IPDJ e CVP promovem Programa de Saúde Mental

PUB

Instituto Português do Desporto e Juventude e Cruz Vermelha Portuguesa celebraram protocolo que reforça a oportunidade de melhorar as condições de vida de praticantes e treinadores.

A saúde e bem-estar mental é uma preocupação de saúde pública, reconhecida como prioritária no atual panorama social, a qual naturalmente também reconhecida ao nível dos(as) praticantes desportivos.

Foi com base nesta premissa que o Instituto Português do Desporto e Juventude e a Cruz Vermelha Portuguesa celebraram no passado dia 01 de março, um protocolo que reforça a oportunidade de melhorar as condições de vida dos/as praticantes e treinadores/as de alto rendimento e seleções nacionais, no ativo e em situação de pós-carreira, através de um Programa de Saúde Mental.

A criação deste Programa, visa disponibilizar uma resposta a nível de apoio psicológico, propondo constituir-se como um complemento do bem-estar mental e psicossocial do/a praticante/treinador(a), através de consultas de psicologia clínica. Reforça-se que a resposta a prestar não incide em intervenção especializada ao nível da performance desportiva.

O Programa de Saúde Mental é destinado a:

– praticantes e treinadores(as) no ativo, inscritos no registo de agentes desportivos de alto rendimento;

– praticantes e treinadores(as) representantes de seleções nacionais, no ativo;

– praticantes desportivos de alto rendimento em situação pós-carreira.

Mais informamos que o benefício deste protocolo deve ser acionado diretamente pelo(a) interessado(a), sendo que a única interferência do IPDJ neste processo será na validação da sua condição num dos domínios acima. Aos(às) beneficiários(as) caberá um copagamento no valor de 10€, por consulta (a pagar diretamente pelos(as) mesmos(as) à Cruz Vermelha Portuguesa), até ao máximo de 10 consultas por ano.

Todo o processo de apoio e acompanhamento psicológico obedecerá aos princípios deontológicos de sigilo e confidencialidade.

Programa de Saúde Mental

Patrocinadores Institucionais