Foi com lotação esgotada que o Pavilhão N.º2 da Luz recebeu o jogo entre SL Benfica e SG Flensburg-Handewitt, a contar para a primeira mão dos Oitavos de Final da EHF European League, onde os comandados de Chema Rodríguez esperavam um verdadeiro teste na defesa do título europeu.
7 inicial: Sergey Hernandez, Jonas Källman, Petar Djordjic, Ander Izquierdo, Demis Grigoras, Ole Rahmel e Alexis Borges
Sem poder contar com Kevin Møller – Campeão do Mundo pela Dinamarca – entre os postes, Maik Machulla – técnico alemão – viu Ole Rahmel ultrapassar o guardião Benjamin Burić e atribuir ao SL Benfica a primeira vantagem do encontro. No entanto, os germânicos responderam de feição ao conseguir impor um parcial de 0-4. Só com sete minutos decorridos – e tirando vantagem de um período de vantagem numérica – as águias conseguiram voltar a fazer abanar as redes alemãs, desta vez pela mão de Petar Djordjic. Com dez minutos decorridos e com o marcador a assinalar 2-7, Chema Rodríguez viu-se obrigado a dar uso ao primeiro time-out do encontro.
Benjamin Burić ia parando todas as tentativas dos encarnados e, a meio do primeiro tempo, Emil Jakobsen estabeleceu uma diferença de oito golos (3-11). Se de um lado o guardião bósnio se agigantava entre os postes, do outro, Sergey Hernandez também ia crescendo e impulsionou os encarnados para uma pequena reação (2-0), mas nova investida por parte dos homens de Maik Machulla colocou a diferença na dezena de golos (7-17), obrigando o técnico espanhol a utilizar o seu segundo time-out ainda dentro da primeira parte. As equipas acabaram por recolher aos balneários separadas por onze golos.
Intervalo: 10-21
No regresso dos balneários foi Franz Semper o primeiro a marcar, mas o SL Benfica adotou uma defesa com maior agressividade e, com maior sucesso na finalização, conseguiu impor um parcial de 2-0. No entanto, Benjamin Burić voltou a ser intransponível parando as investidas encarnadas, levando os alemães a uma nova maior vantagem (13-25).
Gustavo Capdeville entrou para defender a baliza encarnada na segunda parte e foi conseguindo parar alguns remates, com destaque, mas as dificuldades em finalizar permaneciam e os alemães conquistaram os 13 golos de vantagem (14-27), com cerca de 20 minutos por jogar.
Uma ligeira aproximação do SL Benfica, levou Maik Machulla a utilizar o cartão verde à passagem do minuto 20, após o 21-32 assinado por Ole Rahmel. A reação foi contundente e os germânicos alcançaram uma nova maior vantagem (21-35). Apesar das investidas encarnadas, os alemães fecharam a vitória com 13 golos de vantagem para o jogo da segunda mão.
Resultado Final: 26-39
Top Player: Benjamin Burić – 18 defesas (41% eficácia)
O jogo da segunda mão entre SG Flensburg-Handewitt e SL Benfica está agendado para a próxima terça-feira, 28 de março, pelas 17h45 (hora portuguesa) na Alemanha.
EHF European League
Oitavos de Final
1ª Mão
21.03.2023 – 19h45 – SL Benfica x SG Flensburg-Handewitt, 26-39 (10-21)
2ª Mão
28.03.2023 – 17h45 – SG Flensburg-Handewitt x SL Benfica, BTV