 golos cada
Paulo Pereira, Selecionador Nacional, mostrou-se muito satisfeito com esta conquista: “É mais um crescimento. Apurámo-nos para os Europeus de 2020 e 2022 apenas na penúltima jornada e agora qualificámo-nos na antepenúltima. Isso permite-nos pensar na convocatória seguinte de uma outra forma. Aquilo que me preocupa um pouco é que esta normalidade seja nossa inimiga algum dia. Parece que estamos contentes, mas ninguém saltou muito. Por um lado, é ótimo, porque estamos a habituar-nos a que isto seja normal. Por outro, temos de estar muito atentos, até porque não queremos ser os melhores, mas melhores a cada dia. Por vezes, isso poderá ser um problema para contornar. Estamos atentos e já falámos sobre isso várias vezes. Uma questão premente é manter a integridade do grupo, de forma que saibamos onde é que estamos e para onde podemos caminhar. É continuar a lutar, a dignificar este país, a trazer gente que possa manter o nosso nível competitivo e começar a meter mais jovens. É o que vamos tratar de fazer. Estamos de parabéns. Como treinador e, principalmente, como português, cada vez gosto mais deles. As coisas estão bem feitas, mas não é fácil.”
Apesar do primeiro lugar do Grupo 1 estar já garantido, os Heróis do Mar vão ainda disputar dois jogos frente à Turquia e ao Luxemburgo, em abril, para tentar encerrar de forma imaculado os Qualifiers do EHF Euro 2024.
Equipados a rigor, os jogadores que levaram Portugal a tocar o céu em Leiria exibiram orgulhosamente as medalhas individuais e os troféus de Campeões do Mundo e da Europa de Andebol em Cadeira de Rodas, aos adeptos portugueses presentes em Matosinhos e receberam uma digna homenagem pelo feito histórico alcançado em novembro passado, em dia de celebração do andebol português.
EHF Euro 2024 Qualifiers
Grupo 1
13.10.2022 – 19h30 – Portugal x Turquia, 44-27 (24-12)
16.10.2022 – 15h00 – Luxemburgo x Portugal, 21–32 (5-14)
09.03.2023 – 18h00 – Macedónia do Norte x Portugal, 23-29 (11-14)
12.03.2023 – 17h30 – Portugal x Macedónia do Norte, 32-27 (15-11)
26.04.2023 – Turquia x Portugal
30.04.2023 – Portugal x Luxemburgo
O EHF Euro 2024 tem início marcado para o dia 10 de janeiro de 2024, terminando no dia 28 do mesmo mês e decorrerá na Alemanha, com 24 seleções participantes.